Educação Financeira

8 dicas para fazer o dinheiro render mais

8 dicas para fazer o dinheiro render
Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Buscar novas fontes de renda para incrementar o orçamento mensal tem se tornado cada vez mais recorrente. Ter uma atividade extra, que pode ser feita no horário extra ao trabalho, é apenas um exemplo de como os brasileiros têm lidado com o aumento significativo dos preços

Quem tem uma visão mais ampla sobre finanças sabe que fazer o dinheiro render é uma maneira de viver tranquilo a médio e longo prazo. Para isso, conhecimento e bons hábitos são essenciais, afinal, saber como, quando e onde investir é a grande chave para construir um futuro rentável. 

Então, vamos lá: é hora de saber mais sobre a inflação, formas de fazer o dinheiro render e dicas de investimentos! 

Você sabe o que é inflação?

Atualmente, tem sido muito frequente ouvirmos falar sobre como a inflação afeta nossa vida diariamente. Mas, afinal de contas, o que, de fato, é inflação? E você sabe como ela influencia no rendimento do seu dinheiro?

A inflação refere-se à alta de preços em um determinado período de tempo. Proporcionalmente, quando há alta na inflação, a capacidade de pagamento da população acaba caindo; ou seja, aquele sentimento de que “o dinheiro não está valendo muito” é exatamente por conta da inflação. 

E o impacto vai além dos preços: ele também acontece nos investimentos financeiros. Afinal, se a inflação está alta, o poder de compra diminui; aí, maior é o valor gasto com despesas básicas, o que proporcionalmente diminui o quanto é destinado a poupanças e investimentos. 

Dica: Taxa Selic, IPCA, IGP-M: afinal, o que essa siglas significam no nosso dia a dia?

Quero fazer meu dinheiro render. O que eu preciso saber antes de começar?

Primeiro, você precisa aprender a economizar e poupar dinheiro. Também vai ser necessário um pouco de paciência. A ansiedade de ver os resultados do dinheiro pode ser um inimigo da rentabilidade.

Por isso, é importante ter clareza sobre alguns pontos que vão facilitar o crescimento do seu patrimônio financeiro.

8 dicas para fazer o dinheiro render mais

Dicas para fazer o dinheiro render mais

1. Mude seus hábitos de consumo

Tudo começa pela avaliação do seu próprio comportamento de consumo. Você precisa saber onde está gastando seu dinheiro para poder planejar como minimizar os gastos e quais podem ser repensados. 

A partir de um diagnóstico, você saberá o que precisa mudar de forma mais simples! 

2. Faça um planejamento e trace objetivos

Tenha clareza sobre o que você quer alcançar. Seja realizar uma viagem, trocar de carro ou aumentar os ganhos, é essencial saber exatamente onde você quer chegar.

Assim, você consegue fazer um planejamento financeiro real para cada objetivo. 

Dica: Como investir dinheiro: guia para iniciantes

3. Anote suas despesas e receitas

Quando há uma goteira no teto de casa, você precisa observar toda estrutura para saber de onde, exatamente, ela está vindo, certo? Com as finanças, a lógica é a mesma: fazer o registro de despesas e receitas — por menor que pareçam -— ajuda a saber onde você está gastando e, então, como mudar isso no sentido de ter mais dinheiro para rentabilizar.

4. Separe uma reserva de emergência

A reserva financeira é essencial para se proteger de eventuais imprevistos. Não tendo esse dinheiro guardado, qualquer situação que fuja do esperado pode acabar prejudicando muito suas finanças.

Mas, lembre-se: a reserva de emergência, como o próprio nome já diz, deve ser usada pontualmente.

5. Não exagere nas compras com cartões de crédito 

Quando usado corretamente, o cartão de crédito é um aliado das finanças; mas, se você costuma ir um pouco além com esse meio de pagamento, vale a pena controlar o impulso

Dica: 7 dicas para usar o cartão de crédito com inteligência

6. Defina um teto de gastos

Ao entender qual é a sua renda mensal, defina um limite para suas despesas. Se preferir, faça isso de forma segmentada, considerando alimentação, lazer, contas básicas, cartão de crédito e financiamentos

Essa é uma forma de evitar compras e gastos desnecessários e garantir que você tenha previsto um valor para poupar.

7. Pesquise mais sobre educação financeira

Quanto mais você entende sobre finanças, mercado financeiro e outros temas relacionados, mais você se torna apto a encontrar formas de fazer o dinheiro render

Dica: Educação financeira: 10 passos para começar a sua

8. Procure investir seu dinheiro

Entendendo melhor sua vida financeira, quem sabe você consegue aplicar dinheiro para fazê-lo render mais? Você pode investir em renda fixa, uma modalidade que oferece a rentabilidade definida no momento da aplicação. Ou seja, você investe e sabe exatamente o retorno enquanto estiver aplicando nesse formato. 

Dica: Planejar o futuro: 5 dicas para se organizar financeiramente

Entre as modalidades de investimento disponíveis, há outras que se destacam e que são excelentes formas de começar a fazer o dinheiro render. É importante pesquisar e conhecê-las para que você possa escolher aquela que se adequa ao seu perfil e que estão alinhadas com seus objetivos financeiros. 

Saber mais sobre o mercado financeiro e seu funcionamento permite que você entenda como fazer o dinheiro render mais e da forma que melhor se adapta a sua realidade e objetivos. 

Ao entender que tudo que acontece em nosso dia a dia impacta diretamente em nosso dinheiro, passamos a ficar atentos e acompanhar tudo para otimizar nossa vida financeira. 

Na Cresol, nós ajudamos você a compreender tudo sobre educação e mercado financeiro e você tem acesso a soluções financeiras que se adequam a você, com todas as vantagens e benefícios de fazer parte de uma cooperativa de crédito sólida e completa.

Continue acompanhando nossos conteúdos no blog e nas redes sociais para mais dicas de educação financeira. Até mais!

Categorias: Educação Financeira