Quais são as diferenças entre conta corrente e poupança?
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Existem opções variadas para quem quer ingressar no sistema financeiro. Por exemplo, conta corrente e conta poupança são algumas delas. Você saberia identificar as diferenças?
Cada modalidade apresenta vantagens e desvantagens, sendo indicada para situações específicas da vida. Para não restarem dúvidas, o artigo de hoje vai explicar tudo sobre o assunto. Confira!
Índice
O que é conta corrente?
A conta corrente é um serviço oferecido por bancos e cooperativas de crédito. O objetivo é facilitar as transações financeiras do cliente.
Essa modalidade pode ser usada para receber dinheiro (do salário, por exemplo), pagar boletos e efetuar todo tipo de transação comercial.
A maioria das instituições financeiras fornece aos correntistas um cartão. Na função débito, o usuário pode fazer pagamentos à vista, descontando o valor diretamente da conta.
Já o crédito funciona como uma espécie de adiantamento. A quantia só é paga após o fechamento da fatura.
Em geral, é necessário desembolsar uma taxa mensal de manutenção da conta corrente. O preço varia conforme o pacote de serviços contratado.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode abrir esse tipo de conta, desde que tenha comprovante de renda e um endereço fixo.
E a conta poupança?
O objetivo principal de quem recorre à caderneta de poupança é juntar dinheiro. Isso porque ela funciona como um investimento financeiro de baixo risco.
Para tanto, basta depositar qualquer quantia na conta e aguardar pelo menos 30 dias. É que, a cada mês, a poupança faz “aniversário” e rende juros referentes ao período. Assim, a grana vai aumentando!
Cabe mencionar que o rendimento é baixo, se comparado a outras aplicações. Porém, muita gente ainda prefere a poupança para montar a reserva de emergência, pois não há cobrança de taxas e a liquidez é imediata (ou seja, dá para sacar o dinheiro a qualquer hora, tal como na conta corrente).
Principais diferenças entre conta corrente e poupança?
A conta corrente está mais relacionada a pagamentos e transações financeiras, enquanto a poupança é voltada para quem deseja manter uma reserva monetária.
Comparando as duas modalidades, a conta corrente tem mais opções de serviços financeiros, como o acesso ao crédito. Alguns deles são gratuitos, mas outros demandam pagamento de taxa extra.
Por sua vez, quem tem apenas conta poupança consegue realizar as operações básicas. É possível conferir o extrato, sacar o dinheiro em espécie e transferir a quantia.
Quais os serviços oferecidos na conta corrente?
- Saque em espécie nos terminais de autoatendimento;
- Cartão de crédito e/ou débito para as compras do dia a dia;
- DOC, TED e PIX (serviços de transferência para contas em qualquer instituição financeira);
- Talão de cheque;
- Solicitação de empréstimo ou financiamento;
- Contratação de seguros;
- Extrato bancário (documento com informações detalhadas sobre as transações de um período).
Serviços oferecidos na conta poupança
- Saque em espécie nos terminais de autoatendimento;
- Cartão com a função débito para acesso à conta;
- Extrato bancário;
- Transferência para outras contas bancárias;
- Rendimento de juros conforme as regras da caderneta.
O que você precisa saber antes de abrir uma conta corrente ou poupança?
Agora que você conhece as principais características da poupança e da conta corrente, talvez já tenha uma ideia de qual produto atende aos seus objetivos. Seja como for, vale a pena acompanhar as dicas abaixo para não restarem dúvidas.
Antes de fechar acordo com a instituição financeira, verifique os seguintes pontos:
Existe cobrança de taxa?
Os custos para manter uma conta podem ser bem baixos. Ainda assim, a taxa de manutenção será uma cobrança fixa, descontando alguns reais do seu saldo todo mês.
É importante calcular se esses valores cabem no seu orçamento pessoal. Afinal, em situações de aperto, qualquer centavo que você consiga economizar fará diferença na hora de pagar os boletos.
Leia mais: Orçamento pessoal: por onde começar?
Você precisa do serviço?
Tanto a conta corrente quanto a poupança apresentam vantagens e desvantagens. Aliás, falaremos mais delas na sequência. A questão é saber qual dessas opções é vantajosa para você.
Por exemplo, algumas contas oferecem um pacote mais completo de serviços, incluindo cheque especial e cartão de crédito. Só que isso acaba elevando o custo mensal.
Pergunte-se: será que você realmente precisa de uma conta tão abrangente? Você vai recorrer a todos os benefícios que ela oferece?
