Comportamento

12 filmes e séries para saber mais sobre o mercado financeiro

12 filmes e séries para saber mais sobre o mercado financeiro
Tempo de Leitura: 5 minutos

Antigamente, o mercado financeiro era um assunto bastante distante da nossa realidade. Era tratado como tema de interesse quase que exclusivo de economistas e profissionais do segmento. 

No entanto, é cada vez mais evidente que nossas vidas sofrem o constante impacto do que acontece no mercado financeiro e, por isso, é super importante entender seu funcionamento e essência. 

Para facilitar essa tarefa – mesclando um pouco de ficção -, é possível encontrar opções de filmes e séries sobre o mercado financeiro, que são repletos de conhecimentos e informações sobre esse ramo. 

Nós selecionamos 12 indicações de filmes e séries sobre o mercado financeiro para você colocar na sua lista. Então, separe a pipoca e aperte o play! 

12 filmes e séries sobre o mercado financeiro

8 filmes sobre o mercado financeiro

1. Fome de Poder (The Founder)

Lançado em 2016, essa produção tem como tema principal a consolidação de uma das maiores redes de fast food do mundo: o McDonald’s. O filme mostra a trajetória de Ray Kroc, interpretado pelo brilhante Michael Keaton, e demonstra o quanto a resiliência é uma vantagem competitiva no mercado financeiro, que é feito de oscilações. 

Além disso, fala sobre a importância do empreendedor estar de olho no cenário externo para conseguir se adaptar a ele e conquistar seu próprio sucesso. E também faz refletir sobre questões éticas relacionadas a este modo de produção.  

2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Já considerado um clássico do cinema, O Lobo de Wall Street apresenta a ascensão meteórica de um corretor da bolsa de valores norte-americana através de métodos ilegais. A produção é uma lição sobre a importância de conhecer a regulamentação do mercado financeiro

Esse conhecimento pode permitir que você ou sua empresa não sejam vítimas de golpes que podem comprometer seu patrimônio de uma vida inteira. 

Dica: Taxa Selic, IPCA e IGP-M: o que essas siglas significam no dia a dia

3. O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)

Se você busca mais informações sobre investimentos, esse filme precisa estar na sua lista! 

Ao aliar conhecimentos técnicos a respeito do jogo de beisebol – com o grande desafio de criar o dream team com baixo orçamento – à expertise de um economista, o protagonista (Billy Beane, representado por Brad Pitt) implementa um novo sistema de análise e contratações de jogadores.

Quando olhamos pela perspectiva do mercado financeiro, O Homem que Mudou o Jogo nos mostra que é preciso fazer o melhor possível com o que se tem nas mãos no momento; ou seja, como otimizar investimentos a partir da sua realidade

Também traz a reflexão sobre a importância de analisar de maneira racional algumas escolhas para obter melhores resultados a médio e longo prazo. 

4. A grande aposta (The Big Short)

Com a grande crise de 2008 como plano de fundo, esse filme retrata a ousadia de um grupo de investidores que ganhou muito dinheiro com o estouro da crise financeira.

Trata-se de uma grande fonte de aprendizado sobre o mercado financeiro porque mostra a importância de conhecer seu funcionamento para saber como se posicionar e, é claro, ter excelentes ganhos e resultados

Uma grande sacada do filme é a utilização de expressões que realmente são usadas no mercado financeiro. Vale a pena assistir! 

Dica: Pix: impactos do novo meio de pagamento

5. Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

Lançado há mais de uma década, Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme ainda é atual em sua abordagem: traz a reflexão sobre comportamentos e relacionamentos no mercado financeiro

Além dessas questões intangíveis, o filme trata sobre fraudes financeiras e como elas podem desencadear consequências não só para quem está diretamente envolvido, mas também a outras pessoas e empresas. 

Um dos grandes pontos dessa produção é que ela mostra como a especulação financeira tem relação direta com a tomada de decisão que, por sua vez, pode mudar radicalmente os rumos do mercado financeiro

O filme também tem uma continuação de 2019, o longa Wall Street 2.

6. Como ser Warren Buffett (Becoming Warren Buffett)

O icônico Warren Buffett, um dos maiores investidores do mercado financeiro, se torna o protagonista deste longa da HBO: e a boa notícia é que ele está disponível no YouTube para acesso gratuito.

