Produção Rural

Agricultura familiar: saiba como inovar e expandir seu negócio

Tempo de Leitura: 5 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

A tecnologia tem sido a maior fonte de transformação do agronegócio. A inovação tomou conta desse setor e, hoje, também se estende à agricultura familiar.

Novos recursos, equipamentos e técnicas garantem mais produtividade no campo. Isso vale tanto para as grandes fazendas quanto para os pequenos produtores.

Quer saber como experimentar esses benefícios na sua propriedade? Então confira, no artigo de hoje, as principais tendências tecnológicas que poderão ajudar você!

Inovação e tecnologia na agricultura familiar

Qualquer pessoa que viva do campo pode se valer das vantagens da tecnologia para melhorar a rotina de trabalho e expandir seus negócios. Aprimoramentos na gestão da propriedade, automatização de tarefas e aumento de produtividade são exemplos claros que indicam como a inovação é o melhor caminho para a agricultura familiar se tornar ainda mais próspera.

Dica: Conheça as vantagens e facilidades de ser um agricultor familiar

Abaixo, listamos alguns desses avanços. Eles já são realidade Brasil afora e podem ser implementados, também, aí onde você vive. Veja só:

Tecnologias de gestão para agricultura familiar

Um dos pontos-chave para a expansão do negócio do pequeno agricultor é otimizar a parte gerencial da propriedade. Ter controle sobre seus custos, detalhes técnicos e necessidades é fundamental para desenvolver uma gestão mais eficaz e produtiva.

Hoje, os smartphones já estão presentes no campo, servindo de base para a utilização de outras tecnologias e aplicações. Por exemplo, já existem ferramentas voltadas a auxiliar a gestão no campo.

Por meio de softwares de gestão, você, pequeno agricultor, tem um panorama das suas atividades, podendo controlar informações sobre a sua propriedade e realizar ações como:

  • contabilidade da propriedade;
  • gestão de insumos, logística, negociações, fiscal etc.;
  • análise de resultados técnicos e econômicos;
  • levantamento dos custos de produção;
  • comparação com outras propriedades.

De modo geral, um software de gestão rural pode oferecer um grande apoio à gestão do negócio, tornando-a mais transparente e controlável, além de poupar tempo com rotinas burocráticas. Dessa maneira, ele permite que você se dedique mais ao foco do seu negócio.

Dica: 6 dicas para aumentar a produtividade em sua produção rural

Equipamentos agrícolas

Na parte de maquinário e equipamentos agrícolas a tecnologia visivelmente deu um grande salto. A proposta de mecanização de lavouras e automatização de diferentes etapas impulsionou o desenvolvimento de novos recursos para otimizar o dia a dia no campo.

Nesse contexto, a agricultura familiar também foi muito beneficiada. Embora o emprego extensivo de maquinário não seja uma realidade nas pequenas propriedades, hoje já é possível ao agricultor familiar se utilizar de tratores e outras máquinas na rotina do seu negócio, mesmo que em menor escala.

As fabricantes de máquinas agrícolas, inclusive, notando a demanda desse setor, já desenvolveram máquinas voltadas especialmente para a agricultura familiar, que conciliam nível tecnológico, força e robustez a preços mais acessíveis.

Tratores, arados e colheitadeiras facilitam e modernizam a operacionalização do plantio e da colheita. Eles substituem a mão de obra humana, aumentando a produtividade e reduzindo os custos na agricultura familiar.

Dica: Capacitação de trabalhadores agrícolas: entenda como melhorar a produtividade

O acesso a esse tipo de tecnologia se difundiu bastante nos últimos anos, especialmente em razão do crescimento do cooperativismo e da atuação das cooperativas de crédito. Isso viabilizou a inclusão financeira de muitos agricultores, permitindo a eles realizarem investimentos em suas propriedades.

Tecnologia na preparação de solos

Outro ponto altamente estratégico fomentado pelos avanços da tecnologia na agricultura familiar são as modernas técnicas e os novos equipamentos para a preparação do solo. Graças às inovações no ramo das máquinas, o produtor tem mais agilidade e eficiência na hora de preparar a terra. Tratores e outros insumos auxiliam nessa tarefa, melhorando a qualidade do plantio, bem como seus resultados.

Dica: Empréstimo para produtor rural: custeio da safra

O solo, quando bem preparado, dá mais condições de a cultura se desenvolver de forma saudável, aproveitando melhor os nutrientes. Daí o grande benefício que inovar nesse aspecto traz para o pequeno agricultor.

Sistemas de irrigação

Em tempos de mudanças climáticas, os regimes de chuva no país estão alterados. Há períodos prolongados de seca em regiões como o Nordeste e o Centro-Oeste, afetando diretamente a produção agrícola. Os grãos não crescem, os frutos têm dificuldade para se desenvolver e a qualidade dos alimentos acaba comprometida.

