Como aproveitar a Black Friday sem entrar no vermelho
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Nascida nos Estados Unidos, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e, em pouco mais de dez anos, já se consolidou como um dos dias mais aguardados do ano pelos varejistas e pelos consumidores. Afinal, todo vendedor quer vender mais e todo comprador quer comprar com desconto, não é mesmo?
A Black Friday é mesmo uma grande oportunidade para o varejo. Para muitos varejistas, inclusive, essa é a segunda data em vendas do ano, perdendo apenas para o Natal. Os consumidores, por sua vez, aproveitam as promoções para comprar produtos que desejam há algum tempo, antecipar as compras de Natal ou apenas para adquirir produtos com bons descontos.
E é exatamente neste último ponto que você precisa ter mais cuidado. Com a tentação dos preços baixos, você pode acabar comprando produtos que não precisa e pelos quais você nem tem condição de pagar. Aproveitar as promoções, mas entrar no vermelho não é uma boa ideia, certo? Por isso, a prática do consumo consciente também é recomendada nesse período.
Neste artigo, separamos algumas dicas valiosas para você aproveitar a Black Friday da melhor forma possível, sem criar dívidas e sem cair em golpes. E também tem dicas para os lojistas, claro, que vão aprender excelentes estratégias para alavancar ainda mais as vendas no período.
Índice
Quando é a Black Friday?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, por exemplo, ela será realizada no dia 24 de novembro.
A escolha da data aconteceu nos Estados Unidos. Como o Thanksgiving Day, o Dia de Ação de Graças, é um dos feriados mais importantes por lá e acontece sempre na última quinta-feira de novembro, os americanos decidiram criar uma data para o comércio liquidar o estoque logo após o feriado.
E, no Brasil, não dá para negar que essa escolha veio a calhar. Além de estar próxima do Natal — o que incentiva os consumidores a aproveitarem as promoções para antecipar compras de fim de ano —, a data também é próxima do pagamento da primeira parcela do 13º salário, que, de acordo com a CLT, deve acontecer até 30 de novembro.
Outra coisa que você precisa saber é que, geralmente, os varejistas brasileiros não restringem as promoções apenas ao dia da Black Friday. Há vários comércios que oferecem descontos durante todo o mês (Black November), durante toda a semana (Black Week) ou até a segunda-feira seguinte, conhecida como Cyber Monday e também inspirada em uma iniciativa comercial norte-americana.
Qual a importância da Black Friday para o varejo?
No ano passado, as vendas durante a Black Friday no Brasil chegaram a quase R$ 6 bilhões. Esse número vem crescendo ano a ano e comprova a importância da data para o varejo brasileiro.
Entre as inúmeras vantagens para o comércio, estão:
- Depender menos do Natal para alcançar o faturamento esperado para o ano;
- Aumentar o volume de vendas em um período que, até poucos anos atrás, era de baixa;
- Ter a oportunidade de se destacar dos concorrentes, oferecendo promoções que sejam atrativas de verdade;
- Tornar a marca mais conhecida por meio dos descontos, permitindo que consumidores que ainda não conhecem a empresa possam comprar de você.
E para os consumidores?
Para os consumidores, a importância da Black Friday pode ser resumida em apenas três palavras: comprar mais barato. Essa é, sem dúvida, a maior oportunidade de desconto no ano e quem se planeja bem consegue aproveitar a Black Friday para adquirir o que quer ou precisa com as melhores condições de preço.
Como dissemos anteriormente, a data também é uma excelente chance de você antecipar as compras de Natal, pagando menos do que você pagaria em dezembro e evitando as lojas lotadas que costumamos ver no fim do ano. Qual Papai Noel não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Mas atenção: planejamento financeiro é fundamental para que descontos não se transformem em uma grande dor de cabeça!
Como os consumidores podem aproveitar a data?
Agora, chegou a hora das nossas dicas de ouro. Apesar de ser mesmo uma excelente oportunidade de adquirir produtos com desconto, a Black Friday exige alguns cuidados dos consumidores. Isso porque a data também pode ser uma armadilha para dívidas, golpes e algumas surpresas bastante desagradáveis.
Tenha em mente o que você precisa
Faça uma lista e mantenha o foco naquilo que você realmente precisa. Por conta dos altos números de acessos, muitos sites acabam congestionando e travando. Por isso, tenha em mente o que quer e pesquise diretamente o produto desejado, sem perder tempo navegando por promoções que nem fazem sentido para você.
