Semana do Consumidor: este período tem aquecido a economia
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Quando pensamos em datas importantes para o comércio, logo vêm à mente o Dia das Mães e o Natal. Mas tem outro período do ano ganhando popularidade entre os lojistas. Estamos falando do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.
Para o público, essa é uma oportunidade de encontrar ótimos descontos, quase como uma Black Friday no primeiro semestre. Já os empreendedores aproveitam as vendas aquecidas para renovar o estoque, fazer caixa ou simplesmente melhorar a imagem junto à clientela. Siga conosco para conferir algumas dicas para aproveitar melhor a data!
Índice
Dia do Consumidor: conheça a origem dessa data
O surgimento da data comemorativa remete a 15 de março de 1962. Na ocasião, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso no Congresso destacando direitos fundamentais dos consumidores, como segurança, informação sobre os produtos e poder de escolha.
Mais adiante, na década de 1980, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o 15 de março oficialmente como Dia do Consumidor. Ou seja: esse seria um momento para ressaltar a importância de proteger e respeitar as pessoas durante as relações de compra.
Vale lembrar que, na esteira dessas discussões, o Brasil criou o Código de Defesa do Consumidor e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), ambos em 1990. Com isso, a legislação passou a inibir práticas abusivas, tais como a venda casada, a propaganda enganosa e a cobrança de dívidas inexistentes.
Resumindo, a segunda quinzena de março carrega consigo certa carga social e política. Porém, a exemplo do que acontece em várias festividades do calendário, ganhou ares comerciais.
Hoje o Dia do Consumidor funciona como mais uma oportunidade para aquecer as vendas. Inclusive, as comemorações se estendem para além da data original. É comum ver lojistas praticando a Semana do Consumidor, ou mesmo o Mês do Consumidor, com preços reduzidos e condições facilitadas de pagamento.
Não à toa, tem quem se refira ao período como a Black Friday do primeiro semestre. Afinal, essa sexta-feira de descontos também se expandiu para todo o mês de novembro.
A importância da Semana do Consumidor para as empresas
Segundo dados compilados pelo Google, o Dia do Consumidor vem ganhando cada vez mais projeção desde 2014, quando entrou para valer no mercado brasileiro. Atualmente, essa pode ser considerada a época mais importante do comércio varejista na primeira metade do ano.
Para termos uma ideia, as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor na plataforma subiram mais de 200% entre 2015 e 2018. Ainda, as pessoas que compraram algo na data começaram a pesquisar alguns dias antes, o que demonstra como esse período não fica restrito só a 15 de março.
Vamos entender os motivos de tamanho interesse?
Bem, depois do Carnaval e da volta às aulas, as famílias geralmente ficam com o orçamento apertado, ainda mais em tempos de inflação alta. Então, as promoções se tornam a saída para retomar o consumo.
Tem gente que aproveita esse evento para adquirir itens de necessidade básica a um melhor preço. Outros vão às compras mais cedo para presentear parentes e amigos em datas futuras.
Enquanto isso, os lojistas devem incrementar as estratégias de marketing. Realizar promoções alusivas à Semana do Consumidor pode ser uma boa forma de dar visibilidade à marca e conquistar novos clientes, ou quem sabe fidelizar aqueles que já conhecem o negócio.
O preço convidativo pode elevar as vendas, melhorando o fluxo de caixa do estabelecimento. Além disso, dá para fazer uma queima de estoque com os artigos que sobraram dos meses anteriores – passo importante para acelerar o giro de mercadoria.
Como aproveitar os descontos da Semana do Consumidor?
Se a data é uma oportunidade para os lojistas ampliarem as vendas no primeiro semestre, é também um bom momento para quem deseja fazer compras com economia.
Assim como em outras campanhas promocionais, vale tomar algumas medidas para aproveitar as ofertas sem contratempos. Acompanhe:
Pesquise e compare os preços
Como saber que aquela compra está mesmo valendo a pena? Com pesquisa de preços! Faça buscas do item desejado em lojas físicas e virtuais para comparar qual oferece o melhor custo-benefício. Consultar buscadores on-line também pode ajudar a avaliar as variações no valor do produto nos últimos meses.
Faça um planejamento
Antes de ir às compras, separe um tempo para planejar o que você irá adquirir. Coloque na ponta do lápis quais despesas são realmente necessárias e quais podem ficar para uma próxima promoção. Analise ainda a situação das suas finanças para entender se essa é uma boa hora para compras.
Defina um orçamento
Depois de planejar as compras, defina quanto você pode gastar sem prejudicar o seu equilíbrio financeiro. Separe o dinheiro para pagamentos à vista e, caso opte pelo parcelamento, estabeleça o valor máximo para as prestações. Um bom planejamento financeiro pode te ajudar nessa organização.
