Como ganhar dinheiro extra? Veja opções para aumentar sua renda

Como ganhar dinheiro extra? Veja opções para aumentar sua renda

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

O desemprego atinge 14,1 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. E mesmo quem tem trabalho fixo não está numa situação confortável, pois a inflação cresce mais rápido que o salário. Diante da crise e da diminuição do poder de compra, muita gente procura maneiras de fazer um dinheiro extra, de preferência sem sair de casa.

Renda extra: como ganhar mais dinheiro

A internet está cheia de sugestões para quem quer elevar a renda. Só que o caminho para a prosperidade pode ser mais longo do que você imagina.

Devemos lembrar que toda atividade remunerada requer dois fatores: tempo e habilidade. A pessoa precisa dedicar pelo menos algumas horas de seu dia para aquela função, além de realizar um trabalho bem-feito se quiser ver resultados.

Sendo assim, não espere lucro fácil. Ganhar dinheiro extra é possível, desde que você se empenhe para conquistar os seus objetivos.

Dicas para ganhar dinheiro extra sem sair de casa

Dado o recado, vamos às dicas para obter uma fonte alternativa de renda. Quem sabe você descubra um novo talento a partir daí. Acompanhe:

1. Monte uma lojinha on-line

Você provavelmente tem algumas peças de roupa que não usa mais, ou guarda brinquedos antigos que são valiosíssimos para colecionadores. Esses e outros itens seminovos, se estiverem em bom estado, podem ser vendidos pela internet.

Dá para montar a loja de graça, em plataformas específicas para isso, como o Mercado Livre e o Enjoei. No entanto, lembre-se de que esses sites cobram um percentual de comissão sobre as vendas. Haverá, ainda, os custos de envio dos pedidos.

De qualquer forma, o “brechó digital” permite faturar uma grana extra. Você também colabora para uma economia mais sustentável, incentivando a reutilização de objetos.

Dica: 8 hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e economizam dinheiro

2. Torne-se freelancer

Profissionais da indústria criativa estão bastante acostumados à cultura do freela. Ela consiste em realizar serviços esporádicos, conforme a demanda de cada cliente.

Se você tem noções de fotografia, redação para mídias sociais ou tradução de textos, pode tentar um job nessa área. O mercado é disputado, mas quem tem talento sempre acaba se sobressaindo.

As possibilidades de trabalho freelancer – ou bico, em bom português – não param por aí. É possível atuar com artesanato, costura, doces sob encomenda… Basta encontrar um nicho de atuação no qual você se sinta confortável e que tenha demanda da clientela.

3. Dê aulas

O segmento de aulas on-line é mais uma oportunidade de fazer dinheiro extra sem sair de casa. Afinal, com o distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19, muitas pessoas se acostumaram a acompanhar cursos livres e palestras pela web.

Se você tem algum conhecimento técnico para passar adiante, certamente haverá quem queira aprender. Vale tudo: dicas de como cultivar horta em casa, noções de culinária para principiantes e até adestramento de cães.

Você pode disponibilizar vídeos gravados previamente ou, então, marcar encontros com os alunos por videoconferência. Plataformas como Zoom e Google Meet funcionam superbem, mas o acesso ilimitado requer pagamento de taxa.

4. Inscreva-se em programas de afiliados

Um programa de afiliados é uma estratégia para divulgação de produtos e serviços. Quem participa pode ganhar comissão sobre as vendas.

Funciona assim: você se cadastra na plataforma. Em seguida, recebe um link personalizado de uma loja. Então, basta divulgá-lo nas suas redes sociais.

Cada vez que alguém acessar o seu link e finalizar uma compra a partir dali, você receberá um percentual do valor. Obviamente, pessoas com um número elevado de seguidores terão mais probabilidade de faturar a partir desse sistema.

Não tem tantos seguidores assim? Tudo bem. Analise o perfil médio de sua audiência e escolha um produto ou serviço mais adequado a esse público-alvo. Dessa forma, as chances de acerto aumentam.

Dinheiro fácil na internet? Atenção para não cair em golpes!

Você viu que soluções para ganhar dinheiro extra em casa são viáveis. Porém, a internet também está cheia de gente mal intencionada, que promete lucros exorbitantes e oportunidades “imperdíveis”.

Alto lá! Desconfie de qualquer oferta boa demais para ser verdade. Grana nunca vem tão facilmente, mesmo que seja on-line.

Encontrou um anúncio de investimento financeiro com rendimentos muito acima da média do mercado? Estão vendendo um curso para você aprender técnicas que vão triplicar seu faturamento? Situações como essas podem ser golpes.

É bem provável que se trate de uma pirâmide financeira. Em algum momento, vão pedir para você depositar um valor alto como “aporte inicial”. Depois, vão sumir com o dinheiro sem entregar o produto ou serviço vendido – até porque ele talvez nem sequer exista!

Dica: Aprenda a se proteger dos golpes financeiros mais comuns

Portanto, não encare a renda extra como uma solução miraculosa para seus problemas financeiros. Ela vai apenas ajudar você a enfrentar a crise, mas à custa de muito trabalho. 

Entendido? Se você gostou do conteúdo de hoje, compartilhe o artigo com seus amigos e familiares! E aproveite para continuar de olho no blog da Cresol. Em breve, voltaremos com mais dicas de investimentos pessoais e educação financeira. Até lá!

Leia mais