Educação Financeira

Quais são as diferenças entre conta corrente e poupança?

Quais são as diferenças entre conta corrente e poupança?
Tempo de Leitura: 3 minutos

Existem opções variadas para quem quer abrir uma conta bancária. Por exemplo, conta corrente e poupança são algumas delas. Você saberia identificar as diferenças?

Cada modalidade apresenta vantagens e desvantagens, sendo indicada para situações específicas da vida. Para não restarem dúvidas, o artigo de hoje vai explicar tudo sobre o assunto. Confira!

Existe diferença entre conta corrente e poupança?

A resposta curta para a pergunta acima é: sim. A conta corrente está mais relacionada a pagamentos e transações financeiras, enquanto a poupança é voltada para quem deseja manter uma reserva monetária. Veja os detalhes.

Conta corrente

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode abrir conta corrente, desde que tenha comprovante de renda e um endereço fixo. Essa modalidade é usada para receber dinheiro (do salário, por exemplo), pagar boletos e efetuar todo tipo de transação comercial.

A maioria das instituições financeiras oferece aos correntistas um cartão. Na função débito, o usuário pode fazer pagamentos à vista, descontando o valor diretamente da conta. Já o crédito funciona como uma espécie de adiantamento, e a quantia só é paga após o fechamento da fatura.

Em geral, é necessário desembolsar uma taxa mensal de manutenção da conta corrente. O preço varia conforme o pacote de serviços contratado.

Conta poupança

O objetivo principal de quem recorre à caderneta de poupança é juntar dinheiro. Isso porque ela funciona como um investimento financeiro de baixo risco.

Para tanto, basta depositar qualquer quantia na conta e aguardar pelo menos 30 dias. É que, a cada mês, a poupança faz “aniversário” e rende juros referentes ao período. Assim, a grana vai aumentando!

Cabe mencionar que o rendimento é baixo, se comparado a outras aplicações. Porém, muita gente ainda prefere a poupança para montar a reserva de emergência, pois não há cobrança de taxas e a liquidez é imediata (ou seja, dá para sacar o dinheiro a qualquer hora, tal como na conta corrente).

Dica: Reserva de emergência – o que é e como fazer a sua

Quais são os serviços oferecidos?

Comparando conta corrente e poupança, a primeira tem mais opções de serviços financeiros. Alguns deles são gratuitos, enquanto outros demandam pagamento de taxa extra. Acompanhe a lista:

Serviços da conta corrente

  • Saque em espécie nos terminais de autoatendimento;
  • Cartão de crédito e/ou débito;
  • DOC, TED e PIX (serviços de transferência para contas em qualquer instituição financeira);
  • Talão de cheque;
  • Solicitação de empréstimo ou financiamento;
  • Contratação de seguros;
  • Extrato bancário (com informações detalhadas sobre as transações de um período).

Serviços da conta poupança

Por sua vez, quem tem apenas conta poupança consegue realizar as operações básicas. É possível conferir o extrato, sacar o dinheiro em espécie e transferir a quantia. Observe na lista:

  • Saque em espécie nos terminais de autoatendimento;
  • Cartão para acesso à conta;
  • Extrato bancário;
  • Transferência para outras contas bancárias;
  • Rendimento de juros conforme as regras da caderneta.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada serviço?

Como você viu, conta corrente e poupança têm finalidades bem distintas. Não é à toa que a maioria dos bancos e das cooperativas de crédito oferecem as duas modalidades simultaneamente.

De qualquer maneira, vale a pena salientar os pontos positivos e negativos de cada uma delas, o que pode ajudar você a decidir pelo produto mais adequado aos seus objetivos. Vamos lá?

Conta corrente

A conta corrente oferece os pacotes mais completos. Com ela, você pode ter acesso a empréstimos, contratar seguros e solicitar cartão de crédito. Além disso, consegue fazer qualquer tipo de pagamento por via eletrônica (internet banking ou aplicativo do celular).

A desvantagem é o custo. Fora a taxa de manutenção mensal, alguns desses serviços cobram tarifa extra. Portanto, vale a pena conferir o contrato para saber exatamente o que você está levando.

Poupança

A conta poupança é isenta de Imposto de Renda e de Imposto sobre Operações Financeiras. Por isso, ela se torna uma alternativa prática para guardar dinheiro sem custos.

Ainda que o rendimento seja modesto, ele cresce à medida que você depositar novas quantias. Só tome cuidado na hora do resgate (saque): se a movimentação ocorrer antes do aniversário da conta, você perde os juros daquele período. Alguns bancos também podem cobrar tarifa se houver muitos saques no mesmo mês.

Conte com os serviços financeiros da Cresol

O artigo de hoje mostrou as diferenças entre conta corrente e conta poupança. A primeira é melhor para transações comerciais e a segunda, para economizar dinheiro.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. Precisando abrir uma conta, procure a Cresol. Nós temos crédito, investimentos, previdência privada e uma série de outros serviços para garantir a sua prosperidade. Acesse nosso site e conheça!

Categorias: Educação Financeira