Utilize cupons de desconto
Durante a data, as lojas costumam disponibilizar cupons que tornam a compra ainda mais atrativa. Para aproveitar as ofertas, cadastre seu e-mail nas suas lojas favoritas e faça buscas na internet para garimpar os descontos. Lembre-se apenas de conferir as condições de uso antes de aplicar o código no carrinho de compras.
Use a ferramenta de cashback
Usar cashback é uma forma de garantir ainda mais economia. Com o sistema de recompensa, você recebe parte do valor do produto de volta na sua conta corrente ou para usar em outras compras na mesma loja. Pesquise on-line para identificar qual programa de fidelidade garante o benefício e oferece mais vantagens.
Fique atento a fraudes e golpes
Infelizmente a data acaba atraindo pessoas mal intencionadas que tentam aplicar golpes nos consumidores. A boa notícia é que com informação e algumas medidas você consegue evitar essas armadilhas:
– Certifique-se da credibilidade do vendedor;
– Verifique se o site é legítimo;
– Pesquise sobre as fraudes financeiras mais comuns;
– Redobre a atenção com promoções enviadas por mensagem no WhatsApp ou redes sociais;
– Confira dicas para manter a segurança no ambiente virtual.
Conheça seus direitos
Conhecer os direitos do consumidor é fundamental antes de encher o carrinho. Você sabia que pode desistir de uma compra on-line em até sete dias após o recebimento do produto? Vendas casadas também são proibidas! Busque saber mais sobre a legislação para evitar dores de cabeça após as promoções.
Como vender mais na Semana do Consumidor?
Como destacamos antes, a semana de ofertas vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
Além das buscas on-line, os clientes têm comprado mais durante o período. Só para se ter uma ideia, o faturamento do comércio eletrônico no país no Dia do Consumidor em 2022 foi 22% maior do que em 2021, chegando à marca de R$ 722 milhões, segundo levantamento da Neotrust.
Se você também deseja inserir a data no calendário da sua empresa, não deixe de acompanhar as sugestões que preparamos para te ajudar a ampliar as vendas nesta época. Confira!
Chame a atenção do seu público
O calendário anda tão corrido que alguns clientes podem esquecer da data. Para lembrá-los e ainda destacar a sua marca em meio a tantas ofertas, invista em boas ações de marketing. Crie uma campanha atrativa e aposte na comunicação digital e nos pontos de venda físicos para chamar a atenção do seu público.
Prepare seu estoque
Para garantir boas vendas, não esqueça de abastecer o seu estoque com os itens mais buscados pelos clientes. Analise resultados de anos anteriores e acesse pesquisas de mercado para entender o comportamento dos consumidores. Assim, você garante que tudo estará preparado para os dias de maior movimento.
Divulgue bastante nas redes sociais
As redes sociais são uma grande aliada na hora de atrair os clientes. Crie um planejamento de publicações para a semana e use as plataformas para divulgar as ações da sua marca. Caso tenha verba disponível, faça também anúncios pagos nas redes para aumentar o alcance da campanha.
Ofereça descontos e vantagens exclusivas
Vários lojistas vão querer aproveitar a data para vender mais. Por isso, para se sobressair e atrair os consumidores, prepare promoções e vantagens personalizadas.
Vale criar descontos por tempo limitado, brindes para compras acima de um valor X, frete grátis e aí por diante. Só não é legal dobrar o preço antes de começar a ação, pois o resultado pode ser uma imagem ruim da marca junto à clientela.
Ofereça uma boa experiência de compra
Um bom atendimento é indispensável para atrair e fidelizar os clientes e aumentar as vendas durante o Dia do Consumidor. Invista no treinamento dos colaboradores para garantir que todos sejam bem atendidos em sua jornada de compra, desde a pesquisa dos produtos até o pós-vendas.
Busque também integrar todos os canais da marca, digitais e físicos, para proporcionar uma experiência ainda mais completa e satisfatória.
A Cresol também é para quem empreende
Como vimos, a Semana do Consumidor pode estimular o comércio varejista. No entanto, ele não é a solução para todos os desafios de um negócio.
Se você quer empreender e ter sucesso, deve se atualizar o tempo todo. E, aqui no blog, sempre trazemos conteúdo para facilitar sua caminhada.
Já publicamos dicas tanto a quem quer abrir uma empresa, quanto a quem precisa impulsionar as vendas. Também falamos de planejamento financeiro, plano de negócios e muito mais. Continue nos acompanhando para saber das novidades!
E não se esqueça, a Cresol é aliada dos micro e pequenos empreendimentos.
Nossos cooperados têm acesso a crédito, conta capital e seguros, entre outros serviços para garantir a sustentabilidade no longo prazo. Ainda, disponibilizamos soluções de recebimento que simplificam os pagamentos com cartão em sua loja.
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