Sustentabilidade na Cresol: resultados em 2023
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Já faz um bom tempo que a sustentabilidade se tornou um tema recorrente em nosso dia a dia. E, nas empresas, passou a ser um compromisso de extrema relevância.
Desde sua fundação, a Cresol atua de maneira ativa promovendo ações e práticas sustentáveis. Em 2023 não foi diferente e os resultados comprovam esse cenário. Vamos te contar os detalhes.
Índice
Sustentabilidade na Cresol
Em 2023, grandes conquistas foram alcançadas pelo Sistema Cresol — e em diversos eixos sustentáveis. Dentre elas, já podemos destacar a ampliação da atuação para 19 estados brasileiros e mais de 900 mil cooperados.
Outro ponto foi que, neste ano, nos filiamos ao World Council of Credit Unions (Woccu), uma associação comercial internacional e agência de desenvolvimento para cooperativas de crédito com sede em Madison, nos Estados Unidos. A missão do Woccu é melhorar vidas por meio de cooperativas e outras instituições financeiras, fornecendo serviços de advocacia, desenvolvimento e educação.
Foram realizadas 727 assembleias gerais ordinárias, que são o ponto-chave do processo decisório do cooperativismo. Mais de 122 mil cooperados marcaram presença.
A educação financeira, um dos grandes compromissos do cooperativismo com as comunidades, foi uma iniciativa de grande repercussão. Mais de 15 milhões de pessoas foram impactadas em transmissões ao vivo, talk shows, eventos, palestras, participações em programas de TV, rádio e podcasts e iniciativas em mídias sociais.
Fortalecendo o papel feminino nas mais diferentes esferas, as ações voltadas às mulheres também tiveram destaque. Em 100 municípios, mais de 9.600 mulheres participaram de projetos liderados pelas agências Cresol.
Nossos cooperados acompanharam de perto o desenvolvimento do Sistema Cresol. Encerramos 2023 com R$ 31,3 bilhões em ativos totais, que representa um crescimento de 30%. Recursos liberados na casa de R$ 9,5 bilhões foram destinados a iniciativas que integram a economia verde.
Matriz de Impacto Social: diretrizes do desenvolvimento sustentável
Um dos destaques do Relatório de Sustentabilidade da Cresol foi a Matriz de Impacto Social. Ela é a materialização do valor gerado para nossos cooperados e do desenvolvimento sustentável promovido.
Nossa matriz tem como pilares fundamentais a participação, a inclusão e a cooperação e se organiza da seguinte forma:
Esses princípios estão profundamente conectados às dimensões sociais, ambientais e econômicas da sustentabilidade e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a materialidade da Cresol.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Aderidos pela Cresol
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU são um conjunto de 17 metas globais que visam melhorar a vida das pessoas em todo o mundo até o ano 2030.
Esses objetivos foram criados para combater os principais desafios que nosso planeta enfrenta, como a pobreza, a fome, a desigualdade, a falta de educação, a degradação ambiental e as mudanças climáticas.
Cada objetivo é focado em uma área específica e, até 2023, a Cresol já atuava ativamente nos seguintes ODS:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implementação.
A partir do ano passado, novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram implementados:
- Saúde e bem-estar;
- Água potável e saneamento; e
- Consumo e produção responsáveis.
Leia também: Qual a relação entre sustentabilidade e cooperativismo?
Transparência e responsabilidade nas ações da Cresol
As iniciativas que você acompanhou até aqui e muitas outras que acontecem de forma concomitante são um compromisso assumido de forma pública da Cresol com seus cooperados, parceiros e sociedade em geral.
A transparência na sustentabilidade é comprovada por meio de políticas internas, que estão em constante atualização e monitoramento. Exemplos são a política de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Política de Homologação de Fornecedores, Conduta Ética e Gerenciamento de Riscos.
Além disso, os canais oficiais da Cresol, como website, redes sociais e outros, também dão acesso rápido e facilitado a tudo que acontece por aqui.
Cresol: compromisso contínuo com a sustentabilidade
A sustentabilidade é um eixo central nas práticas e no dia a dia da Cresol, seja interna ou externamente. Isso se confirma por meio dos dados apresentados no Relatório de Sustentabilidade de 2023, com resultados que impactam positivamente as vidas de milhões de pessoas.
Acesse nosso Relatório de Sustentabilidade na íntegra e confira todas as ações e resultados.
Se você ainda não é um cooperado, conheça mais sobre a Cresol clicando aqui.
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.