Saiba mais sobre LCA e comece a investir
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Se você está começando a investir dinheiro, mas ainda não conhece as melhores opções, vale a pena aprender sobre LCA. Esse título de renda fixa é indicado para perfis conservadores, que não gostam de correr muito risco. E o melhor: o valor aplicado ajuda a fomentar a economia. Confira os detalhes a seguir.
Índice
O que é LCA?
LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Esse título é emitido por instituições financeiras como bancos, cooperativas e corretoras. A exemplo dos outros produtos de renda fixa, o valor aplicado rende juros após um tempo.
Como funciona a LCA?
Investir em LCA é o mesmo que emprestar dinheiro. Você entrega a quantia à instituição financeira e, então, esses recursos são destinados a produtores rurais. A ideia é financiar atividades relacionadas à agropecuária.
Ou seja: indiretamente, você ajuda o setor agrícola a adquirir insumos, produzir alimentos e comercializá-los. Em troca do “empréstimo”, há uma remuneração, que é paga na forma de juros.
Tipos de LCA
A rentabilidade da LCA varia de acordo com a modalidade que você escolher na hora da contratação. Ela pode ser:
- Prefixada – Nesse caso, a taxa de rendimento é definida desde o início. Assim, você já sabe quanto vai obter com a aplicação. Tamanha previsibilidade é bem-vinda em épocas de juros baixos no mercado.
- Pós-fixada – Aqui, o rendimento é atrelado a um indexador variável, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Portanto, a rentabilidade acompanha as oscilações da economia, o que pode diminuir os impactos da inflação.
- Híbrida – Essa alternativa prevê uma parcela de LCA pós-fixada a um indexador e outra parte de LCA prefixada em contrato.
Quais são os benefícios de investir em LCA?
Além de fomentar o setor agrícola, o investimento em LCA traz duas vantagens importantes para quem quer diversificar a carteira. Veja quais são elas:
1. Isenção de impostos
Os ganhos obtidos com essa letra de crédito são isentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para melhorar, tampouco há cobrança de Imposto de Renda (IR) da pessoa física. (No caso de investimentos realizados por pessoa jurídica, usa-se a tabela regressiva do IR.)
Assim, sem incidência de impostos sobre o rendimento, a aplicação se torna financeiramente atrativa.
2. Proteção dos valores
As Letras de Crédito do Agronegócio também têm a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e do Fundo Garantidor do Cooperativismo Financeiro (FGCoop). Isso significa que você recebe seu dinheiro de volta mesmo em caso de calote ou falência da instituição emissora.
O total de créditos de cada beneficiário contra a mesma instituição associada ao FGCoop será garantido até o valor de R$250.000,00.
O que analisar antes de investir em LCA?
Agora que você já sabe como funciona o investimento em LCA e quais são os benefícios dessa aplicação, vamos falar de cuidados. Afinal, por mais seguro que seja um negócio, é importante analisar as regras para ter certeza de que o resultado será vantajoso. Por isso, preste atenção a estes detalhes:
Prazos
Existe um período em que o dinheiro fica retido na aplicação sem possibilidade de resgate. É o chamado prazo de carência. Logo, certifique-se de que você não vai precisar sacar o montante imediatamente.
Liquidez
A LCA passa a ter liquidez diária após a carência. Em outras palavras, você já pode resgatar o dinheiro.
No entanto, sugerimos manter a quantia aplicada por pelo menos alguns meses. Quanto maior o tempo de investimento, mais alto tende a ser o retorno.
Taxas
Embora esse título seja isento de tributação para pessoa física, pode haver outras cobranças, como a taxa de custódia da corretora. Pesquise para encontrar uma instituição financeira que ofereça as melhores condições.
Rentabilidade
Como explicamos anteriormente, a LCA pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. Cada opção trará níveis diferentes de rentabilidade. Vale a pena realizar algumas simulações para calcular as possibilidades de retorno em cada cenário.
Riscos
Podemos dizer que é seguro investir em LCA, mas toda operação financeira traz algum nível de risco. Desse modo, avalie a nota de crédito (rating) de sua instituição e veja se ela está devidamente registrada no Banco Central.
Leia também: 8 dicas para fazer o dinheiro render mais
Gostou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha tirado suas dúvidas.
Se você se interessou por LCA, conheça esse e outros investimentos da Cresol. Temos diversas opções para quem quer prosperar.
Aproveite e siga acompanhando nosso blog. Em breve, voltaremos com mais dicas de educação financeira e diversificação do patrimônio. Até a próxima!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.