CresolCast

5 dicas para você conquistar o sucesso financeiro

5 dicas para você conquistar o sucesso financeiro
Tempo de Leitura: 3 minutos

Saber quanto poupar e como investir o dinheiro são as bases da educação financeira. Quem se aprimora nessa área garante uma vida mais tranquila, com a possibilidade real de conquistar sonhos. Abaixo, trazemos cinco dicas para você organizar suas reservas, o que abrirá espaço para sua família trilhar o caminho da prosperidade e conquistar o sucesso financeiro.

Este artigo é baseado no CresolCast #7 – 5 Regras do Sucesso Financeiro, que você pode ouvir abaixo:

1. Interessar-se por dinheiro

Aqui não estamos falando propriamente de gostar de dinheiro. Ele não é um fim em si mesmo, mas, sim, um instrumento para atingirmos os nossos objetivos.

A chave está em saber para que se acumula riqueza. Afinal, o que você pretende fazer com os recursos que tem? Quais sonhos quer realizar? Para responder a esses questionamentos, é preciso interessar-se por educação financeira.

Muita gente reclama que não tem tempo para se especializar no assunto. Porém, se você deixar esse tema de lado, não vai criar o hábito de pesquisar, muito menos de conversar com a família sobre dinheiro. Aí a rota do sucesso fica mais difícil.

Dica: 3 hábitos que impedem você de poupar e investir dinheiro

2. Estudar sobre o mercado

Uma empresa foi feita para dar lucro, certo? Pois a vida pessoal funciona da mesma forma.

Às vezes há um descompasso entre o quanto a gente ganha e o quanto a gente gasta. Isso não pode acontecer. Precisamos gastar menos do que arrecadamos para manter a saúde financeira.

Nesse ponto, o estudo é fundamental. Existem diversos materiais gratuitos na internet para você aprender como economizar, como montar uma poupança e onde investir a grana que sobra.

A Cresol conta, inclusive, com uma plataforma de cursos on-line. Basta efetuar seu cadastro para ter acesso a ensinamentos preciosos.

3. Organizar a vida financeira

É importante entender como você aplica seus recursos. Para tanto, não tem outro jeito: os gastos do mês devem estar na ponta do lápis. Ou do dedo. Isso porque há aplicativos para smartphone que tornam o controle das despesas bem simples.

Anote por pelo menos 30 dias todas as compras e pagamentos realizados – não importa se o valor foi de R$ 1 ou R$ 5. Ao fim do período, o app vai apresentar um diagnóstico preciso da sua situação financeira.

Geralmente temos gastos excessivos com telefone porque contratamos um plano e nunca fazemos a revisão das taxas. Ou, quem sabe, mantemos uma conta corrente sem movimentá-la, mas pagando tarifa. Com uma noção mais clara dessas despesas, é possível cortar desperdícios.

Dica: Guia para economizar dinheiro e construir seu patrimônio

4. Conversar com a família

A quarta orientação para o sucesso financeiro envolve a família inteira. Para transformar sonhos em realidade, vocês devem assumir um compromisso conjunto.

Entra em cena o planejamento. Como vocês se enxergam daqui a um ano, cinco anos ou 10 anos? Quais serão os custos envolvidos? Certamente o hábito de poupar ajudará na trajetória.

Portanto, conversem sobre o futuro. E não deixem de reajustar os planos no decorrer do caminho, pois a situação pode mudar.

Um mecanismo essencial nessa empreitada é a reserva de emergência. Trata-se de dinheiro guardado para usar em imprevistos. 

Nem sempre isso está relacionado a algo ruim. Pode ser que convidem você para ser padrinho de casamento, por exemplo. É uma surpresa boa, mas que gera despesas. Melhor ter uma grana guardada para não ficar no aperto. 

Dica: Educação financeira: 8 passos para começar a sua

5. Ter disciplina

Todos os membros da família devem se comprometer a gastar menos. Também têm que fazer um esforço para separar boa parte dos recursos que sobrarem. 

A perseverança de poupar mês a mês ajuda a construir a reserva financeira, que é útil tanto para cobrir imprevistos quanto para realizar projetos. O desafio, contudo, está em manter a regularidade do hábito.

Experimente visualizar a realização de seu sonho. Se a ideia é ter uma casa, invista num projeto arquitetônico para ter o desenho do imóvel em mãos. Se o objetivo é juntar dinheiro para comprar um carro, separe uma foto do modelo que você quer e mantenha essa imagem à vista.

A estratégia de “dar uma cara” aos objetivos colabora para você e sua família manterem a disciplina.

Para mais conteúdos que ajudam a melhorar sua vida financeira, continue acompanhando a Cresol.

Categorias: CresolCast