Comportamento

Semana do Consumidor: este período tem aquecido a economia

Semana do Consumidor: este período tem aquecido a economia
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Quando pensamos em datas importantes para o comércio, logo vêm à mente Dia das Mães e Natal. Mas tem outro período do ano ganhando popularidade entre os lojistas. Estamos falando do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

Para o público, essa é uma oportunidade de encontrar ótimos descontos, quase como uma Black Friday no primeiro semestre. Já os empreendedores aproveitam as vendas aquecidas para renovar o estoque, fazer caixa ou simplesmente melhorar a imagem junto à clientela. Siga conosco e entenda melhor a relevância desse dia para o calendário promocional.

Dia do Consumidor: conheça a origem dessa data

O surgimento da data comemorativa remete a 15 de março de 1962. Na ocasião, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso no Congresso destacando direitos fundamentais dos consumidores, como segurança, informação sobre os produtos e poder de escolha.

Mais adiante, na década de 1980, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o 15 de março oficialmente como Dia do Consumidor. Ou seja: esse seria um momento para ressaltar a importância de proteger e respeitar as pessoas durante as relações de compra.

Vale lembrar que, na esteira dessas discussões, o Brasil criou o Código de Defesa do Consumidor e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), ambos em 1990. Com isso, a legislação passou a inibir práticas abusivas, tais como a venda casada, a propaganda enganosa e a cobrança de dívidas inexistentes.

Resumindo, a segunda quinzena de março carrega consigo certa carga social e política. Porém, a exemplo do que acontece em várias festividades do calendário, ganhou ares comerciais. 

Hoje o Dia do Consumidor funciona como mais uma oportunidade para aquecer as vendas. Inclusive, as comemorações se estendem para além da data original. É comum ver lojistas praticando a Semana do Consumidor, ou mesmo o Mês do Consumidor, com preços reduzidos e condições facilitadas de pagamento.

Não à toa, tem quem se refira ao período como a Black Friday do primeiro semestre. Afinal, essa sexta-feira de descontos também se expandiu para todo o mês de novembro.

Dica: Aprenda como calcular o lucro na sua empresa

A importância da Semana do Consumidor para as empresas

Segundo dados compilados pelo Google, o Dia do Consumidor vem ganhando cada vez mais projeção desde 2014, quando entrou para valer no mercado brasileiro. Atualmente, essa pode ser considerada a época mais importante do comércio varejista na primeira metade do ano.

Para termos uma ideia, as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor na plataforma subiram mais de 200% entre 2015 e 2018. Ainda, as pessoas que compraram algo na data começaram a pesquisa alguns dias antes, o que demonstra como esse período não fica restrito só a 15 de março.

Vamos entender os motivos de tamanho interesse? 

Bem, depois do Carnaval e da volta às aulas, as famílias geralmente ficam com o orçamento apertado, ainda mais em tempos de inflação alta. Então, as promoções se tornam a saída para retomar o consumo.

Tem gente que aproveita esse evento para adquirir itens de necessidade básica a um melhor preço. Outros vão às compras mais cedo para presentear parentes e amigos em datas futuras.

Enquanto isso, os lojistas devem incrementar as estratégias de marketing. Realizar promoções alusivas à Semana do Consumidor pode ser uma boa forma de dar visibilidade à marca e conquistar novos clientes, ou quem sabe fidelizar aqueles que já conhecem o negócio.

O preço convidativo pode elevar as vendas, melhorando o fluxo de caixa do estabelecimento. Além disso, dá para fazer uma queima de estoque com os artigos que sobraram dos meses anteriores – passo importante para acelerar o giro de mercadoria.

Dica: Entenda tudo sobre capital de giro para micro e pequenas empresas

A Cresol também é para quem empreende

Como vimos, a Semana do Consumidor pode estimular o comércio varejista. No entanto, ele não é a solução para todos os desafios de um negócio.

Se você quer empreender e ter sucesso, deve se atualizar o tempo todo. E, aqui no blog, sempre trazemos conteúdo para facilitar sua caminhada.

Já publicamos dicas tanto a quem quer abrir uma empresa quanto a quem precisa impulsionar as vendas. Também falamos de planejamento financeiro, plano de negócios e muito mais. Continue nos acompanhando para saber das novidades!

E não se esqueça que a Cresol é aliada dos micro e pequenos empreendimentos. Nossos cooperados têm acesso a crédito, conta capital e seguros, entre outros serviços para garantir a sustentabilidade no longo prazo. Ainda, disponibilizamos soluções de recebimento que simplificam os pagamentos com cartão em sua loja.

Vamos juntos? Acesse o site e descubra as vantagens de ser Cresol.

Categorias: Comportamento