Soluções Financeiras

DDA: Saiba tudo sobre o Débito Direto Autorizado

DDA: Saiba tudo sobre o Débito Direto Autorizado
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

A tecnologia facilita bastante a nossa vida financeira. Com um único aplicativo de celular, por exemplo, é possível realizar pagamentos, agendar transferências e monitorar todas as movimentações da conta corrente. Seguindo essa lógica, vale a pena conhecer o DDA – um serviço opcional, mas que pode organizar ainda mais o controle das despesas. Siga conosco para conferir os detalhes!

O que é DDA?

DDA significa Débito Direto Autorizado. Esse serviço permite que você acesse, de forma eletrônica, os boletos de cobrança, e realize os pagamentos e agendamentos sem a necessidade do boleto físico.

No seu DDA, todos os boletos de cobrança que forem gerados para o seu CPF/CNPJ, irão aparecer de forma automática. É importante ressaltar que o pagamento não ocorre como um débito automático, portanto o pagamento/agendamento deve ser autorizado mediante senha para ser efetivado.

Como o DDA funciona?

O cooperado clica na opção DDA no menu de serviços, aceita os termos e pronto! A partir do aceite, todos os boletos que forem gerados contra seu CPF/CNPJ irão aparecer.

O acesso aos boletos digitais pode ser feito via internet banking ou aplicativo de celular. É possível pagar despesas como taxa do condomínio, mensalidade escolar, plano de saúde e matrícula na academia, entre outras.

Aliás, vale lembrar que o DDA não está disponível para alguns tipos de pagamentos, como arrecadações (IPTU, IPVA, DARF) e contas de serviços conveniados (água, luz, telefonia).

Dica: Contas de luz e gás aumentaram? Veja como economizar

Vantagens do DDA

Agora que você já sabe como é fácil se cadastrar no DDA, deve estar se perguntando quais são os motivos para aderir a esse sistema, não é mesmo? Para responder a essa dúvida, listamos algumas vantagens. Veja só:

Conveniência

O Débito Direto Autorizado permite que você pague as contas em qualquer lugar. Falando nisso, depois que os meios eletrônicos se tornaram parte do nosso dia a dia, fica até difícil se imaginar perdendo tempo numa fila de banco só para pagar um boleto…

Dica: Impactos do Pix, novo meio de pagamento

Organização

Os boletos serão apresentados em um ambiente digital, que facilita a gestão e acompanhamento do que foi pago e o que está em aberto..

Controle

Ter acesso a vários boletos ao mesmo tempo também ajuda no controle das finanças. Você consegue registrar facilmente as despesas do mês na sua planilha de gastos. Com isso, pode calcular melhor quanto vai sobrar do orçamento para pagar o supermercado ou engordar a reserva de emergência, por exemplo.

Segurança

Com o DDA, mitigamos o risco de pagamento de boletos fraudados, pois é possível identificar de forma simples e segura o real emissor dos boletos, visto que é apresentado de acordo com o que está registrado eletronicamente e não impresso no papel. 

Dica: Aprenda a se proteger dos golpes financeiros mais comuns

Cuidados ao usar o Débito Direto Autorizado

Embora o DDA seja um serviço que veio para facilitar e simplificar o pagamento de boletos de cobrança, vale destacar alguns pontos de atenção que devemos ter.

Primeiro, devemos tomar cuidado e sempre lembrar que as guias e faturas não serão apresentadas para pagamento. 

Também é importante frisar que o DDA não funciona como serviço de débito automático, ou seja, será necessário o acesso com autorização da senha para processar o pagamento ou o agendamento dos boletos.

Por fim, se você recebe o boleto físico e também eletronicamente no DDA, cuidado para não realizar o pagamento em duplicidade. O DDA é o seu boleto físico apresentado digitalmente.

Conte com as soluções financeiras da Cresol

Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que as informações tenham sido úteis.

Aproveite que você chegou até aqui e conheça, também, as soluções financeiras da Cresol. Nós temos conta corrente, cartão e diversas opções para oferecer mais comodidade e praticidade aos nossos cooperados

Categorias: Soluções Financeiras