Agricultura Familiar

Dia Mundial do Campo: uma data para debater, refletir e agradecer

Dia Mundial do Campo: uma data para debater, refletir e agradecer
Tempo de Leitura: 2 minutos

“Se o campo não planta, a cidade não janta” esse é um dos lemas dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, uma terra que gera os alimentos servidos na mesa de milhares de lares de todo o mundo. E para homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade, celebra-se em 05 de maio, o Dia Mundial do Campo. Em algumas regiões do Brasil, no entanto, a data pode ser celebrada no dia 10 de maio.

É no campo que brotam as oportunidades para o desenvolvimento econômico de muitos países. De acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgada pela Foodnews (2018), Estados Unidos, Países Baixos, Brasil, Alemanha e França, são os principais produtores e exportadores agrícolas do mundo. 

No Brasil, segundo o Censo Agropecuário (2017), há mais de 5 milhões de pequenos, médios e grandes produtores rurais. A agricultura influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do país. Em 2019, a soma de bens e serviços gerados no Brasil por meio do agronegócio, chegou a R$ 1,55 trilhão, valor equivalente a 21,4% do PIB país.

No campo, o agricultor encontra oportunidade de renda, trabalho e desenvolvimento.
Foto: Reprodução/iStock

O maior desafio do agricultor hoje, é a geração de alimentos que possam abastecer uma população mundial com mais de 7 bilhões de habitantes, sem causar prejuízos para o meio ambiente. Por isso, a exploração consciente e sustentável da área rural tornou-se uma tarefa de todos que trabalham direta ou indiretamente com o campo.

Neste Dia Mundial do Campo, a Cresol lembra que o campo é um espaço de vida, onde cultura, democracia, educação, saúde, lazer e trabalho, são produzidos com amor, dedicação, resiliência e respeito. Nesta data, aproveite para refletir sobre a importância do campo na sua vida e agradeça pelo alimento que está em sua mesa.

Categorias: Agricultura Familiar , Especiais