Sistema Valores a Receber: o que é e como funciona?
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Sabe aquela sensação boa de encontrar uma graninha que você não espera, como uma nota que ficou no bolso de uma roupa? Existe um serviço criado justamente para ajudar os brasileiros a consultar se têm dinheiro esquecido em alguma instituição financeira, o Sistema Valores a Receber.
Ficou curioso? No artigo de hoje, te explicamos o que é o SVR e como você pode utilizar essa ferramenta.
Índice
O que é o Sistema Valores a Receber?
O Sistema Valores a Receber, também conhecido como SVR, é um serviço criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) no qual é possível consultar se pessoas físicas e jurídicas possuem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, cooperativa de crédito, consórcio ou outra instituição financeira.
O serviço permite verificar valores referentes a:
- contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- cotas capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- recursos não procurados de consórcios encerrados;
- tarifas cobradas indevidamente;
- parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente;
- contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
- outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Além de identificar se você tem direito a essa grana, o SVR também explica o que fazer para resgatar a quantia.
Quando surgiu o Sistema Valores a Receber?
O SVR foi anunciado pelo Banco Central em junho de 2021 e entrou em operação em janeiro de 2022. Na época, a estimativa do Bacen era de que a soma disponível para devolução aos brasileiros chegava a R$ 8 bilhões. Eram valores que pertenciam aos clientes, mas muitos nem sabiam que tinham direito ao dinheiro.
Após um período inicial de consultas, o serviço foi suspenso temporariamente. Agora o Banco Central reabriu o Sistema Valores a Receber para uma segunda fase de acesso com novas funcionalidades. São cerca de R$ 6 bilhões de valores a receber disponíveis para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.
Para que serve o SVR?
O Sistema Valores a Receber é um serviço que permite aos cidadãos e empresas consultar e saber como solicitar eventuais saldos disponíveis em entidades supervisionadas pelo Banco Central, incluindo bancos e cooperativas de crédito.
O objetivo do sistema é facilitar a devolução de valores esquecidos em instituições financeiras do Brasil, tanto para pessoas físicas como para empresas.
Além de ser auxiliar no processo de resgate do dinheiro, o SVR ajuda ainda a movimentar a economia, uma vez que os brasileiros podem usar os recursos para investir em novos produtos e serviços.
Como funciona o Sistema Valores a Receber?
O Sistema Valores a Receber é um serviço gratuito e funciona por meio de um site exclusivo criado pelo Banco Central.
Na página, os cidadãos e empresas inserem seus dados e fazem a consulta para verificar se possuem algum valor para ser resgatado em instituições financeiras do país referentes. A informação é divulgada na mesma hora.
Caso haja dinheiro disponível, é possível avançar para uma nova etapa e verificar como receber a quantia de volta. A solicitação da devolução pode ser realizada diretamente pelo sistema, onde você informa uma chave PIX, ou por meio do contato direto com o banco ou instituição nos canais informados no SVR.
Quando poderá ser feito o resgate dos valores?
A solicitação de resgate de valores esquecidos por meio do SVR já está disponível para qualquer pessoa física ou jurídica. Após o pedido de recebimento do dinheiro, as instituições têm até 12 dias para fazer a devolução.
A nova fase de funcionamento do Sistema Valores a Receber começou em fevereiro deste ano e conta com mais ferramentas. Entre elas, uma sala de espera virtual quando muitas pessoas estiverem acessando o serviço ao mesmo tempo e informações sobre resgates solicitados em casos de contas conjuntas.
Como acessar o Sistema de Valores a Receber?
O acesso ao Sistema Valores a Receber é fácil e intuitivo. Para consultar se você possui valores a receber, basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico e inserir seu CPF e data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.
Caso haja algum valor a ser devolvido, é preciso acessar o sistema usando uma conta gov.br. Devido ao sigilo bancário, a conta precisa ser nível prata ou ouro para pessoas físicas ou ter o CNPJ vinculado (se for uma pessoa jurídica). Essa medida é importante para garantir proteção às suas informações pessoais.
Depois de acessar a página, ler e concordar com os termos de uso, você verá na tela o valor a receber, a origem e os dados da instituição financeira. Em seguida, aparecerá a opção para solicitar a devolução do valor a partir do próprio SVR.
Nessa hora, é preciso escolher a sua chave PIX para que o valor chegue até você.
Quando a opção de resgate via PIX não estiver disponível, é necessário contatar a instituição onde o dinheiro está para requerer o montante.
Lembre-se de guardar o número do protocolo de atendimento. Também fique atento para não cair em golpes. Mantenha medidas de cibersegurança, como não compartilhar sua senha com outras pessoas e certificar-se de que está acessando o site correto.
É possível consultar no SVR os valores a receber de alguém já falecido?
Uma das novidades da nova fase do Sistema Valores a Receber lançada em 2023 pelo Banco Central é a possibilidade de consultar e solicitar valores de cidadãos que já faleceram.
Herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais podem fazer a consulta da mesma maneira, acessando o site e inserindo o CPF e data de nascimento da pessoa falecida.
Se houver alguma quantia a ser resgatada, você deverá fazer o login com a sua conta gov.br (a sua mesmo!), confirmar os dados e entrar em contato com o banco, cooperativa ou instituição onde está o dinheiro. Eles irão informar qual a documentação precisa ser apresentada para o resgate do valor.
Prospere com a Cresol
E aí, gostou do conteúdo? Com o Sistema Valores a Receber você consegue consultar e solicitar o resgate de quantias esquecidas no banco ou em outra instituição financeira. E, vamos combinar, uma graninha extra é sempre bem-vinda!
O SVR é um serviço gratuito e seguro do Banco Central. Mas se você está precisando de outras soluções financeiras, entre em contato com a Cresol. Seja para poupar, ter mais crédito ou investir no futuro, nós ajudamos pessoas físicas, empresas e propriedades rurais a alcançarem uma vida mais tranquila e próspera.
No nosso blog também compartilhamos conteúdos e dicas para garantir o seu bem-estar. Vem junto!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.