Comportamento

6 maneiras de se divertir gastando pouco

6 maneiras de se divertir gastando pouco

Jantar fora, pegar um cinema, viajar para o litoral no fim de semana. Esses são ótimos exemplos de programas para fazer com a família e os amigos. O problema é que, muitas vezes, as atividades de lazer custam caro. Será que tem como se divertir sem estourar o orçamento do mês?

A resposta é sim. Com um pouco de criatividade, você pode encontrar alternativas econômicas para os momentos de folga. A seguir, damos algumas sugestões do que fazer com pouco dinheiro. Continue conosco e surpreenda-se com as opções!

Dica: Descubra como viajar gastando pouco

1. Aposte no turismo local

O Brasil está cheio de cartões-postais. Tem muita gente que sonha em conhecer pontos turísticos como o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, ou o Pelourinho, em Salvador.

Esses lugares são lindos, mas você já reparou nas belezas ao seu redor? É bem provável que seu bairro também ofereça algum atrativo. Parques, praças e museus rendem um passeio superagradável. E o melhor: sem despesas com hotel ou passagem aérea.

Experimente circular mais pela sua região. Além de valorizar os empreendimentos locais, que geram emprego e renda para a população, esse hábito pesa bem menos no bolso.

Dica: Educação financeira pessoal: 8 passos para começar a sua

2. Procure descontos na internet

Já faz alguns anos que os sites de compras coletivas surgiram por aqui. Eles continuam sendo uma boa pedida para quem deseja quebrar a rotina gastando menos.

Por exemplo, esses serviços oferecem promoções em restaurantes. Dá para experimentar um prato novo e pagar um valor camarada pela janta. 

Outra vantagem são os descontos em ingressos de cinema, casas de shows e peças de teatro. Assim, você consegue aproveitar mais atrações culturais na cidade.

Prefere praticar algum esporte? Então busque por corridas de kart, pistas de boliche e demais estabelecimentos do tipo. Muitos deles garantem condições especiais para clientes dos sites de ofertas.

3. Cadastre-se em newsletters

Outro segredo para a diversão barata é garimpar oportunidades. Nesse caso, você deve acompanhar de perto o calendário promocional dos estabelecimentos.

Tem lanchonete que serve dois hambúrgueres pelo preço de um – porém, somente em determinados dias de semana. Datas comemorativas, como o aniversário da loja, também costumam render brindes para os visitantes.

A melhor maneira de ficar por dentro dessas novidades é se cadastrando na newsletter da empresa. Desse modo, você recebe atualizações periódicas por e-mail e pode saber, antes de todo mundo, quais serão os dias vantajosos.

Ainda, vale a pena seguir as marcas nas redes sociais. Muitas realizam sorteios de tickets, vales-compras e mimos variados.

Quer realizar seus sonhos? Planejar é o primeiro passo! Saiba mais no vídeo abaixo:

4. Reúna os amigos em casa

Quando até as promoções estão meio salgadas, você tem como se divertir em casa. Vai dar um pouco mais de trabalho, mas o resultado compensa.

Pense bem. Comprar comida no supermercado sempre sai mais barato que pagar pela refeição no restaurante, né? O mesmo vale para as bebidas. O custo de uma cerveja no bar pode equivaler a um fardo inteiro no varejo.

Ou seja: em vez de sair para a balada, junte sua turma no conforto do próprio lar. Prepare umas comidinhas, escolha uma playlist animada e deixe a festa acontecer!

Se a situação financeira estiver muito apertada, cogite dividir as despesas com os convidados. Juntos, todos podem colaborar para espantar a crise.

5. Descubra novos lugares

Divertir-se, muitas vezes, significa viver novas experiências. Portanto, é preciso variar o cenário.

Que tal conhecer um lugar diferente? Pode ser aquele barzinho na esquina, um restaurante um pouco mais longe de casa ou um parque no município vizinho.

Dê uma chance ao desconhecido. Você pode se surpreender positivamente.

Talvez a lanchonete que você nunca frequentou tenha comida boa e a um preço acessível. Já pensou em todos os programas legais que sua família deixou de fazer simplesmente porque preferiu continuar com os mesmos hábitos? A vida é muito curta para tanta repetição.

6. Faça a carteirinha de estudante

Por último, aqui vai uma dica para quem tem filhos em idade escolar, está na faculdade ou cursa uma pós-graduação. Qualquer pessoa que estiver matriculada numa instituição de ensino pode solicitar o Documento Nacional do Estudante

A carteirinha assegura o benefício da meia-entrada em diversas situações, do jogo de futebol ao espetáculo de teatro. A economia no fim do mês pode ser grande! Para melhorar, os usuários participam do Clube DNE, com descontos exclusivos em roupas, eletrônicos e muito mais.

A carteirinha de estudante é válida em todo o território nacional. O documento é padronizado entre as principais entidades estudantis: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Viu como se divertir pode sair bem mais em conta? Se você gostou do artigo de hoje, aproveite para compartilhar as dicas com seus amigos. Até a próxima!

Categorias: Comportamento