Comportamento

Segurança em transações financeiras digitais: confira as dicas

Segurança em transações financeiras digitais: confira as dicas
Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Quem costumava, há um bom tempo, ir a uma instituição financeira para realizar transações financeiras básicas sabe o quanto a tecnologia mudou nossa vida para melhor. Conforto, comodidade e conveniência são apenas alguns dos benefícios que experimentamos pela evolução tecnológica do mercado financeiro. 

É possível mostrar em números como aderimos à tecnologia na hora de fazer nossa movimentação financeira: segundo o Banco Central, até o final de outubro, foram mais de 1 bilhão de transações via Pix

No entanto, toda essa revolução vem acompanhada de uma dose extra de atenção que precisamos para garantir tranquilidade. A segurança nas transações financeiras digitais precisa estar no topo das prioridades de quem utiliza os meios eletrônicos para suas movimentações. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão aumentar sua proteção financeira online.

O que são transações financeiras digitais? 

Podemos definir transações financeiras digitais como qualquer ação – seja de compra, venda ou movimentação – envolvendo valores por meio de ferramentas online, como sites, aplicativos, entre outros. 

A cada dia que passa – e de forma mais acelerada nos últimos tempos -, vemos o surgimento de mais formas de transações financeiras que, por um lado, facilitam nossa vida e, por outro, aumentam a exposição de nossos dados e informações.

Dica: Entenda de vez o que é Open Banking e Open Finance

Quais as vantagens das transações financeiras digitais?

Conforme falamos anteriormente, inúmeras são as vantagens e benefícios oferecidos pela digitalização das nossas finanças. Para começar, podemos destacar o controle sobre nossa vida financeira, que torna possível escolher quando, como e de onde podemos resolver questões relacionadas ao dinheiro

A partir disso, também podemos ver que as transações financeiras digitais trouxeram uma democratização no modelo de atendimento das instituições financeiras. As pessoas passaram a ter escolha sobre como gostariam de ser atendidas.

Facilidade e praticidade na hora de fazer transações básicas, como pagar um boleto, estão entre os benefícios que mais representam a inserção das transações financeiras digitais em nosso dia a dia. Tivemos uma reviravolta na relação entre pessoas e instituições financeiras.

Antigamente, as pessoas precisavam se adaptar aos bancos; hoje, bancos públicos, privados, cooperativas e fintechs estão revendo seus processos para atuar de acordo com a demanda das pessoas.

Quais os riscos das transações financeiras digitais?

É claro que nem tudo são flores quando falamos de tecnologia e finanças. Se antes não pensávamos sobre vazamento de dados ou invasão a contas, hoje essas são preocupações constantes.

Dica: Segurança na internet: saiba como se proteger

Ataques cibernéticos acontecem de forma recorrente diariamente em toda rede e o internet banking é um dos alvos mais procurados. Eles visam ao roubo de senhas de acesso, os quais permitem fazer transações financeiras digitais como se fosse o proprietário verdadeiro.

Crimes digitais mais comuns 

Conhecimento é a melhor forma de evitar ser vítima de um crime no meio digital. Quanto mais sabemos sobre esses golpes, também entendemos como nos proteger online

Phishing

Sabe aquele e-mail que recebemos e que parece mesmo que foi alguém do banco que enviou? Esse é o phishing! É quando alguém assume a identidade de outra pessoa – neste caso, uma instituição financeira ou colaborador da mesma – e solicita informações pessoais e confidenciais. 

Smishing

Derivada de Short Message Service (SMS), essa ação acontece via mensagem de celular, na qual o criminoso informa que a vítima ganhou um prêmio para que ela acesse um endereço eletrônico para saber mais. Ao clicar, o usuário é direcionado para um website com vírus.  

Dica: Aprenda a se proteger dos golpes financeiros mais comuns

Vishing

Esta ação acontece via ligações telefônicas, em que são solicitadas informações para efetuar atualizações cadastrais ou transações comuns. No entanto, quando a vítima informa os dados acaba permitindo que o criminoso acesse sua conta e faça transações. 

Key logger

Neste formato, que é bastante avançado e requer maior conhecimento de tecnologia e sistemas, ao acessar endereços falsos, os quais parecem mesmo da sua instituição financeira, há o roubo dos dados digitados. Isso acontece por meio de um software que registra tudo que foi digitado.  

Dica: 7 cursos on-line e gratuitos sobre educação financeira e negócios

Como ter mais segurança em transações financeiras digitais

É possível perceber que os riscos das transações financeiras digitais existem, no entanto, por meio de algumas práticas simples podemos aumentar nossa segurança e continuar usando as facilidades do universo online.

Dê preferência ao uso dos seus equipamentos pessoais

Evite fazer transações financeiras em computadores, tablets ou celulares de outras pessoas. Lembre-se que são suas informações que podem ficar expostas.

Acesse diretamente o seu internet banking

Não clique em links que aparentemente possam redirecionar para o site da sua instituição financeira. Prefira digitar diretamente no seu navegador o endereço para se certificar e aumentar sua segurança.

Dica: Open banking: entenda como funciona esse sistema

Confira sua movimentação financeira com frequência

Observe seus extratos financeiros regularmente e observe o registro de movimentações. Isso pode garantir que você observe qualquer transação que não tenha sido feita por você e possa agir rapidamente, evitando danos maiores.

Utilize o débito em conta

Quando você opta por processos automatizados oferecidos pela sua instituição financeira, você utiliza toda segurança interna dos sistemas.

Use redes de conexão confiáveis e protegidas

Evite acessar ou fazer transações financeiras em redes Wi-Fi sem senha: elas são mais suscetíveis a ataques e ao vazamento/roubo de dados.

Agora que você entende melhor o que são as transações financeiras digitais, seus benefícios e riscos, você sabe identificar as melhores formas de utilizá-los para facilitar seu dia a dia. 

Além disso, você também conhece melhor alguns dos crimes virtuais mais comuns e dicas de como se proteger, o que aumenta sua segurança ao utilizar a internet para fazer suas movimentações financeiras online.

Aqui na Cresol, prezamos pela segurança em nossos canais digitais para que você possa utilizar nossas soluções com tranquilidade e do seu jeito. Além disso, estamos continuamente desenvolvendo novas formas de proteção de dados e informações para que você esteja sempre seguro. 

Clique aqui e saiba como utilizar os serviços digitais e realizar operações na Cresol com segurança!

Categorias: Comportamento , Soluções Financeiras