CresolCast

Educação Cooperativista é o futuro?

Educação Cooperativista é o futuro?
Tempo de Leitura: 3 minutos

Empreendedorismo é um elemento em comum em grande parte dos brasileiros. Estudo aponta que 50 milhões de pessoas empreendem no país, mas é importante que esse grande passo profissional seja dado com muita segurança e planejamento. E é aí que a educação cooperativista se fortalece como grande solução para as comunidades e pessoas interessadas em empreender.

Neste artigo, contamos com o conhecimento e as dicas compartilhadas por Rosiane Dalacosta, supervisora pedagógica do Cresol Instituto, de maneira que a educação cooperativista alcance mais pessoas. Confira!

Este artigo foi baseado no CresolCast #8 — Educação Cooperativista é o futuro?, que você pode ouvir abaixo:

A educação em um sistema de cooperativas

Organizações como a Cresol se amparam em sete princípios universais, dentro dos quais a educação cooperativista está profundamente enraizada. O quinto princípio, que reforça a importância de educação, formação e informação, e o sétimo, que trata da preocupação das cooperativas com a comunidade.

Rosiane destaca o relevante papel das cooperativas de crédito, inclusive, nesse cenário. Afinal de contas, são instituições que podem contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo local por meio de uma série de ações diferenciadas.

Com isso, não é irreal afirmar que a educação cooperativista tem um papel relevante no presente e no futuro já em curto prazo.

A relevância das cooperativas

No Brasil, a história das cooperativas ainda está sendo lentamente desenvolvida, enquanto em outros países já podemos perceber os benefícios dessa cultura enraizada nas comunidades.

Na Europa, por exemplo, Rosangela aponta que cerca de 45% da população é associada a alguma cooperativa. A relevância disso é imensa, uma vez que a educação fomenta prosperidade comercial, e é parte do DNA das cooperativas, podendo estender esse braço social para as comunidades onde as cooperativas se instalam.

O impacto da educação cooperativista e os meios de atuação nas comunidades

A supervisora pedagógica do Cresol Instituto também explicou a respeito das múltiplas frentes que a educação cooperativista pode agir — e tem agido — no país. 

No caso da Cresol, por exemplo, Rosiane destaca a atuação valiosa do Cresol Instituto. Na plataforma da instituição é possível ter acesso a uma série de cursos EAD (sigla para Ensino a Distância) de diversas áreas de atuação que podem ajudar na capacitação e no aprimoramento de competências do empreendedor.

São cursos voltados tanto para associados quanto para quem ainda não faz parte de uma cooperativa.

Além disso, o Cresol Instituto mantém parceria com instituições de ensino, promovendo facilidades para quem está em busca de uma graduação acadêmica formal ou mesmo de uma especialização.

Rosiane também fez menção ao acompanhamento financeiro que os profissionais do Cresol Instituto prestam aos associados. São sugestões pontuais para agregar mais sucesso financeiro às pessoas em geral.

Há também campanhas pontuais, como a Semana da Educação Financeira e o Projeto Um Olhar para o Futuro, que fala sobre educação financeira para crianças matriculadas no Ensino Fundamental.

O tabu que é falar sobre finanças

Por meio da educação cooperativista, as pessoas podem enfim quebrar os paradigmas sociais que envolvem a discussão aberta e transparente a respeito das nossas finanças. Rosiane alerta que esse tipo de discussão é ainda um tabu para muita gente. E as ações do Cresol Instituto têm contribuído para desfazer os nós em torno do assunto.

Ou seja: a educação cooperativista pode ajudar a plantar sementes para as pessoas aprenderem sobre educação financeira e, com isso, lidar melhor com os seus gastos, investimentos e a sua própria renda.

Se você tem interesse no assunto e deseja investir em conhecimento para agregar valores múltiplos à gestão do seu negócio, acesse a plataforma do Cresol Instituto.

Fique por dentro de todos os cursos e certificações disponíveis, como educação financeira, liderança, vendas, matemática financeira e outras especialidades que vão melhorar a qualidade do seu trabalho. Acesse e confira!

Categorias: CresolCast