Por que é importante contratar seguros?

Por que é importante contratar seguros?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Ninguém sabe como será o dia de amanhã. Por mais que você planeje as despesas da casa e controle as finanças com atenção, às vezes acontecem imprevistos que extrapolam o orçamento. Nessas horas, é bom contar com um ajuda extra, e contratar seguros pode ser uma excelente opção para dar mais tranquilidade à sua família.

Hoje vamos explicar o que é um seguro, como esse tipo de serviço funciona e quais são as vantagens para o público. Fique conosco!

Seguros: o que são e como funcionam?

O seguro é um contrato entre uma pessoa, física ou jurídica, e uma seguradora. Essa empresa se compromete a indenizar o cliente em caso de sinistro, ou seja, um evento inesperado.

Por exemplo, se você fizer seguro de sua casa e depois houver um princípio de incêndio na cozinha, a seguradora poderá cobrir os custos dos reparos. Basta que esse acidente esteja previsto na apólice, o documento que formaliza o acordo.

Para viabilizar a operação, a empresa cobra o chamado prêmio. Esse é o valor que você deve desembolsar para contratar seguros. O dinheiro arrecadado com os prêmios dos consumidores forma uma reserva financeira, de onde também sairão as quantias para arcar com as indenizações.

Em algumas modalidades de contrato, a seguradora exige, ainda, pagamento de franquia. Trata-se de um percentual que o segurado paga, após o sinistro, para ter direito de acionar o seguro.

O site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) traz outras informações sobre o assunto. Acesse o espaço Orientação ao Consumidor para baixar uma cartilha com tudo que você precisa saber sobre seguros.

Seguros disponíveis na Cresol

A Cresol oferece diversas opções de seguros aos cooperados. Essa é uma maneira de proteger ainda mais o que importa para você. Confira:

Seguro Viagem

Esse serviço é ótimo para garantir férias sem perrengue. Ele cobre diversos imprevistos, do extravio de bagagens às despesas médicas. Assim você pode aproveitar ao máximo o seu tempo para descansar, conhecer lugares novos e viver aquelas experiências inesquecíveis de uma viagem.

Dica: Saiba como planejar uma viagem em família

Vida Individual

É claro que vidas não têm preço. Porém, se um dia você faltar para a família, a ausência do seu salário vai comprometer o orçamento da casa.

Por isso, o seguro de vida prevê indenização para morte, doença grave ou invalidez por acidente, entre outros serviços.

Residência

Contratar seguro do imóvel ajuda a manter seu lar protegido. Entre as coberturas possíveis, estão incêndio, queda de raio, vendaval, roubo e até impacto de veículos.

Também há assistências para mão de obra de eletricista, encanador ou outros prestadores de serviços de manutenção.

Automóveis e Motos

O seguro do veículo oferece mais comodidade para você lidar com os problemas. Ele cobre avarias de diversas naturezas, inclusive danos causados a terceiros em acidente.

Ainda, você pode contar com assistência 24 horas por dia para reboque, troca de pneus ou auxílio em caso de pane.

Seguros para empresas

Contratar seguros também é uma forma de resguardar o patrimônio de sua empresa, independentemente de segmento ou porte. É possível cobrir desde os riscos referentes a acidentes pessoais de colaboradores até danos a equipamentos.

Acesse nossa página no link ao lado e conheça todas as opções de seguro empresarial da Cresol.

Seguros para empreendimento rural

Quem atua no campo está sujeito a outros perigos, geralmente relacionados às intempéries. Uma tempestade de granizo, por exemplo, pode causar danos irreparáveis à lavoura. Já os períodos de seca aumentam as chances de incêndios florestais.

Para proteger sua produção agrícola, a Cresol disponibiliza seguros de empreendimento rural. Acesse o link ao lado e veja as modalidades!

A importância de contratar seguros

Uma das vantagens de contratar seguros é a economia. À primeira vista, um serviço desses talvez pareça um gasto a mais, mas ele funciona como um investimento no seu futuro.

Pense bem: é mais barato pagar a franquia do seguro do carro ou arcar com o conserto inteiro do automóvel? Em geral, a segunda opção fica bem mais salgada.

Sem contar que alguns sinistros podem ser ainda mais onerosos. Você pode até ter uma reserva de emergência, mas será que o dinheiro é suficiente para comprar uma casa nova? Ou custear o tratamento de uma doença?

A questão vai além do dinheiro. Isso porque um imprevisto costuma mexer com os nossos ânimos.

Quem ficou sem ter onde morar por causa de uma enchente ou perdeu familiares num acidente de trânsito nem sempre tem condições emocionais de lidar com a parte prática. Desse modo, é importante o apoio de uma seguradora para resolver os assuntos financeiros, o que confere o mínimo de conforto num momento difícil.

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Continue acompanhando o blog da Cresol para mais dicas de educação financeira e investimentos pessoais. Até a próxima!

Leia mais