Por isso, uma das ferramentas imprescindíveis à sobrevivência da agricultura familiar é o sistema de irrigação. A tecnologia mais moderna permite um uso eficaz da água. O resultado é que você consegue garantir a rega mesmo em períodos de estiagem, o que pode diminuir consideravelmente as perdas na próxima safra.

Modernização de insumos

Na agricultura familiar, também já é possível utilizar insumos que envolvam processos de fabricação e desenvolvimento mais sustentáveis, uma característica altamente competitiva.

Graças à inovação e aos novos métodos de pesquisa e produção, o agricultor tem acesso a insumos mais eficientes e a custos mais reduzidos, o que permite a ele adotar práticas de cultivo mais rentáveis.

Dica: Saiba como formar um preço de venda alinhado com o lucro desejado

Já vimos como as máquinas são importantes; porém, existem outros insumos igualmente relevantes e que devem estar presentes nas propriedades, como os modernos fertilizantes e adubos.

Baseados em pesquisas e estudos científicos, eles garantem a maior resistência, qualidade e produtividade do cultivo. As opções orgânicas, por exemplo, rendem alimentos de alta qualidade e minimizam o impacto ambiental.

Recursos para análises meteorológicas

Esse, sem dúvida, é um dos pontos mais relevantes para o agronegócio atual. Sabemos como esse setor sofre com as estiagens prolongadas, assim como com chuvas torrenciais, que devastam plantações e encharcam o solo, inutilizando-o para certas culturas.

Nesse cenário, a previsibilidade meteorológica é uma das áreas mais estratégicas para homem do campo. Hoje, por meio de equipamentos de monitoramento do tempo, o pequeno agricultor tem mais segurança e confiança na hora de investir na lavoura.

Dispositivos conectados a satélites monitoram em tempo integral e fornecem informações importantes para que estudiosos — e também o homem do campo — consigam analisar de maneira mais precisa as condições climáticas e, assim, planejar melhor o cultivo.

Controle de insetos e outras pragas

Em plantações de maior escala, técnicas de controle de insetos e pragas estão entre as grandes preocupações. Porém, esse tipo de problema não se restringe aos latifúndios.

Na agricultura familiar, o pequeno produtor também sofre com o surgimento de pragas nas plantações. Esse tipo de situação pode comprometer significativamente a qualidade e a produtividade da safra, causando grandes perdas financeiras.

Ou seja: a inovação no campo também se estende ao agricultor familiar quando o assunto é a proteção da lavoura. Os insumos químicos e biológicos para controle de pragas são alternativas interessantes para manter as pequenas propriedades livres de invasores indesejados, como insetos, fungos, bactérias e outras pragas.

Dica: Produtos agrícolas: 7 dicas para melhorar a qualidade

Conforme a tecnologia avança, esse tipo de insumo se torna mais sustentável e se utiliza de substâncias menos invasivas, mas igualmente eficientes, permitindo que o pequeno produtor ainda mantenha a naturalidade dos seus produtos. Portanto, na hora de inovar nesse ponto, é possível buscar soluções ecologicamente sustentáveis.

Recursos hídricos e energéticos

Além deles, existem também as estruturas de aproveitamento da energia solar. Essa é uma forma de utilizar um recurso natural, disponível em abundância, para baratear os custos.

A energia do sol pode substituir, por exemplo, o óleo diesel e a gasolina dos motores de equipamentos. Dá para poupar dinheiro e ainda manter a produção num nível constante – lembrando que as redes de distribuição sofrem quedas frequentes no campo. Sem contar que essa matriz energética é mais limpa e sustentável.

Já o emprego de poços artesianos, bombas d’água e máquinas para captação da chuva auxilia o produtor rural a ter irrigação adequada mesmo nos períodos em que a chuva não é suficiente. Isso assegura recursos hídricos em quantidade certa para a irrigação das lavouras e o manejo dos animais.

Crédito rural na Cresol

Na realidade atual, inovação e agricultura familiar se tornaram conceitos complementares para quem busca expandir seu negócio. E, com o apoio de uma cooperativa de crédito, todas as tecnologias citadas neste artigo podem fazer parte da rotina de sua propriedade, otimizando a produção, elevando a qualidade e oferecendo mais rentabilidade para você e sua família.

A Cresol disponibiliza diversas linhas de crédito para representantes da agricultura familiar. Nos programas de crédito de custeio, você consegue recursos para adquirir insumos e bancar as despesas do dia a dia. Já o crédito de investimento apresenta meios para quem quer modernizar a infraestrutura e migrar para um modelo de negócio mais sustentável. Acesse os links e conheça as opções!

Nós também atualizamos bastante este blog, trazendo novidades sobre educação financeira e outros conteúdos voltados ao produtor rural. Continue nos acompanhando nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos assuntos!

E, se você gostou do post, não se esqueça de compartilhar o link entre seus amigos. Juntos vamos ajudar mais pessoas a prosperarem com a agricultura familiar. Até a próxima!

Categorias: Produção Rural