Soluções Financeiras

Como abrir uma conta poupança

Como abrir uma conta poupança
Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos grandes objetivos de todas as pessoas que têm uma vida financeira ativa é “fazer um pé de meia”. Ter um dinheiro guardado em caso de imprevistos faz toda diferença para levar uma vida mais tranquila. Por isso, saber como abrir uma conta poupança é importante.

Esta modalidade de investimento oferece segurança, tranquilidade e facilidade para quem está criando sua reserva financeira. Apesar de ter familiaridade com esse formato que é tão conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ela. Neste post, você confere mais sobre como abrir uma conta poupança, além de suas vantagens e desvantagens

O que é conta poupança?

Quando falamos em investimentos, antes de mais nada, é importante saber compreender o conceito de cada modalidade para, então, optar por aquela que faz mais sentido para você.

A conta poupança – como falamos anteriormente – é uma opção de investimento oferecida pelas instituições financeiras. Ela é regulamentada pelo Banco Central e foi concebida em 1861, com um juro fixo de remuneração. Foi somente a partir de 2012 que a poupança passou a ter sua remuneração relacionada com a taxa Selic

A ideia da poupança é ser uma reserva financeira com pouca movimentação. Assim, a conta corrente concentra as transações financeiras, enquanto a poupança apenas “acumula” o dinheiro poupado.  

Como abrir uma conta poupança?

Para abrir uma conta poupança em uma instituição financeira, não é necessário ter uma conta corrente vinculada. É possível fazer a abertura da conta poupança de forma desvinculada. 

Como se trata de uma modalidade que implica poucas movimentações, não é necessário apresentar um comprovante de renda. Mas é obrigatório apresentar documentos de identificação, como RG, CPF e comprovante de residência.

Além disso, não há cobrança de tarifas de serviços na conta poupança. Ainda, por sua facilidade e objetivo claro, pode-se abrir conta poupança para menores de idade. 

Nestes casos, o responsável legal deve estar junto no momento da abertura da conta, bem como em casos de saque de valores.   

Assim, para isso, é preciso reunir os documentos obrigatórios e procurar a agência da instituição financeira onde você vai abrir a conta poupança. Lá, você deve procurar o gerente de contas para iniciar o processo de abertura. 

Com a digitalização, a transferência de valores pode ser feita rapidamente para a sua nova poupança. 

Dica: Como investir dinheiro: guia para iniciantes

Após concluído o processo de abertura, é importante informar-se sobre o valor mínimo exigido pela instituição financeira para iniciar. 

Quanto ao rendimento, o Banco Central regulamenta que a poupança tem remuneração básica, dada pela Taxa Referencial (TR) junto à remuneração adicional, a qual corresponde a 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%. 

Caso você precise fazer o saque/resgate dos valores da poupança, é simples: valide com a instituição financeira se o valor oferecido está disponível no dia e, então, vá até o caixa ou o terminal de autoatendimento e faça o saque. 

Se preferir, você também pode fazer o resgate diretamente pelo aplicativo da sua instituição financeira, transferindo o valor para a conta de destino. 

Dica: Planejar o futuro: 5 dicas para se organizar financeiramente

Vantagens e desvantagens da conta poupança

Para quem busca uma opção de investimento com confiança, a poupança é uma excelente opção. 

Trata-se de um investimento com pouco risco e que oferece confiança a médio e longo prazo. Assim, é natural que muitas pessoas busquem a poupança com o intuito de guardar dinheiro para o futuro ou para a realização de um sonho ou plano. 

Antes de escolher uma opção de investimento, é recomendado que você pesquise e descubra qual seu perfil de investidor. Com essa informação em mãos, você pode tomar a melhor decisão do que fazer com o seu dinheiro, alinhando suas expectativas e fortalecendo o hábito de poupar e investir.

Após essas informações, com certeza você já sabe como abrir uma conta poupança e como utilizá-la de forma que ela ofereça vantagens e benefícios para você, contribuindo para a sua saúde financeira. 

Na Cresol, nosso propósito é oferecer a você cada vez mais informação e conhecimento para que você possa melhorar sua relação com o dinheiro e levar uma vida mais tranquila e feliz. 

Por isso, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para saber mais sobre o mercado financeiro! 

Vem junto. Somos a Cresol!     

Categorias: Soluções Financeiras