Cresol Plus

Saiba mais sobre as energias que se renovam

Saiba mais sobre as energias que se renovam
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Cresol Central SC/RS desenvolve e apoia alternativas sustentáveis que visam melhorar o trabalho e a qualidade de vida dos agricultores, proporcionando conforto para as famílias dos associados, economia financeira e sustentabilidade, por isso disponibiliza várias linhas de financiamentos para energias renováveis: energia solar, eólica, hídrica e biogás. Procure uma de nossas cooperativas e saiba mais sobre Recursos Próprios Energias Renováveis, Pronaf Bioeconomia, Pronaf Mais Alimentos e Inovagro.

Agora lhe convidamos para conhecer um pouco mais sobre os tipos de energias renováveis. Lembrando que além desse post, você ainda pode conferir nossa entrevista com o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, no Cresol Plus. Ele nos traz informações bem legais.

Energia Solar ou Energia Fotovoltaica

O sistema fotovoltaico capta energia solar por meio de placas solares. A produção é jogada na rede da distribuidora e pode ser compensada nos meses em que a  produção própria não é suficiente. O investimento pode ser feito nas propriedades rurais, em empresas ou em residências.

E sabe quais as principais vantagens de usar a energia solar?

*Você contribui com o meio Ambiente, produzindo energia mais limpa não emitindo gás carbônico (CO2).

*Um ótimo investimento com retorno imediato, se pagando em alguns anos.

*O equipamento tem vida útil de 20 a 40 anos.

* A conta de luz está livre de impostos (em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco), bandeiras tarifárias (vermelha, amarela) e aumentos pela inflação energética.

*Você gerará economia mensal na sua conta de luz.

*A distribuidora é obrigada a trocar seu medidor (contador) de energia sem custo (microgeração).

*A valorização do imóvel é imediata, sendo que o sistema é fácil e rápido de instalar gerando créditos na conta de energia imediatamente.

*Você pode acompanhar a sua produção, consumo, créditos gerados e redução na emissão de CO2, através do monitoramento existente no sistema.

Parece interessante, não é mesmo?

Energia Eólica

Outra fonte de energia renovável é a eólica, ou seja, aquela que é produzida a partir da força dos ventos com o uso de equipamentos específicos.

 As vantagens?

 É uma fonte de energia inesgotável, não emite gases, não gera resíduos, os geradores podem ser instalados em áreas sem a necessidade de deslocamento, é compatível com atividades agrícolas e pecuárias, entre outras.

Biogás

A produção de biogás é gerada por um biodigestor que utiliza detritos como estercos de animais e restos de alimentos. Dentro do aparelho, o material gera gás metano que pode ser utilizado como combustível para fogões, geradores de energia elétrica, atividades leiteiras, avícolas, agrícolas entre outras aplicações. Além de preservar a natureza, os biodigestores proporcionam uma economia relevante para as famílias.

            Entre 2014 e 2016, 35 famílias catarinenses foram contempladas com biodigestores, através do  “Projeto Biodigestor: Uma Tecnologia Social no Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR”. O mesmo foi realizado em uma parceria da Cresol Central com a Caixa Econômica Federal e a ONG Diaconia. Confira mais aqui. Além do biogás, o biodigestor gera os biofertilizantes que podem ser utilizados na lavoura.

Categorias: Cresol Plus , Podcast