Educação Financeira

Consórcio: quatro dicas para investir nessa modalidade de crédito

Consórcio: quatro dicas para investir nessa modalidade de crédito
Tempo de Leitura: 2 minutos

O consórcio é um investimento simples, acessível, seguro e econômico, que pode ser usado para realizar os seus sonhos. Essa modalidade de aquisição é baseada na união de pessoas, que têm o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço. 

No consórcio, os integrantes contribuem mensalmente com um valor pré-determinado, formando uma poupança comum a todos. Para te motivar a investir nessa modalidade de crédito, a Cresol preparou algumas dicas. Confira!

* Escolha uma administradora de consórcios regulamentada e fiscalizada pelo BCB

De acordo com a Lei nº 11.795, conhecida como a Lei dos Consórcios, as entidades precisam estar regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) e devem cumprir todas as exigências da legislação e normativos. 

Antes de contratar o serviço, verifique se a empresa está apta a honrar com os compromissos que venha a assumir com os cotistas. Pesquise nas redes, converse com pessoas que contrataram o serviço e não tenha medo de fazer perguntas para a empresa.

A Cresol Consórcios é a melhor maneira para você planejar suas conquistas. Você escolhe o bem, a parcela que melhor se enquadra em seu orçamento, o prazo para pagar e fica mais perto das suas realizações com as vantagens de uma compra sem juros e sem entrada.

* Busque um plano que cabe no seu orçamento

O consórcio tem regras determinadas por lei, porém a entidade que comercializa essa modalidade de crédito pode criar planos específicos para cada um dos seus clientes. 

Por isso, é importante conhecer seu orçamento e buscar uma empresa que ofereça condições que cabem no seu bolso. Fique atento ao valor do crédito, taxa de administração, prazo, entre outros pontos que variam de uma empresa para outra.

* Considere possíveis imprevistos

O consórcio é um investimento de médio e longo prazo, por isso é importante separar uma parte do seu dinheiro para lidar com possíveis imprevistos. Dessa forma, você não corre o risco de atrasar as parcelas, ficar inadimplente, comprometer o andamento do grupo e atrasar seus sonhos.

* Tenha uma reserva financeira

Você não consegue prever um problema financeiro, mas pode estar preparado para lidar com esses imprevistos. É importante que você tenha uma reserva financeira para se apoiar em caso de emergência. É importante escolher um produto financeiro seguro e com liquidez diária para garantir o seu bem-estar e o da sua família.

Na Cresol, as opções de investimento possuem liquidez de curto, médio e longo prazo. Além disso, você pode programar a aplicação para o dia que escolher, assim poupar torna-se um hábito.

Categorias: Educação Financeira