Comportamento

Débito automático: descubra as vantagens dessa modalidade

Débito automático: descubra as vantagens dessa modalidade
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Todo mês temos aquela certeza: algumas despesas fixas vão chegar e precisamos estar preparados e organizados para pagá-las antes do vencimento. Contas de água, luz, internet, telefone, condomínio (para quem mora em apartamento) são alguns exemplos. 

Mas, a evolução tecnológica e de relacionamento tem permitido que essa tarefa – entre outras – sejam automatizadas, proporcionando muito mais tranquilidade, agilidade, conforto e organização para a sua vida financeira

Um desses exemplos é o débito automático: hoje, vamos entender juntos o que é essa opção, como ela pode ser usada e suas vantagens. Vem com a gente! 

Débito automático: o que é?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é efetivamente essa funcionalidade. O débito automático é uma solução oferecida para automatizar o pagamento de contas recorrentes. Por meio de uma integração, a instituição financeira programa o pagamento de determinada despesa todo mês, utilizando o seu saldo na conta.

Por exemplo: você utiliza um plano de celular e ele vence todo dia 10 do mês. Em vez de você, todo mês, pagar manualmente essa despesa, seja na agência física ou no internet banking, você cadastra essa despesa como débito automático e sua instituição financeira, de maneira automatizada, realiza o pagamento, descontando do seu saldo em conta.

O débito automático da despesa pode ser feito diretamente no dia do seu vencimento ou, se preferir, antes da data. Essa flexibilidade permite que você tenha maior controle da sua vida financeira, adequando-se à sua realidade

Vale lembrar que após cadastrar a opção, você pode cancelar quando quiser. Ao fazer isso, você deve voltar a pagar essas despesas manualmente. 

Vantagens do débito automático

Como você já pôde perceber, a opção de débito automático é uma solução que oferece uma série de benefícios para a nossa vida. Vamos conhecer alguns deles? 

Praticidade

Nosso dia a dia está cada vez mais corrido, não é mesmo? Muitas vezes, temos a impressão de que faltam horas no dia para fazer tudo que precisamos! 

Por isso, automatizar algumas tarefas, como lembretes na agenda do celular e utilizar o débito automático são maneiras de ter mais praticidade sem pagar a mais por isso. 

Pagamentos em dia

Se pudéssemos contabilizar o valor total de pequenos juros que pagamos por esquecer de efetuar o pagamento em dia de algumas despesas, daria um bom dinheirinho, certo? 

Com o débito automático, você não precisa mais se preocupar com isso, afinal, antes ou no dia da data de vencimento, o pagamento da despesa debitada em conta é efetuado.

Descontos

Ao optar pelo débito automático, você aumenta o relacionamento com a sua instituição financeira; assim, quanto mais você movimenta, você tem maior acesso a descontos, melhores taxas em linhas de crédito e financiamentos e também melhor rentabilidade em aplicações e investimentos.

Segurança

Se você tem um pé atrás em relação ao débito automático, por receio de golpes e fraudes, fique tranquilo! 

Trata-se de uma solução que conta com toda segurança, evitando que situações de perigo possam comprometer seus dados e, é claro, suas finanças. 

Dica: Saiba quais tipos de crédito podem ser usados para regularizar suas contas 

Cuidados ao utilizar o débito automático

Como tudo relacionado à nossa vida, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher o débito automático para manter a saúde e a organização financeira, para que esta solução seja, de fato, um auxílio e não se torne um pesadelo. 

A primeira questão está em lembrar que o débito automático não dispensa o seu controle de despesas: ou seja, se você tem uma planilha, um caderninho ou um aplicativo, continue utilizando e anote essas despesas.

Isso é importante porque, ao fazer o pagamento automaticamente, podemos nos esquecer dele e não considerarmos esse valor no orçamento mensal.

Outro ponto de atenção são em relação a algumas despesas que são fixas, mas têm variação de valor. Um exemplo é a conta de luz. Assim, você precisa programar-se para deixar um valor em conta considerando essas possíveis alterações de valor. 

Acompanhe seus débitos: confira se foi cobrado o valor correto. Muitas vezes, passamos a pagar valores que não estavam previstos, por contratação de serviços adicionais.

Assim, observar essas mudanças é essencial para que você possa acionar a empresa prestadora de serviços, verificar a situação e resolvê-la antes da próxima cobrança ser debitada. 

E, para finalizar, seu cuidado deve ser prioritário em relação ao saldo disponível em conta. Caso não haja o valor suficiente para pagamento do débito, o pagamento não é efetuado.

Se isso acontecer, outras situações podem surgir e, o que era para ser uma facilidade, pode acabar sendo uma dor de cabeça. 

Aqui na Cresol, o débito automático é somente uma das opções oferecidas ao nosso cooperado: oferecemos um portfólio completo de soluções financeiras para pessoas físicas e empresas, com todos os benefícios de uma cooperativa de crédito

Além disso, buscamos atender você da forma que melhor se adapta ao seu dia a dia, seja por meio de nossas agências de relacionamento ou de nossos canais digitais, que você pode acessar de onde estiver, pelo computador ou pelo celular. 

Por aqui, continuamos trazendo conteúdos, informações, dicas e novidades para você ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro. Siga acompanhando nosso blog!

Categorias: Comportamento