Aprenda como atrair clientes para o seu negócio

Aprenda como atrair clientes para o seu negócio

Tempo de Leitura: 11 minutos

Atrair clientes é um desafio para qualquer tipo de empresa. Afinal, os consumidores são fundamentais para o sucesso de um negócio. Não basta apenas oferecer produtos e serviços de boa qualidade, caso não sejam utilizados adequadamente os recursos necessários para divulgá-los.

Em um mercado cada vez mais competitivo, os empresários precisam compreender a postura do público-alvo para alcançarem resultados expressivos. Do contrário, vão perder espaço para os concorrentes e ter dificuldades de obter um bom faturamento.

Neste post, vamos mostrar um passo a passo do que deve ser feito para atrair os clientes. Confira!

1. Como atrair mais clientes para o seu negócio

A receita para tornar um negócio interessante para o público-alvo começa com uma avaliação do proprietário sobre o funcionamento da empresa. Por isso, a recomendação é responder com bastante sinceridade às perguntas abaixo:

  • o que faz a empresa ser diferente das demais?
  • por quais motivos os clientes devem optar por investir no seu negócio?
  • o que a empresa tem feito para cativar os consumidores?
  • que aspectos podem ser melhorados na relação com o público-alvo?

O conteúdo das respostas ajuda o empresário a compreender como a organização se comporta e as ações necessárias para ter uma presença mais forte no mercado.

Pense na mensagem a ser destinada

Imagine que um empreendedor fez um empréstimo com o objetivo de fazer uma campanha de publicidade para divulgar a marca na mídia local (rádio, jornais etc.) e nas redes sociais. Sem dúvida, é um investimento importante para impulsionar as vendas.

Por outro lado, essa iniciativa somente terá o efeito esperado se as mensagens destinadas aos consumidores tiverem um conteúdo atraente. Para isso, devem apresentar as seguintes características:

  • mostrar os benefícios dos produtos e/ou serviços;
  • ser concisa, clara e objetiva;
  • tirar as dúvidas dos clientes sobre o uso da mercadoria;
  • ter linguagem adequada ao perfil dos fregueses e do veículo de comunicação
  • usar dados corretos e relevantes.

Dica: 4 dicas de como fazer o empréstimo ideal e usá-lo da melhor maneira na empresa

2. Entenda o seu cliente

Inegavelmente, os gestores de uma empresa devem ter um amplo conhecimento sobre como a organização está posicionada no mercado. Ou seja, verificar os diferenciais positivos em relação à concorrência e perceber o que é necessário para apresentar um desempenho ainda melhor.

Contudo, nenhum empreendimento vai aumentar o lucro de maneira sustentável caso não tenha a noção exata de quem são os clientes. Para isso, a recomendação é o empresário responder, com bastante prudência, aos questionamentos abaixo:

  • que informações possui sobre o público-alvo?
  • o que motiva os clientes a frequentarem o negócio?
  • como eles visualizam a empresa?

Também é interessante criar perfis de consumidores, destacando algumas características, como:

  • idade;
  • estado civil;
  • profissão;
  • cidade;
  • bairro;
  • renda.

À medida que se possui mais conhecimento sobre a postura dos clientes, maiores são as possibilidades de as medidas feitas para cativá-los alcançarem uma performance de alto nível.

Por melhor que seja um produto ou serviço, o conteúdo da mensagem deve ser adequado às necessidades e ao conhecimento do público-alvo. Se uma empresa perceber isso, estará dando um grande passo para se destacar no mercado.

3. Construa um plano de ação para atrair clientes

Conhecer os diferenciais da sua empresa e as características mais marcantes dos consumidores é uma ação positiva para qualquer empreendedor. Isso porque vai ajudá-lo a criar um plano para atrair os fregueses.

Em um momento de instabilidade econômica, o planejamento é uma medida crucial para uma organização estar atenta às tendências do mercado e mostrar para o público-alvo o que a torna especial em relação à concorrência.

