Saiba tudo sobre marketing digital

Saiba tudo sobre marketing digital

Tempo de Leitura: 4 minutos

O marketing digital revolucionou a maneira de fazer as marcas se aproximarem dos seus respectivos consumidores. Aliando tecnologia e novas técnicas de abordagem e relacionamento, foi possível impactar o público-alvo ideal de uma empresa — e de maneira mais assertiva e acessível economicamente.

Para explicar melhor o que significa esse termo e como ele pode ser aplicado em empresas de todos os portes e segmentos de atuação, contamos com a expertise de Lauro Becker, diretor de inovações da Orgânica Digital, parceria da Cresol.

Siga com esta leitura, então, e descubra tudo sobre o marketing digital aqui conosco!

Este artigo foi baseado no CresolCast #10 — Marketing digital, que você pode ouvir abaixo:

O que é marketing digital?

Em 2020, o mundo se viu cada vez mais dependente de ações digitais para alcançar e relacionar-se com o consumidor. Muito disso, claro, se deve à pandemia causada pelo novo coronavírus.

E o público brasileiro logo contribuiu para essa popularização urgente. Só em 2020, cerca de 20 milhões de brasileiros fizeram as suas primeiras compras on-line. O número de pessoas que compraram pela primeira vez a partir da pandemia, foi de 5 milhões.

Com isso, fica a pergunta: o que é marketing digital, então, e como ele pode ajudar a fazer com que mais brasileiros conheçam as melhores empresas para atender as suas demandas?

A resposta mais simples é a seguinte: marketing digital é o meio de usar técnicas de marketing, mas em um ambiente digital. Na internet, portanto.

Para isso, são usadas ferramentas variadas, como sites, e-mails, blogs e redes sociais, entre outros canais digitais que podem ser usados para se aproximar do público de cada empresa, e também para alcançar objetivos diversos, como:

  • estabelecer uma comunicação mais próxima e personalizada;
  • compor um ou mais meios de contatos direto com os seus públicos;
  • fortalecimento das marcas na internet, gerando mais presença digital;
  • aumento de vendas.

Isso significa que o marketing digital pode atrair clientes, mas também fidelizá-los e melhorar a rentabilidade da sua empresa por meio de uma abrangência de atuação ainda maior.

Uma das melhores partes, inclusive, é que o marketing digital não é complexo. Ao menos, para começar.

Porque você pode começar pelo básico, por exemplo. 

Melhore o seu site, crie uma loja virtual, gere conteúdo em seu blog e nas redes sociais. Pense, sempre, no que o seu consumidor necessita e quais são as principais dúvidas que eles têm e as suas soluções podem resolver — direta ou indiretamente.

Quais soluções existem em marketing digital?

Como dissemos, o marketing digital é versátil e você pode usá-lo para obter resultados variados. Com ações digitais, você pode entender melhor o seu público, obter feedbacks, fidelizar por meio de conteúdos e uma comunicação personalizada e também educar o mercado. 

Um exemplo: se existe um produto novo e ninguém sabe exatamente como ele funciona, você pode gerar conteúdos que respondam as principais dúvidas de sua audiência.

O que mudou no mundo digital?

Você sabia que 86% dos brasileiros com internet compraram, ao menos uma vez, durante a pandemia?

Isso quer dizer que de todas as pessoas com internet no país, 86% fizeram compras on-line. 

Só que não pense que isso acontece só por causa da pandemia. O distanciamento social pode ter sido um acelerador dessa tendência, mas as pessoas já vinham comprando mais em canais digitais e realizando todo tipo de serviço na internet.

A própria Cresol registrou um aumento de 38% de uso dos meios digitais — número de antes da pandemia — para 61% das transações realizadas em canais digitais.

Quais canais influenciam mais na decisão de compra?

Para que você se aproveite desse aumento significativo e faça parte das estatísticas positivas criadas pelo marketing digital, nossa dica é: foque suas ações no seu site, em seu blog, com o e-mail marketing em uma ação mais consistente nas redes sociais.

Isso porque o que mais influencia a decisão de compra do consumidor brasileiro é o Google — as pessoas pesquisam no buscador e, entre os resultados, as suas páginas on-line podem aparecer e atender rapidamente a dúvida delas.

Mas o Instagram e o Facebook também são canais muito procurados pelo consumidor. E, aí, ocorre um trunfo interessante do marketing digital: é importante concentrar as suas ações nos canais mais usados pelo seu público-alvo. Foque suas ações no Google, mas não se esqueça das redes sociais (e tampouco utilize-as, exclusivamente. A diversificação é fundamental!).

O que tem de novidade em marketing digital para este ano?

A primeira novidade, para quem ainda não investe em marketing digital, deveria ser: comece. Agora mesmo.

Para quem já faz uma coisa ou outra, a tendência é: não pare o que você começou, e intensifique esse trabalho digital. E para isso sugerimos algumas das grandes tendências para 2021:

  • mantenha uma rotina, uma frequência de publicações para estar sempre se relacionando com sua audiência;
  • tenha criatividade nos conteúdos. Dê dicas, apresente curiosidades e gere interesse por meio de questões que auxiliem e tragam valor para o seu público;
  • explore canais, como o TikTok — uma rede social bastante popular e usada, majoritariamente, por jovens. Mas use-os apenas se o seu consumidor ideal fizer uso da rede social;
  • crie conteúdos curtos. Vídeos rápidos, dicas eficientes e objetivas. Precisamos de coisas rápidas, valiosas e relevantes;
  • Por fim, foque em um trabalho cada vez mais integrado entre sua loja física e os canais digitais. 

Como vimos, o consumidor está cada vez mais on-line, e vale a pena unir ambos os ambientes para fortalecer a sua marca e gerar resultados continuamente melhores!

Continue ouvindo os episódios do CresolCast e acompanhando os conteúdos do blog da Cresol para se manter atualizado sobre o mundo financeiro.

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