Inovações no setor financeiro: conheça as mais importantes dos últimos anos

Inovações no setor financeiro: conheça as mais importantes dos últimos anos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Cada vez mais, a tecnologia tem tomado conta da nossa vida, afetando como nos relacionamos com outras pessoas, a forma como consumimos produtos e serviços e o jeito que buscamos informação. As mudanças são percebidas em várias áreas da nossa vida e as inovações no setor financeiro vieram para mostrar que a tecnologia também é capaz de transformar a nossa relação com o dinheiro.

Que tal fazer uma retrospectiva sobre o assunto, conferindo quais foram as inovações mais marcantes dos últimos anos? É só continuar a leitura!

Inovações no setor financeiro nos últimos anos

Se até bem pouco tempo atrás era impossível fazer qualquer tipo de compra sem ter dinheiro, cartão ou cheque em mãos, hoje a realidade é bem diferente. Seja por meio do Pix, do cartão virtual ou das carteiras digitais, um celular com acesso à internet é o suficiente para você adquirir produtos ou contratar serviços.

O mercado financeiro não para de se modernizar e todos os dias novas soluções são lançadas com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, simplificar processos tradicionalmente burocráticos e melhorar a experiência dos usuários.

E a pandemia, claro, acabou acelerando ainda mais esse processo.

Em um cenário em que todo mundo mal podia sair de casa, a digitalização de serviços financeiros deixou de ser importante e passou a ser urgente. As empresas entenderam o recado e investiram em soluções que buscam atender as necessidades dos consumidores.

O resultado não poderia ser diferente: diversas inovações no setor financeiro surgiram ou ganharam força ao longo dos últimos dois anos.

E estas soluções vieram para ficar. Nos tópicos abaixo, vamos explicar as principais inovações e como elas impactam nossa vida. E uma coisa já podemos adiantar: utilizar canais digitais para transações financeiras oferece muitas vantagens, como comodidade e segurança.

Dica: Segurança em transações financeiras digitais

Pix

Lançado há pouco mais de um ano, o Pix já virou queridinho dos brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, as transações via Pix já superam as realizadas por boletos, TEDs, DOCs e cheques somados e, hoje, disputa com o dinheiro e com o cartão de débito como o principal meio de pagamento dos consumidores.

Mais de 110 milhões de usuários estão cadastrados no Pix — dos quais 104 milhões já realizaram pelo menos uma transação — e a forma de pagamento movimenta cerca de R$ 550 bilhões por mês. A rápida adesão ao sistema superou as expectativas até mesmo das instituições financeiras, que não esperavam ver o Pix entre os principais meios de pagamento em um período tão curto.

O sistema para pagamentos e transferências funciona 24 horas por dia (inclusive nos feriados) e, para utilizá-lo, o consumidor precisa apenas cadastrar uma chave de acesso — que pode ser o endereço de e-mail, o número de telefone, o CPF/CNPJ ou um número aleatório.

Com isso, é possível fazer transferências ou pagamentos instantâneos usando apenas essa chave, sem precisar digitar informações como agência e conta.

Dica: Pix: impactos do novo meio de pagamento

E-wallets

As chamadas carteiras digitais são um meio eletrônico para pagamentos e transferências que se destaca entre as inovações no setor financeiro.

Trata-se, basicamente, de um aplicativo ou ferramenta que armazena dados de cartão de crédito e débito e permite que o usuário realize transações em lojas físicas ou virtuais usando apenas o celular.

As e-wallets contam com diversas funcionalidades e, além de permitir que os clientes efetuem pagamentos sem precisar ter em mãos dinheiro ou cartão, costumam oferecer benefícios como cashback e a possibilidade de parcelar boletos no cartão de crédito.

Para usar esse meio de pagamento, o consumidor precisa apenas se cadastrar na ferramenta escolhida, fornecendo informações pessoais e vinculando a conta a um ou mais cartões.

Dica: Vantagens de usar canais digitais para transações financeiras

Contactless

Além de ser uma tendência do mercado financeiro, o pagamento por aproximação também já caiu nas graças dos brasileiros.

Diversas instituições financeiras já oferecem a solução, que, por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC) permite que usuários efetuem pagamentos a partir da aproximação do cartão, celular ou outro dispositivo da maquininha do estabelecimento.

Como a digitação da senha é dispensável na maior parte das transações desse tipo, muita gente tem dúvida se esse método de pagamento é seguro.

A resposta é sim! Além de reduzir o uso do dinheiro em espécie e dificultar a clonagem do cartão — já que os dados do usuário ficam protegidos durante o processo —, o valor máximo por transação permitido nesta modalidade é de R$ 200.

Open Banking e Open Finance

Mais recente entre as inovações no setor financeiro, o Open Banking foi um sistema que permitiu o compartilhamento de dados entre todas as instituições financeiras.

A iniciativa dá às empresas do setor mais condições de oferecer produtos financeiros personalizados para seus clientes, além de diminuir a dependência entre os consumidores e as instituições.

Com a evolução do Open Banking, o Open Finance, o cliente pode, por exemplo, ter conta bancária em uma instituição, possuir cartão de crédito de outra e solicitar um empréstimo de uma terceira empresa.

Isso permite que o consumidor aproveite as melhores condições de cada produto ou serviço, garantindo que estejam adequadas às suas necessidades.

Inovações do setor financeiro são realidade na Cresol

Buscando sempre inovar para atender aos cooperados, a Cresol está acompanhando esse movimento

Já estamos habilitados ao Pix, nossos cartões possuem contactless e em breve estaremos no Open Finance, com o objetivo de facilitar a vida e fortalecer o seu compromisso de trabalhar com foco no atendimento personalizado.

Vale a pena procurar a agência mais próxima para conhecer os serviços disponíveis para você.

Esperamos que este conteúdo seja útil! Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades do mercado financeiro.

Leia mais