Para o plano de atração de clientes ser bem elaborado, é necessário apresentar alguns fatores, por exemplo:

  • objetivo principal (divulgar como a empresa pode satisfazer os consumidores);
  • definição do público-alvo;
  • visão de como o empreendimento está posicionado no mercado;
  • estratégia para alcançar a meta (campanhas na mídia local, redes sociais, promoções, eventos na loja etc.);
  • estudo sobre como utilizar o orçamento disponível;
  • tempo de validade do plano (semestral, anual etc.).

Quando uma empresa apresenta um plano de marketing, maiores são as possibilidades de expandir as vendas e de tornar os consumidores mais fiéis. É importante contar com a ajuda de profissionais para definir as ações mais importantes para atrair os fregueses.

Agir com profissionalismo é uma forma de mostrar a seriedade do seu negócio, o que é visto de forma bastante positiva pelo público-alvo.

4. Invista em marketing e propaganda para atrair mais clientes

Com as ações de marketing devidamente planejadas, está na hora de investir nos recursos necessários para aumentar os lucros. Dependendo do porte da empresa, o ideal é optar pela mídia da região, onde o empreendimento está localizado.

Essa iniciativa é uma forma de fomentar a economia local e de trocar informações sobre como pode ser feita a divulgação do seu negócio. Há diversas ações para um empresário tornar uma marca mais visível como, por exemplo:

Distribuição de impressos (flyers, folders e panfletos)

Nesse caso, o indicado é mapear as áreas onde esses materiais serão entregues para o público-alvo. Também deve ser levado em consideração o horário em que serão distribuídos. O conteúdo deve ser atraente e contar com informações corretas e atualizadas.

Parcerias com outros empreendimentos

Imagine que você é um comerciante do setor de calçados e tem uma boa relação com o proprietário de um restaurante. Nesse caso, pode ser feita uma parceria em que os clientes dos dois estabelecimentos possam ter direito a descontos, dependendo do valor das compras.

Divulgação online

Se uma empresa não tiver um site nem um perfil em uma rede social, estará perdendo boas oportunidades de fechar negócios. Ignorar o potencial da internet é um erro gravíssimo. Muitos consumidores, principalmente os mais jovens, utilizam a rede mundial de computadores para acompanharem as promoções e ficarem bem informados.

Participação em eventos

Se for possível participar de eventos do setor em que os clientes possam ter acesso a produtos e a serviços, não perca a oportunidade de fortalecer a divulgação da marca e de elevar o faturamento.

Qualquer alternativa que contribua para a empresa crescer deve ser analisada. O importante é adotar ações que sejam viáveis para o empreendimento se manter ativo no mercado. Querer dar um passo maior do que a perna não vale a pena. Qualquer erro pode ser fatal para a sobrevivência de um negócio.

Programa de fidelidade

Valorizar os consumidores mais fiéis contribui bastante para aumentar as vendas. Afinal, qualquer cliente gosta de receber vantagens e descontos especiais. Ao adotar essa ação, o empresário também vai fomentar a famosa propaganda boca a boca, que continua sendo valiosa para atrair mais fregueses e fortalecer uma marca.

5. Como atrair clientes com marketing digital

Já ouviu falar de marketing digital? Se a resposta for não, é melhor buscar urgentemente mais conhecimento sobre essa forma de divulgar uma marca. Muitas empresas estão apostando em diversos recursos para se aproximarem dos consumidores, sabendo do potencial da mídia online.

Por isso, um empresário deve investir em ferramentas importantes para tornar o negócio mais visível para o público-alvo, como:

  • criação de perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram YouTube, etc.);
  • investimento em marketing de conteúdo (blogs, e-books, infográficos etc.);
  • aperfeiçoamento da usabilidade dos sites (tornar os produtos e serviços mais visíveis e acessíveis para o público-alvo);
  • ações voltadas para o contato digital mais direto com os clientes (e-mail marketing e envio de informações pelo WhatsApp ou por outros programas com essa finalidade).

O mundo digital está cada vez mais presente no cotidiano. As pessoas querem receber informações com qualidade e rapidez. Quanto mais fácil for para o cliente ter informações sobre uma empresa, maiores são as chances de ele procurar um contato e de fechar um negócio.