Se a resposta for negativa, melhor contratar um pacote básico. Alguns são até gratuitos.
Você tem a documentação necessária?
Abrir conta num banco ou numa cooperativa financeira é um processo bem simples. De qualquer forma, você precisa seguir algumas regras.
Isso significa que é necessário reunir a documentação certa. Ela envolve:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);
- Comprovante de residência (pode ser uma conta de água, energia elétrica, telefone, conta de internet, boleto de condomínio e fatura de cartão de crédito, de preferência no seu nome);
- Comprovante de renda (aqui vale contracheque, folha de pagamento e equivalentes, extrato bancário ou declaração do Imposto de Renda, entre outros).
A instituição é confiável?
Instituições financeiras têm uma responsabilidade muito grande em mãos. Ora, elas cumprem o papel de proteger o patrimônio das pessoas!
Em razão disso, é importante depositar seu dinheiro numa organização séria. Do contrário, fazer negócio com uma empresa desconhecida seria o mesmo que entregar todas as suas reservas a um completo estranho. Difícil de confiar, não é mesmo?
Sendo assim, verifique o histórico: leia sobre a instituição e pesquise se ela realiza um trabalho responsável. Vale verificar, por exemplo, se a marca esteve envolvida em esquemas de fraude ou outros escândalos financeiros.
Uma boa dica é pedir indicação aos amigos que já mantêm conta corrente ou poupança. Ninguém melhor que o próprio correntista para avaliar a qualidade dos serviços.
É possível cancelar as contas corrente e poupança?
Mesmo com todas as informações à disposição, às vezes só sabemos se algo é bom depois de experimentar. Desse modo, pode ser que você abra a conta na instituição financeira, mas perceba que aquilo não era bem o que você queria.
Bem, a saída é cancelar o serviço, certo? Acontece que, em alguns casos, pode haver cobrança de multa.
Para evitar surpresas desagradáveis, confira essa informação antes de fechar negócio. Todas as condições para abertura e encerramento de conta corrente ou conta poupança devem estar descritas no contrato.
Quais são as vantagens e desvantagens de cada serviço?
Como você viu, conta corrente e poupança têm finalidades bem distintas. Não é à toa que a maioria dos bancos e das cooperativas de crédito oferece as duas modalidades simultaneamente.
De qualquer maneira, vale a pena salientar os pontos positivos e negativos de cada uma delas, o que pode ajudar você a decidir pelo produto mais adequado aos seus objetivos. Vamos lá?
Conta corrente
A conta corrente oferece os pacotes mais completos. Com ela, você pode ter acesso a empréstimos, contratar seguros e solicitar cartão de crédito. Além disso, consegue fazer qualquer tipo de pagamento por via eletrônica (internet banking ou aplicativo do celular).
A desvantagem é o custo. Fora a taxa de manutenção mensal, alguns desses serviços cobram tarifa extra. Portanto, vale a pena conferir o contrato para saber exatamente o que você está levando.
Poupança
A conta poupança é isenta de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Por isso, ela se torna uma alternativa prática para guardar dinheiro sem custos.
Ainda que o rendimento seja modesto, ele cresce à medida que você deposita novas quantias. Só tome cuidado na hora do resgate (saque): se a movimentação ocorrer antes do aniversário da conta, você perde os juros daquele período. Alguns bancos também podem cobrar tarifa se houver muitos saques no mesmo mês.
Conte com os serviços financeiros da Cresol
O artigo de hoje mostrou as diferenças entre conta corrente e conta poupança. A primeira é melhor para transações comerciais e a segunda, para economizar dinheiro.
Qualquer que seja a sua escolha, você pode confiar nos serviços da Cresol. Somos uma instituição financeira cooperativa com 27 anos de história.
Nossa conta poupança é a alternativa mais tradicional para você guardar seu dinheiro. Ela oferece rendimentos sem cobrança de taxa de manutenção. E as aplicações são garantidas pelo FGCoop, o que permite recuperar até R$ 250 mil se houver algum imprevisto com a cooperativa.
Já a conta corrente Cresol é ideal para movimentar as quantias do dia a dia. Você pode receber seu salário, ou então o valor das vendas do seu comércio, e ainda tem acesso a diversos dos nossos serviços.
Precisando abrir uma conta, procure a Cresol. Nós temos crédito, investimentos, previdência privada e uma série de outros benefícios para garantir a sua prosperidade. Acesse nosso site e conheça.
No mais, esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil a você. Para outras informações sobre educação financeira, é só acessar o nosso blog. Até a próxima!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.