Comportamento

Entenda a importância de incluir esportes na sua vida

Entenda a importância de incluir esportes coletivos e individuais na sua vida
Tempo de Leitura: 5 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Muito se fala sobre os benefícios da prática de esportes para nosso desenvolvimento, saúde e bem-estar. E é por isso que tanta gente tem buscado conhecer opções de esportes coletivos e individuais, visando encontrar a modalidade mais prazerosa. Mas além do condicionamento físico, a busca por performance e bons resultados também nos leva a incorporar vários aprendizados em nosso dia a dia.

É esse o seu caso?

Aqui, você vai entender que a prática esportiva, além de ser uma ótima maneira de se divertir, tem o poder de transformar nossas vidas. Saiba mais sobre as principais modalidades de esportes coletivos e individuais. Acompanhe!

Qual a importância do esporte na vida das pessoas?

Antes de mais nada, é preciso dizer que o esporte, além de ter uma forte relação com o cooperativismo, é sinônimo de qualidade de vida. Diversos estudos comprovam que a prática esportiva faz bem para nosso corpo e mente, a partir de benefícios como aumento da disposição, desenvolvimento motor, cognitivo e físico, liberação de hormônios importantes para o nosso organismo e melhora da qualidade do sono.

Mas não é “só” isso. Os esportes, sejam eles coletivos ou individuais, também impactam nossa vida social, promovendo transformações no nosso jeito de se relacionar com o mundo e com as pessoas. Prova disso, são os diversos projetos sociais relacionados ao esporte, que também ajudam milhares de jovens em situação de vulnerabilidade.

O trabalho em equipe, a disciplina e o senso de responsabilidade são algumas das outras características que o esporte consegue inserir no comportamento das pessoas, provando seu poder de realmente mudar nossa vida em aspectos que vão além dos benefícios para a saúde. 

E a boa notícia é que existem modalidades esportivas para todos os gostos! Basta escolher a que te agrada mais ou faz mais sentido para você, e começar a aproveitar os benefícios.

O que são esportes coletivos?

Em resumo, esportes coletivos dizem respeito às práticas que são realizadas por um grupo de duas ou mais pessoas que, ao formarem um time, passam a ter um objetivo em comum. Se você é do tipo de pessoa que gosta de trabalho em equipe, os esportes coletivos podem ser uma boa opção para você.

Vamos conhecer as modalidades mais tradicionais?

Futebol

Apesar de ter origem na Inglaterra, o futebol desperta, há centenas de anos, a paixão no povo brasileiro e já se tornou uma parte muito importante da cultura do nosso País

O esporte é tão popular que diversas sub-modalidades foram criadas ao longo dos últimos anos e, hoje, pode ser praticado na grama, na areia, na quadra e até na terra. Basta unir um grupo de pessoas interessadas em se divertir e uma bola para que o jogo comece.

Basquete

O basquete entra na lista dos esportes coletivos mais populares e é, inclusive, uma das modalidades olímpicas mais assistidas do mundo — estima-se que existam 500 milhões de fãs do esporte em diversos países. 

No geral, a competição é realizada entre duas equipes, com cinco jogadores cada, que têm o objetivo de acertar a bola na cesta do campo adversário.

Vôlei

No Brasil, o vôlei é até mais popular do que o basquete e quase todo mundo já praticou a modalidade nos tempos de escola. O vôlei pode ser praticado na quadra ou na areia, e o objetivo é fazer pontos ao fazer com que a bola caia na quadra do time adversário. 

As partidas podem ser realizadas por equipes de seis (no caso da quadra) ou duas pessoas (no caso da areia).

Handebol

De forma resumida, o handebol é o futebol jogado com as mãos. Apesar de pouco disseminado no Brasil, trata-se de uma modalidade esportiva bastante praticada em muitos lugares do mundo e reúne duas equipes com sete jogadores cada, que têm o objetivo de fazer gols no adversário.