Como ser Warren Buffett é uma espécie de biografia da trajetória de Warren Buffet, além de um “passeio” pela Berkshire Hathaway, a companhia dirigida por ele. 

Entre as lições mais importantes desta produção que estão diretamente ligadas ao mercado financeiro estão a importância de parcerias confiáveis e a preocupação constante com a comunicação e imagem

Mas, uma das questões mais relevantes está em manter a mente aberta: apesar de parecer altamente tradicional e conservador, mais do que nunca, o mercado financeiro tem passado por grandes e rápidas transformações

7. Trabalho Interno (Inside Job)

Este documentário retrata o “por trás das câmeras” da crise de 2008. Com entrevistas de figuras de alto respaldo no mercado financeiro, é possível compreender alguns dos principais motivadores desse acontecimento. 

A relação entre política e finanças é bastante explorada nos 109 minutos da produção, explicando o papel da regulamentação nas decisões e suas consequências. 

Ao final – alerta de spoiler -, fica a mensagem: o mercado financeiro deve ser um agente que serve a população e as empresas, possibilitando o crescimento de todos!  

Dica: Afinal, o que é educação financeira?

8. Salvando o Capitalismo (Saving Capitalism)

Disponível na Netflix, este documentário apresenta a trajetória de Robert Reich – professor e ex-secretário do governo americano – a fim de disseminar suas convicções e ideias sobre o futuro da economia do país. 

A produção aborda questões bastante atuais sobre a economia, como a perda da confiança dos investidores visto à oscilação recorrente do mercado, as classes sociais, a concentração de riquezas, entre outros. 

É uma grande obra para jovens que buscam adentrar no mercado financeiro, conhecer suas nuances e saber como buscar seu espaço nesse segmento. 

4 séries sobre o mercado financeiro

1. Explicando (Explained)

Com bom humor e de forma didática, essa série da Netflix – atualmente com duas temporadas -, explica temas importantes da atualidade, tornando-os acessíveis para todos. 

Entre os assuntos já tratados estão os efeitos da dieta no metabolismo, a longevidade e a astrologia. E, foco do nosso artigo, o mercado financeiro também foi tema de alguns episódios: na primeira temporada, no episódio 5, que fala sobre Criptomoedas; o episódio 7 desta mesma temporada sobre Mercado de Ações; e, na segunda temporada, indicamos o episódio 2, intitulado Os bilionários.

Dica: 7 cursos on-line e gratuitos sobre educação financeira e negócios

2. Na Rota do Dinheiro Sujo (Dirty Money)

Infelizmente, a corrupção se tornou algo corriqueiro: escândalos passaram a ter menos impactos e “nos acostumamos” com esses acontecimentos. 

Essa série – em formato de documentário – da Netflix desvenda atos financeiros ilegais por meio de entrevistas com personagens reais. 

A produção nos faz refletir sobre como o consumo consciente está deixando de ser uma tendência para se tornar uma alternativa cooperativa para garantir nossa sobrevivência de forma sustentável. Vale a pena assistir! 

3. Billions

A parceria entre Netflix e HBO nesta série dá vida aos cenários dos bastidores de Wall Street. 

A série mostra um retrato fiel do mercado financeiro, com excelentes lições sobre poder, dinheiro e política. Além disso, a relação trabalhista entre colaboradores e empresas fica em cheque ao mostrar as jornadas exaustivas, que eram comuns neste segmento. 

4. Succession

Para finalizar nossa lista, temos a vencedora de várias categorias do Emmy Awards de 2020: Succession. A série traz a sucessão como plano de fundo da trama, que é a realidade de muitos negócios familiares atualmente. 

Esta série demonstra como o conflito de gerações nos negócios traz impactos – muitas vezes, irreversíveis – para todos os envolvidos e pode ameaçar até mesmo a sustentabilidade do empreendimento. 

Assim, questões pessoais e profissionais se misturam, criando uma trama extremamente envolvente. 

Pronto! Nossa lista de filmes e séries sobre o mercado financeiro está completa. Você vai aprender e se divertir muito com cada produção indicada.

Vale lembrar que, aqui no nosso blog, toda semana você confere conteúdos novos sobre o mercado financeiro, finanças pessoais, educação financeira e muito mais para você ficar sempre por dentro!
Não esqueça de assinar nossa newsletter e receber tudo isso em primeira mão!

Categorias: Comportamento , Educação Financeira