Como fazer um plano de negócios: confira 4 dicas

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Viajar sem mapa pode até ser uma aventura divertida, mas, se você quer chegar ao destino com segurança, é melhor traçar o caminho com antecedência. O mesmo ocorre no empreendedorismo: quem abre uma empresa precisa elaborar um plano de negócios, instrumento que ajuda a enfrentar os desafios do mercado. Vamos aprender mais sobre o assunto?
O plano de negócios é um documento que traz informações detalhadas sobre a empresa. Ele inclui desde a missão e os objetivos do empreendimento até uma análise dos pontos fortes e fracos.
O objetivo é identificar com antecedência quais serão os desafios naquele mercado. Assim, é possível antever erros e elaborar estratégias para evitá-los.
Voltando à comparação com o mapa de viagem, é como se o gestor já soubesse de antemão onde ficam os buracos da estrada. Desviar deles significa seguir adiante sem perrengue. Já quem não conhece a rota pode atolar ou furar um pneu, gerando atrasos e gastos extras.
O plano de negócios não acaba completamente com os riscos, mas é importante para elevar a segurança na jornada. Com ele, fica mais fácil administrar a empresa, já que as ideias permanecem organizadas e há um planejamento de como atingir as metas.
Esse documento também revela a real dimensão do projeto. Por exemplo, você consegue entender quanto custa manter as portas abertas, que tipo de qualificação exigir dos funcionários e quais investimentos são necessários para melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
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Mas, finalmente, quais informações devem constar num plano de negócios? Nós separamos alguns tópicos indispensáveis para inspirar você. Confira:
Aqui vêm os dados básicos sobre o empreendimento, a começar por missão, visão e valores. Vale descrever quem é o público-alvo, quais são os produtos ou serviços oferecidos e qual é o perfil de colaboradores desejado (o que aprimora os processos seletivos).
Ainda, é válido relatar o investimento total e o enquadramento tributário do negócio.
Aqui, o foco está em entender quem são os clientes – faixa etária, gênero, poder aquisitivo, por exemplo. Junto a isso, você deve conhecer a concorrência e os principais fornecedores do segmento. Dessa forma, é possível perceber quais são as demandas de consumo que ainda não foram atendidas, ou seja, quais são as oportunidades para você se estabelecer no mercado.
Dentro do plano de negócios, o planejamento do marketing consiste em descrever as estratégias para o público conhecer sua marca. Como a clientela vai saber que a loja existe? Como impulsionar as vendas? O preço praticado está de acordo com aquilo que as pessoas podem pagar? Essas são algumas questões a responder.
Nesse ponto, você descreve o dia a dia do empreendimento. É essencial saber os processos internos: quanto tempo demora para um produto ficar pronto, como será a logística da entrega e por aí vai. Esses informações servem para planejar tudo, dos itens que não podem faltar no estoque ao treinamento das equipes.
Obviamente, todo empreendimento tem custos. Entram na lista o investimento em equipamentos e insumos, os gastos com água e energia elétrica, a folha salarial, o capital de giro, os impostos… Todas as despesas devem aparecer em detalhes no plano de negócios.
Esses dados permitirão a você calcular o faturamento necessário para sustentar a operação.
Para completar, lembre-se de que uma empresa não é uma ilha isolada do mundo, pelo contrário. O cenário externo pode afetar bastante as vendas.
Reflita sobre os fatores de risco à sua lucratividade. Por exemplo: se você vende pamonha, uma seca pode prejudicar a produção de milho e encarecer os ingredientes. Já se seu negócio é organizar formaturas, haverá meses de trabalho intenso e outros mais fracos, pois esses eventos dependem do calendário acadêmico.
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Devemos admitir que a elaboração de um plano de negócios parece trabalhosa, não é mesmo? Porém, vale reiterar: investir alguns dias no planejamento é bem mais seguro que lidar com surpresas ao longo do caminho.
Por isso, separamos algumas orientações finais:
1. Tenha objetividade. Não precisa escrever um documento pomposo e cheio de firulas. A informação deve ser simples e direta.
2. Pesquise o mercado. Os hábitos de consumo podem mudar. A concorrência, idem. Fique alerta às tendências do seu nicho de atuação.
3. Examine os dados. Quem abre uma empresa às vezes tem uma ideia na cabeça, mas a realidade se mostra diferente. Em vez de seguir um planejamento fixo, aproveite as informações que você aprende no dia a dia para se adaptar às mudanças.
4. Atualize o plano de negócios. Esse sistema pode (e deve) ser revisado sempre que houver necessidade. Afinal, por mais minucioso que seja o mapa, sempre há um cantinho da estrada que só viajantes experientes conhecem.
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