Outro fator relevante do marketing digital é a possibilidade de fazer anúncios nas redes sociais e no Google. Um dos motivos é que a publicidade online tem um alcance bem maior de internautas em relação a um post gratuito.

Esse investimento deve ser analisado com muita atenção, porque não adianta fazer um anúncio nas mídias sociais caso a audiência atingida esteja fora do público-alvo.

Para manter as vendas em um bom patamar e ter uma carteira de fregueses ativa, é essencial estar presente no pensamento do público-alvo. Isso pode ser devidamente concretizado, desde que haja um bom investimento em marketing digital.

6. Como atrair clientes com as mídias sociais

Um empresário bem informado sabe que as redes sociais são uma excelente alternativa para divulgar os produtos e os serviços. Hoje, muitas pessoas têm um perfil no Facebook, no Twitter e no Instagram, por exemplo. Além disso, muitos consumidores acessam o YouTube para assistir a vídeos que fornecem informações valiosas e influenciam na escolha de uma mercadoria.

Mas de que forma as mídias sociais podem contribuir para criar um relacionamento mais próximo entre a empresa e o público-alvo? Uma boa resposta é por meio de ações que mostram o foco de um estabelecimento em atrair mais clientes para o negócio, como:

  • divulgar promoções exclusivas para os seguidores de perfis da organização nas redes sociais;
  • responder com rapidez e clareza às demandas oriundas das mídias sociais;
  • promover enquetes para saber como os clientes avaliam o atendimento;
  • divulgar vídeos mostrando casos de sucesso com a participação de clientes;
  • realizar concursos culturais, pedindo para os clientes criarem uma frase em homenagem ao Dia dos Namorados, por exemplo.

As redes sociais, sem dúvida, têm um enorme potencial para fortalecer uma marca. Por outro lado, é fundamental que sejam administradas por profissionais habilitados. Assim, as ações terão mais chances de serem bem realizadas, e menor será o risco de divulgar informações que comprometam a imagem da empresa.

7. Como atrair clientes com marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo já é uma opção bastante viável de atrair clientes para uma empresa. Com a expansão do acesso à internet, os consumidores estão com uma postura mais ativa, buscando informações sobre as mercadorias e a qualidade do atendimento de uma loja antes de fazer a compra.

Nesse cenário, muitas organizações estão oferecendo conteúdos de caráter educativo para o público-alvo, englobando as seguintes ações:

  • posts em blogs corporativos;
  • e-books;
  • webinars (conferência online em que um assunto é abordado por um especialista para internautas inscritos);
  • infográficos;
  • vídeos.

Inicialmente, a intenção é fazer com que o cliente se identifique com a marca. Isso consiste no processo de conversão, em que um internauta consome informações de uma empresa e solicita receber conteúdos periodicamente de forma gratuita.

Dessa forma, o cliente em potencial pode assinar newsletters, receber e-mail marketing e baixar outros materiais, como e-books. Mas o processo de conversão não é tão simples quanto parece, porque é necessário seguir alguns critérios. Por exemplo:

  • oferecer informações que sejam úteis para o público-alvo;
  • produzir conteúdo de alta qualidade para cativar a audiência;
  • fazer títulos que chamem a atenção dos leitores (x dicas para passar no vestibular; saiba tudo sobre financiamento bancário etc.)
  • inserir uma Call to Action (chamada para ação) para prender o internauta e convertê-lo;
  • saber utilizar o link building (recurso que leva o leitor a outros sites para entender mais um assunto. Ainda assim, os websites não devem ser de concorrentes da empresa);
  • possibilitar que o leitor encontre alternativas para resolver uma demanda.

O marketing de conteúdo deve estar alinhado com as diretrizes da empresa. Além disso, os materiais produzidos devem ser amplamente divulgados nas redes sociais. Assim, poderão ser encontrados com mais facilidade pelos leitores.

Esse tipo de marketing tem como vantagens o baixo custo, a maior proximidade do público com a marca e o reconhecimento da empresa como uma autoridade no segmento onde atua. Inegavelmente, são fatores que influenciam positivamente as vendas e a imagem da marca.