Pesquise muito antes de comprar
Defina desde já o que você quer comprar e pesquise em diferentes lojas o preço atual dos produtos. Essa é uma excelente forma de garantir que os produtos estarão mesmo com desconto na Black Friday e que você não vai cair no velho golpe do preço “pela metade do dobro”. Sites de busca são excelentes aliados nesse comparativo de preço, mas também vale navegar nos sites dos grandes varejistas do Brasil que são renomados e de confiança.
Tenha atenção às formas de pagamento
Tem dinheiro para pagamento à vista? Isso é muito bom, pois, além de não criar dívidas, poderá receber um desconto ainda maior. Mas, caso você não tenha todo o dinheiro em mãos e realmente precise de determinado produto, verifique sua real condição de comprar utilizando outros meios de pagamento. Se usar o cartão de crédito, por exemplo, é preciso garantir que você terá condições de pagar a fatura.
Observe os prazos de entrega
Por ser um período de alto volume de compras, muitas lojas estendem o prazo de entrega ou acabam atrasando o tempo entre o cliente comprar e receber o produto. Por isso, tenha bastante atenção em relação a esse prazo e evite comprar na Black Friday produtos que você precisa para apenas alguns dias depois, por exemplo.
Compre apenas em lojas confiáveis
Muitos golpistas aproveitam a busca dos consumidores por grandes descontos para criar sites de lojas falsas, por meio dos quais você compra produtos que nunca chegam. A dica, nesse sentido, é que você compre apenas em sites de confiança, mesmo que o preço naquela loja desconhecida esteja mais atrativo.
E como as lojas podem aproveitar a Black Friday para vender mais?
Assim como os consumidores, os lojistas também precisam se preparar para a Black Friday. Como nossa missão é ajudar todo mundo que pode fazer da data uma grande oportunidade, também separamos algumas dicas para os varejistas tirarem o melhor proveito.
Planeje os descontos
O primeiro passo de toda campanha comercial é o planejamento. Você precisa, portanto, selecionar quais produtos entrarão em promoção e quais serão os preços oferecidos durante a Black Friday. Vale levar em conta critérios como produtos mais vendidos, com mais margem de lucro ou parados em estoque. Além disso, também pode ser uma boa ideia pensar em condições que vão além de desconto, como frete grátis, brindes e cashback.
Prepare o seu estoque
Um dos golpes mais denunciados por consumidores durante a Black Friday é o de produtos não entregues. Já pensou você ter que contar para o seu cliente que aquele item que ele adquiriu não está mais disponível? Isso não vai cair nada bem para você e, por isso, uma etapa essencial do seu planejamento para a data é a preparação do seu estoque. Garanta que você só vai colocar à venda aquilo que você tiver disponível.
Faça uma campanha de divulgação
Em tempos de tanta concorrência, como é o comércio brasileiro atualmente, não dá para contar que os clientes vão chegar na sua loja por acaso. Por isso, invista em campanhas de divulgação, anunciando os descontos que serão oferecidos e quais produtos estarão em oferta. E atenção: mesmo que você só tenha loja física, fazer anúncios online, como posts patrocinados nas redes sociais, pode ser uma ótima alternativa para atrair a clientela.
Organize a operação
Escala de vendedores, infraestrutura da loja virtual, formas de pagamento, logística de entrega. São muitos fatores envolvidos em uma ação comercial tão robusta como a Black Friday. Portanto, lembre-se de checar todos eles e garantir que, entre a oferta do produto e a chegada do item na casa do cliente, tudo vai funcionar bem e seu público terá uma ótima experiência com a sua marca.
Aproveite os descontos sem desequilibrar a vida financeira
Como você pôde ver ao longo do artigo, a Black Friday é uma excelente oportunidade de faturamento para lojistas e de compras baratas para consumidores. No entanto, é preciso se planejar bastante para que as boas condições que a data promete não acabem se tornando uma grande dor de cabeça, com dívidas para clientes que gastaram mais do que deveriam ou para varejistas que esqueceram de levar em conta a margem de lucro na hora de definir os descontos.
Para que você não corra esse risco, te convidamos a conferir outros conteúdos sobre educação financeira da Cresol. Desde um planejamento financeiro até a quitação de uma dívida de anos, uma das maiores cooperativas de crédito do país pode te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável e equilibrada.
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