10 dicas para se tornar um bom líder

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar que, para ser um bom líder, não basta apenas liderar as pessoas para executar uma tarefa? Confira abaixo 10 dicas para se tornar um bom líder e aproveite!

Este artigo é baseado no CresolCast #5 – Insights sobre Liderança com Adriano Michelon, que você pode ouvir abaixo:

1. Contribua com o que pode

Coloque o seu tijolinho, construa sua parte que, no coletivo, todos ganham. Acredite! Se dedique, priorize, que chegaremos lá. Essa é a frase que faz uma síntese daquilo que acreditamos.

2. Procure a inovação

Está na nossa cabeça que quando falamos em inovação, pensamos em um celular ou um computador novo. Mas, na verdade, trata-se de nossos atos diários. Pequenas atitudes que fazemos, como tratar uma pessoa melhor e atender a uma expectativa diferente já são uma verdadeira inovação para ser um bom líder. Por isso, inovação é muito mais que tecnologia.

Dica: O que você precisa saber sobre Inovação

3. Reinvente-se constantemente

Sem dúvidas, estamos em um momento especial em que isso é uma reflexão profunda. É necessário se reinventar constantemente! De tudo que fizemos nos últimos 15 anos, pouca coisa servirá para os próximos. Há poucos anos não existia o WhatsApp e hoje não vivemos sem ele. Então é necessário a cada dia se reinventar, de forma ainda mais acelerada. Aproveite as oportunidades!

4. Mantenha o equilíbrio

Na vida nada é oito ou oitenta, as coisas não possuem apenas dois lados, e nós temos que ter habilidade para enxergar em todas as direções para conduzir e orientar. Então, o equilíbrio é fundamental. E temos que buscá-lo constantemente para o nosso sucesso profissional.

5. Comemore as conquistas alcançadas

Geralmente olhamos muito para o monte que falta carregar e pouco para o que já foi carregado. Comemore, sinta prazer e felicidade pelo que foi conquistado, mas ao mesmo tempo esteja atento, porque amanhã é outro dia. A vida começa novamente e você precisa trabalhar para sentir prazer em novas conquistas.

Dica: História do Cooperativismo: como o sistema influenciou na criação da Cresol

6. Escute sempre com atenção

Ouça o seu colega de trabalho e o seu cooperado. Ouça com atenção quem está ao seu redor. A cooperativa tem muita coisa a ensinar, portanto tenha sensibilidade. Seja um ótimo ouvinte, ótimo estrategista, dê atenção e carinho às pessoas. Isso é essencial e é o que a Cresol prega com muita força. 

Dica: A comunicação nos dias atuais

7. Faça acontecer

Faça todas as coisas por mais simples que elas sejam. Mas faça porque você só consegue chegar à frente dando o primeiro passo. Se você não der, você não muda de posição. Faça a sua parte para que a casa seja construída tijolo por tijolo. 

Engaje! Esteja ao lado de pessoas que acreditem e busquem objetivos e metas com você, e que exalem motivação, dessa forma você também criará um ambiente macro. E não esqueça: é com planejamento e ação que os projetos prosperam. 

8. Não pare de buscar o conhecimento

Vá atrás de cursos de formação e capacitação, mas, principalmente, aprenda com as pessoas do seu ambiente de trabalho. Fique antenado quando pessoas experientes estão falando, elas sempre têm dicas boas para oferecer. E não ignore os jovens, eles têm muita ideia boa e criativa

9. Sorte é uma questão de agilidade e de trabalho duro

Sorte é esforço e dedicação. Você tem um retorno mediante ao que você faz. Então, quanto mais você trabalha e se dedica, mais as coisas tendem a acontecer. Depois, as pessoas vão dizer que você tem sorte, mas ninguém vai saber o quanto você trabalhou para chegar ali. É preciso muita dedicação para atingir o seu foco e alcançar as coisas que você deseja.

10. Aceite a imperfeição do outro e trabalhe junto para que ela possa melhorar

É necessário compreender que todo mundo tem um defeito. Foque o olhar para os 95% de coisas boas que uma pessoa tem e, o restante dos 5%, ela vai corrigir com o tempo. Por isso, ajude! Se você der essa oportunidade, essa pessoa vai ser eternamente grata e você vai ter alguém fiel e dedicada à sua instituição.

E aí, o que você achou? Já tinha parado para pensar sobre a liderança nesses momentos e sobre o nível de complexidade em dirigir pessoas? Liderança é a arte relacionada às pessoas, é assim que as pessoas mudam e você também vai precisar mudar para se conectar a elas.

E lembre-se, as pessoas não querem apenas executar uma tarefa e receber resultados, elas querem fazer algo com sentido e com significado. Isso muda o resultado, acredite! Muito mais do que lucro, resultado é sustentabilidade, pertencimento e liderança. Um líder deve tocar o coração e conectar o todo com um propósito comum

Leia mais

Saiba tudo sobre marketing digital
Tudo sobre o Pix
Educação Cooperativista é o futuro?