8. Como atrair clientes com o seu site

Com a concorrência pela atenção da audiência cada vez mais forte na internet, é praticamente impossível uma empresa não ter um site. Por isso, é interessante adotar iniciativas para se diferenciar dos rivais.

Uma delas consiste no trabalho de SEO (Search Engine Optimiztion), que engloba técnicas para um site estar bem posicionado nos principais mecanismos de busca (Google e Bing). Nesse caso, o uso de palavras-chaves (expressões que tenham relação com o negócio) é essencial para uma empresa estar mais visível na rede mundial de computadores.

Também é válido fazer promoções exclusivas pelo site, assim como oferecer produtos e serviços por um preço mais em conta. Imagine que um proprietário de um restaurante ofereça descontos para os clientes que compram refeições pela página da empresa, em um determinado dia da semana.

Trata-se de uma iniciativa interessante e que exige bastante atenção. Isso porque o site deve ter um bom layout e ser facilmente acessado em dispositivos móveis. Possibilitar que o cliente faça uma compra pelo celular é um fator bastante valorizado atualmente.

Se você quer mostrar para o público-alvo como os serviços estão sendo reconhecidos, invista na publicação de vídeos no site. Eles devem ter depoimentos de clientes, mostrando como a empresa pode proporcionar um atendimento de alto nível.

Os consumidores gostam de seguir exemplos. Com vídeos bem produzidos, a probabilidade de cativar a audiência aumenta consideravelmente.

9. Como atrair clientes com e-mail marketing

Agora que você conseguiu convencer um cliente em potencial a acompanhar os conteúdos oferecidos pela empresa com periodicidade, está na hora de apostar na elaboração de e-mail marketing de boa qualidade. A receita para fazer isso deve priorizar alguns aspectos, como:

  • linguagem de fácil compreensão;
  • mensagem direta, curta e objetiva;
  • layout atraente;
  • ofertas e conteúdos imperdíveis para o público-alvo.

A recomendação é que o e-mail seja personalizado. Ou seja, que tenha o nome do destinatário no corpo da mensagem. Essa medida é excelente para criar uma maior afinidade com o leitor, o que é ótimo para fortalecer a relação entre o público-alvo e a empresa.

10. Como atrair clientes com propaganda em rádios e jornais

O poder da mídia tradicional não pode ser desprezado. Se um empresário quer conquistar mais clientes, deve pensar na possibilidade de fazer anúncio em rádios e jornais. Imagine um proprietário de uma loja de roupas recém-inaugurada em uma cidade de médio porte que almeja aumentar a visibilidade do próprio negócio.

Nessa situação, uma boa alternativa é apostar nos veículos de comunicação locais. Se o empreendedor deseja alcançar consumidores de várias regiões de uma cidade, uma medida inteligente é investir nas rádios e jornais de maior audiência no município.

Porém, isso deve ser feito por meio da análise do perfil do público-alvo. Afinal, os consumidores em potencial devem ser atingidos pelas propagandas veiculadas.

No caso de uma lanchonete que deseja conquistar os fregueses de um bairro, é válido publicar anúncios em jornais que circulam na região. É indicado ainda fazer propagandas em rádios comunitárias que possuem um bom alcance junto ao público-alvo.

Se for viável, o empresário pode usar um jornal local para disponibilizar um cupom de desconto para os leitores, por exemplo. Quanto mais formas de atrair o público-alvo forem utilizadas, maiores são as chances de a marca ser reconhecida e de ter resultados expressivos nas vendas.

11. Como atrair clientes com uma boa comunicação visual

Pense em uma loja de materiais de construção que tem preços competitivos, funcionários bem treinados, atendimento de alto nível e uma divulgação bem elaborada das promoções na mídia local.

Com efeito, são fatores positivos para o empreendimento envolver o público-alvo. Por outro lado, houve um erro que deve ser evitado ao máximo: o descuido com a comunicação visual. Essa situação pode ser verificada de algumas maneiras. Por exemplo:

  • mau estado de conservação do letreiro na entrada da loja;
  • os preços das mercadorias não são vistos com facilidade;
  • e os uniformes dos funcionários estão deteriorados pelo uso.

