PIX: 10 dúvidas sobre esse método de pagamentos e transferências

PIX: 10 dúvidas sobre esse método de pagamentos e transferências

Tempo de Leitura: 2 minutos

O PIX é um meio de pagamentos e transferências imediato desenvolvido pelo Banco Central (BC) para reduzir taxas e facilitar as transações financeiras. Ele funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, incluindo feriados. Basta ter uma conta ativa em uma instituição financeira para ter acesso ao sistema. Confira as principais dúvidas sobre o PIX.

1. Toda instituição financeira oferece o PIX?

As instituições com mais 500 mil contas ativas devem se cadastrar e oferecer o PIX a todos os clientes. Para as demais instituições, não há obrigatoriedade de adesão.

2. Quanto tempo demora para as operações serem efetivadas?

A velocidade de transferência é um pré-requisito do BC. De acordo com a instituição, 50% das transações devem acontecer em até seis segundos e 99% devem acontecer em até dez segundos.

3. As operações têm limite de valor?

Não há limite de valor definido pelo BC, mas as instituições financeiras têm autonomia para colocar um teto, desde que siga o padrão de outras transações.

4. O PIX é seguro?

As informações são protegidas pelo sigilo bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, 2018). Todas as transações são criptografadas.

5. Fiz uma transferência ou pagamento errado. Posso cancelar?

Depois de confirmada, não é possível cancelar uma operação com PIX. Por isso, é importante verificar os dados do destinatário antes de concluir a operação.

6. O que acontece se você enviar um PIX para a pessoa errada?

Após a transação ser confirmada, só é possível reaver o valor com o recebedor. Para isso, é necessário que você entre em contato com o destinatário para negociar.

7. É obrigatório cadastrar chaves PIX?

Não é obrigatório, mas as chaves facilitam suas movimentações financeiras, pois não é necessário digitar todos os dados bancários do recebedor e operações são concluídas em poucos segundos.

8. Em quantas instituições bancárias é possível cadastrar chaves PIX?

É possível cadastrar chaves em um número ilimitado de instituições financeiras, porém, há um limite de chaves na mesma entidade e não é possível cadastrar a mesma chave em outra instituição. 

9. Qual o limite de chaves PIX em cada entidade financeira?

Pessoas Físicas (PF) podem registrar até cinco chaves por conta. As Pessoas Jurídicas (PJ) podem registrar até vinte chaves por conta.

10. Qual a diferença entre o PIX, o TED e o DOC?

PIX – Funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, todos os dias do ano e leva 10 segundos para ser creditado na conta de destino.

TED – Funciona de segunda a sexta-feira e o dinheiro enviado entra na conta de destino no mesmo dia, até às 17h. Caso seja realizado depois desse horário, o pagamento é agendado para o dia seguinte. 

DOC – Funciona somente em dias úteis e o dinheiro entra na conta de destino no dia seguinte. Se a transferência for realizada após às 22h, o valor leva mais que um dia útil para ser creditado.

Leia mais