Sustentabilidade

Carbono Zero: o que é, importância e aplicação

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Não é de hoje que as questões climáticas têm ganhado o centro de debates e discussões no mundo dos negócios. A preocupação com o futuro do planeta já faz parte da vida das pessoas em suas escolhas e práticas diárias, e também das empresas, que podem se diferenciar perante seu público ao realmente se comprometerem com a sustentabilidade. Diversas são as ações que estão sendo adotadas para fazer parte da construção de um mundo mais sustentável para todos. Uma dessas iniciativas é o Carbono Zero, que tem ganhado cada vez mais adeptos e reconhecimento de sua importância para toda sociedade

Hoje, nós vamos falar mais sobre esse tema para que você também saiba como cooperar com essa ação!

Carbono Zero: o que é?

Trata-se de uma política para reduzir e, até mesmo, zerar a emissão de carbono na atmosfera. De forma mais sucinta, é um sistema de compensação: uma empresa, durante seu processo, queima gases do efeito estufa e, então, busca neutralizar gases que já foram emitidos. 

Saiba mais: Descubra o que é e como reduzir a pegada de carbono

Como surgiu?

O berço do Carbono Zero foi no Japão, na cidade de Kyoto, no ano de 1997. Na oportunidade, para a Conferência das Partes, mais de 140 representantes de diversos países estiveram presentes, com o objetivo de debater ações e metas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa à atmosfera. 

O resultado desse encontro foi um documento nomeado como “Protocolo de Kyoto”, um tratado assinado por 55 países. A partir dele, derivou-se o conceito de Carbono Zero. 

Com o passar do tempo, as metas foram sendo atualizadas e novas definições foram surgindo, sempre visando ao objetivo principal: a redução da emissão de gases. 

Você sabe o que é crédito de carbono?

O termo crédito de carbono está relacionado aos cálculos que estimam as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Em tese, a matemática funciona da seguinte forma: 1 tonelada de CO2 que não foi para a atmosfera é considerada como 1 crédito de carbono.

Banner Mercado de Carbono

Essa é uma maneira de tornar as ações de redução mais tangíveis. Assim, cria-se um mercado de compra/venda de créditos de carbono, visando sempre à diminuição dos efeitos. 

Quais são os perigos do aquecimento global?

Caso as medidas do Carbono Zero não sejam seguidas, poderemos observar, ao longo do tempo (e vale lembrar que muito disso já vem acontecendo), diversos fenômenos naturais de grande escala.

Períodos de calor intenso, secas, inundações e furacões são alguns exemplos. Também podemos citar o derretimento das geleiras, que impacta diretamente no aumento do nível do mar. 

Por isso é essencial que pessoas e empresas atuem ativamente nas iniciativas relacionadas ao Carbono Zero. Trata-se de uma forma de investir recursos financeiros para viabilizar projetos ambientais. Vale lembrar que os maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa são os desmatamentos, as queimadas e a falta de políticas ambientais que ofereçam suporte e apoio para a manutenção de áreas verdes.

Qual é a importância do Carbono Zero?

O futuro se constrói hoje: a iniciativa Carbono Zero é uma forma de garantir um mundo mais saudável para as futuras gerações. A consciência da gravidade da situação é o primeiro passo para práticas mais sustentáveis. 

O desequilíbrio gerado pela ação humana na natureza faz com que seja urgente sociedade e empresas adotarem iniciativas socioambientais em seu dia a dia. Apesar de parecer pequena, toda ação tomada em prol do planeta tem impacto positivo. 

É aquele ditado: de grão em grão, a galinha enche o papo. Ou seja, se cada um, dentro de suas possibilidades, fizer a sua parte, os resultados serão maiores e melhores!

Temos observado o aumento da temperatura da Terra em 1ºC desde a Revolução Industrial; pode parecer pouca coisa, mas seu efeito sobre todo ecossistema, no longo prazo, pode ser devastador. E os gases do efeito estufa estão diretamente ligados a essa mudança. Por isso, é urgente mudar nossos hábitos. E cooperando teremos ainda mais sucesso!

Saiba mais: Impactos do cooperativismo de crédito no Brasil

Carbono Zero no Brasil

De forma única e centralizada, o Brasil não conta atualmente com uma iniciativa voltada ao Carbono Zero. Mas, de maneira pontual, grandes empresas e ações realizadas em âmbitos menores têm ganhado visibilidade e mostrado a adesão do nosso país nesse objetivo

Desde a educação nas escolas, passando pelas ações individuais e chegando às ações de maior amplitude em empresas, todo movimento em prol do Carbono Zero é bem-vindo e tem seu valor. 

Plantação de árvores, reflorestamento e uso de materiais e tecnologias limpas são alguns exemplos práticos. 

Aqui na Cresol, estamos continuamente apoiando e investindo em iniciativas e ações que promovam a sustentabilidade. Afinal, por meio dos princípios do cooperativismo, sabemos de nossa responsabilidade com a sociedade em geral. 

Convidamos você a fazer parte de tudo isso com a gente: conheça o cooperativismo, a Cresol, nossas soluções e saiba mais sobre como cooperar com um mundo mais justo e sustentável para todos.

Vem junto. Somos a Cresol!   

Categorias: Sustentabilidade