A recomendação é seguir o velho ditado popular: “a primeira impressão é a que fica.” Ou seja, todo cuidado é necessário com a aparência. Pensando nisso, é possível adotar algumas medidas que transformam a comunicação visual em uma grande aliada do seu negócio, como:

  • criação de uma logomarca que faça o consumidor identificar o empreendimento com facilidade;
  • uso de placas ou adesivos que ajudem os fregueses a localizarem os setores da loja rapidamente;
  • manutenção da limpeza do interior do estabelecimento e da calçada próxima à entrada;
  • publicação de anúncios em meios impressos e em outras plataformas que caracterizam o negócio de forma única e especial;
  • adoção de uniformes e crachás que facilitam a identificação dos colaboradores.

Ao mostrar que tem cuidado com a loja, um empresário já causa uma boa impressão no público-alvo, o que contribui bastante para impulsionar as vendas.

Dica: Contratação de funcionários: 5 dicas para você não errar!

12. Como atrair clientes para o seu PDV

A loja está bem organizada, a logomarca está muito bonita e os funcionários estão dispostos a trabalhar para bater as metas. Com certeza, são aspectos que ajudam a criar uma boa relação com a clientela.

É possível fazer algo mais para cativar os fregueses? Se a resposta for sim, você está certo. Não se pode esquecer de adotar medidas para atrair os consumidores para o PDV, mais conhecido como ponto de venda, local em que são expostos produtos e serviços para chamar a atenção da clientela.

Para o seu negócio alcançar o sucesso, vamos mostrar ações interessantes para conquistar o público-alvo. Confira!

Promoções

Não tem jeito. O freguês gosta mesmo é de preço bom. Ou seja, conseguir aquele famoso desconto que, no final das contas, ajuda a manter o orçamento familiar equilibrado. Se for possível, procure também oferecer promoções para os clientes mais fiéis. Assim, eles vão ficar mais engajados com a empresa, o que é ótimo para aumentar o faturamento.

Eventos internos

Sair da rotina é uma forma de chamar a atenção da freguesia e de motivar os funcionários. Para fazer isso, nada melhor do que promover um evento especial, como a comemoração do aniversário de uma loja.

Aproveite a oportunidade para oferecer brindes para os clientes e também cupons de desconto. Com criatividade e alegria, é possível se aproximar do público e elevar as vendas. Se for possível, ofereça petiscos e bebidas durante o evento. Afinal, o consumidor gosta de ser tratado com muito carinho. Tomando essa iniciativa fica fácil cativar os fregueses.

Comodidade e tranquilidade

A disputa por uma posição de prestígio no mercado está cada vez mais acirrada. Tendo isso em vista, o cenário atual exige do empresário capacidade de oferecer algo além de produtos e serviços de alta qualidade.

É necessário fazer algo que represente um diferencial marcante em relação à concorrência. Por exemplo, um restaurante acaba de iniciar as atividades em um bairro, onde existem outros estabelecimentos bem avaliados pelo público.

Porém, apresenta um aspecto que o diferencia dos demais: um estacionamento amplo para os clientes. Em cidades com um trânsito bastante movimentado, essa iniciativa é um fator que ajuda a aumentar a visibilidade do empreendimento.

Outra comodidade que agrada muito à clientela é oferecer o acesso gratuito à internet por meio de uma rede Wi-Fi, já que as pessoas têm cada vez mais necessidade de buscarem informações e de interagirem pelas redes sociais.

Além disso, muitos pais levam as crianças para fazerem compras. Se os filhos puderem brincar com jogos online em dispositivos móveis, os clientes ficarão mais à vontade para comprar.

E então, o que achou de aprender a atrair mais clientes para o seu negócio? Se você gostou dessas dicas e deseja conhecer mais alternativas para atrair clientes, é melhor assinar agora mesmo a nossa newsletter. Investir no conhecimento sempre vale a pena!

Leia mais