Futsal

O futsal, modalidade esportiva criada no Brasil na década de 1940, é a versão disputada em quadra do futebol que reúne dois times com cinco jogadores cada. A principal diferença entre o futebol e o futsal é a velocidade característica dessa última modalidade, que exige muito preparo físico dos atletas durante os 40 minutos de partida.

O que são esportes individuais?

Agora, se você não é tão ligado em trabalho em equipe e prefere focar no seu próprio desempenho, os esportes individuais podem ser o melhor caminho para você inserir a prática esportiva na sua rotina.

Confira algumas das principais modalidades:

Tênis

Podendo ser praticado em terra batida, piso sintético ou grama, o tênis é disputado por pessoas que se enfrentam na partida e têm o objetivo de rebater a bola para o campo adversário. Cada disputa dura três ou cinco sets, conforme define as regras da competição. 

Vale ressaltar que o tênis também pode ser praticado em dupla, mas a modalidade mais popular é mesmo a individual.

Surfe

Ao ser incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, o surfe ganhou bastante popularidade nos últimos meses. Inclusive, o brasileiro Ítalo Ferreira ficou com a medalha de ouro. Além disso, a modalidade conta com outros atletas de grande expressão, como Gabriel Medina (tricampeão mundial), Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb (vice-campeã no feminino).

Na modalidade, o objetivo do atleta é se manter o maior tempo possível em pé sobre a prancha, realizando manobras e vencendo as ondas do mar.

Skate

Mais um esporte que caiu nas graças do povo brasileiro na última edição dos Jogos Olímpicos, o skate já era bastante praticado pelas ruas do País desde a década de 1970. 

O esporte conta com diversas modalidades e, nas competições, vence o atleta que realizar as melhores manobras, de acordo com os níveis de precisão e dificuldade avaliados pelos juízes.

Natação

Para quem gosta de esportes aquáticos, a natação pode ser uma excelente opção, pois é considerado um dos exercícios mais completos devido à sua capacidade de movimentar boa parte dos músculos do nosso corpo

Ao mesmo tempo, a prática oferece benefícios para nosso sistema respiratório e nervoso. Essa é mais uma das modalidades que também pode ser praticada em equipe, mas a competição individual é a mais comum.

Boxe

Um dos esportes mais antigos do mundo, o boxe faz parte das modalidades olímpicas desde a edição de 1904 e já trouxe destaque para grandes atletas brasileiros: Éder Jofre, Servílio de Oliveira, Maguila e Popó. 

Uma luta de boxe é composta por alguns rounds — de nove a doze, de acordo com a competição — com duração de três minutos cada.

Judô

A arte marcial mais popular no Brasil, o judô é um esporte individual criado no Japão. Seu principal objetivo é aliar a técnica de defesa pessoal com o desenvolvimento da parte física, espiritual e mental dos atletas. 

As lutas no judô são praticadas em um tatame e os atletas têm até cinco minutos para vencer o adversário, seja pela aplicação de golpes ou punição dos juízes por falta de combatividade.

Por que praticar esportes, afinal?

Se você chegou até aqui, certamente já sabe os principais benefícios que a prática esportiva pode trazer para sua vida, incluindo a redução dos níveis de estresse. Estar em um grupo de pessoas com interesses em comum também traz ganhos para a saúde mental, fazer amigos e desenvolver novas competências.

Agora, é só escolher sua modalidade preferida e curtir tudo o que o esporte, seja ele coletivo ou individual, tem para oferecer!

Nós, da Cresol, acreditamos no poder do esporte de transformar a vida das pessoas e de estimular a cooperação na sociedade. É por isso que investimos em diversas competições, como forma de demonstrar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

Já patrocinamos eventos como o Beltrão Open, competição de futevôlei e vôlei de praia ocorrida em Francisco Beltrão (PR) – sede nacional da nossa Cooperativa. Também apoiamos a Liga Nacional de Futsal e atletas das mais diversas modalidades, incluindo MMA, corrida de caminhões, Stock Car e badminton paralímpico

Aproveite para acompanhar nosso trabalho por meio do blog e das redes sociais e descubra tudo o que a Cresol pode oferecer para você e o seu negócio. 

Categorias: Comportamento