Investimento em RDC: Recibo de Depósito Cooperativo

Investimento em RDC: Recibo de Depósito Cooperativo

Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos maiores desafios quando falamos em educação financeira está em desenvolver o hábito de poupar ou investir. Segundo números da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), no Brasil, 53% dos brasileiros colocaram o dinheiro em produtos financeiros. 

Muitas pessoas deixam de fazer parte dessa estatística por falta de conhecimento. Por isso, informações sobre o mercado financeiro, sobre opções de investimento e também sobre qual é o seu perfil de investidor e o que é essencial para dar o pontapé inicial.

Se você está buscando aprender sobre esse tema, esse conteúdo é para você: continue a leitura e conheça mais sobre o investimento em RDC. 

O que é RDC?

RDC é a sigla de Recibo de Depósito Cooperativo, que se trata de uma aplicação de renda fixa, com rentabilidade definida pela escolha de investimento: pré ou pós-fixado. É um modelo de investimento das cooperativas de crédito, em que a cooperação é a sua essência.

Para quem está há mais tempo no mercado financeiro, o RDC é semelhante ao CDB dos bancos tradicionais. A grande diferença — e também um dos seus benefícios — está no fato de que o dinheiro investido pelos associados permanece na cooperativa, fomentando a economia local

Quais as vantagens do investimento em RDC?

banner investimento em rdc cresol

O Recibo de Depósito Cooperativo oferece aos cooperados diversas vantagens e benefícios. Confira:

Flexível: quando você escolhe fazer um investimento em RDC, você define o valor e o tempo de vigência.

Segurança: cooperativas de crédito são instituições financeiras auditadas pelo Banco Central e contam com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o FGCoop, que protege investimentos de até R$ 250 mil por pessoa.

Baixo risco: por ser um modelo de investimento de renda fixa, o RDC tem baixo risco de mercado. 

Impostos conforme o tempo de investimento: além de aumentar a rentabilidade com o passar do tempo, há também o decréscimo da incidência de impostos sobre o investimento. 

Essas vantagens são acessíveis a todo quadro social. 

Dica: Prosperidade financeira: o que fazer para chegar lá

Como investir em RDC?

Ao optar por fazer um investimento em RDC, o cooperado “permite” que a cooperativa use esse valor para viabilizar outras soluções financeiras, como financiamentos. Em troca, você recebe a rentabilidade por optar por essa modalidade.

Na opção pré-fixada, você já sabe qual será sua rentabilidade no momento que inicia o investimento em RDC; por isso, “pré”. Já para quem escolhe o pós-fixado, a rentabilidade fica atrelada a indicadores econômicos, como o CDI. 

Ambas as opções também levam em consideração o tempo escolhido pelo associado: ou seja, quanto mais tempo você fizer um investimento em RDC, maior sua rentabilidade — dentro das características dessa modalidade.   

Dica: Clique aqui e conheça nosso Guia para poupar dinheiro

Qual perfil se adequa mais ao investimento em RDC?

O investimento em RDC é indicado para investidores iniciantes e com perfil mais conservador, que buscam nos investimentos uma forma de ter uma reserva financeira, seja para situações de emergência ou para ficar mais tranquilo. 

É essencial lembrar que investimento em RDC só pode ser acessado por associados de uma cooperativa de crédito. Assim, o primeiro passo é se tornar parte de uma instituição financeira cooperativa, como a Cresol

https://www.youtube.com/watch?v=IwtkapuuOYo&ab_channel=Cresol

E aí, você já conhecia o investimento em RDC? Sabia como ele funciona e suas vantagens? Agora que você está informado e por dentro desse modelo, que tal começar a investir hoje mesmo?

A Cresol é a parceira ideal para você fazer seu investimento; e, além do RDC, possui outras modalidades para você investir seu dinheiro do seu jeito. Sua saúde financeira merece ser cuidada por quem entende do assunto e quer estar ao seu lado para você viver tranquilo!

Se você já é um cooperado Cresol, vá até a sua agência, converse com seu gerente e faça seu investimento em RDC. Se você ainda não é, procure a Cresol mais próxima, converse com nossa equipe, associe-se e acesse todas as soluções financeiras de uma cooperativa de crédito sólida, completa e de confiança.

Vem junto. Somos a Cresol!

Leia mais