CresolCast

O novo normal: Como estamos nos habituando às mudanças

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar que estamos vivendo um novo normal? Muitos de nossos hábitos antigos vêm mudando por consequência do novo coronavírus. Hoje vamos abordar as mudanças no nosso dia a dia e também nossas expectativas para a vida pós-pandemia.

Este artigo foi baseado no CresolCast #2 – Conversa sobre o novo normal, que você pode ouvir abaixo:

A mudança dos nossos hábitos na pandemia

A pandemia trouxe uma nova realidade e uma série de mudanças no comportamento e na vida das pessoas. Há pouco tempo, ao menos na região Sul do Brasil, era comum o compartilhamento de cuias de chimarrão entre os grupos de amigos. Atualmente, no novo normal, compartilhar itens que são levados à boca é inaceitável. O uso da máscara é uma das mudanças que podemos perceber facilmente e este é um acessório que nesse momento, faz parte de nossa vestimenta. Ao sair de casa, nos preocupamos se estamos utilizando-a. Além de observar se as outras pessoas fazem o mesmo.

Dica: A comunicação nos dias atuais

Os aplicativos de entrega tiveram aumento de demanda em meio à pandemia. Às vezes, não percebemos o tempo gasto com locomoção e o serviço de delivery agiliza esse processo, tornando mais prático selecionar os itens e recebê-los em casa. A busca por esses serviços tende a aumentar cada vez mais e pode ser considerado como um movimento que estimula uma nova economia. Gerando às pessoas, na informalidade, a possibilidade de ter uma renda.

Dica: Dia Internacional das Cooperativas de Crédito: Trazendo esperança à comunidade global

As chamadas de vídeo se tornaram frequentes, observa-se que essa facilidade permite que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras nesse momento. Provavelmente, muitas práticas ficarão presentes no cotidiano pós-pandemia, como ter um recipiente com álcool em gel na bolsa, lavar as mãos com frequência e solucionar pendências por vídeo, ao invés de realizar uma reunião presencial ou uma viagem. 

Home Office: um conceito muito popular em meio à pandemia

Por questões habituais ou culturais, era comum a preferência por estar presente em um ambiente de trabalho. Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou realidade. Além disso, nunca estivemos tão conectados quanto agora e isso se manifesta pelo aumento da conexão à internet e uso das redes sociais, além do acesso aos canais de vídeo conferência, os quais estão cada vez mais presentes no novo normal. Tais contatos virtuais possibilitaram o fortalecimento da comunicação pois se tornaram o principal canal de relacionamento na atualidade. Desse modo, a tecnologia viabilizou o processo de fazer negócios e estreitar relações mesmo estando distante

Leia mais: Home office: 6 dicas para manter a produtividade

A valorização do comércio local

Uma grande oportunidade que tivemos com o isolamento social em função da preservação do nosso bem-estar, foi a valorização do comércio local. Foi possível perceber a grande quantidade de empresas que estão nas proximidades e que possuem atendimento de qualidade e diversidade de produtos. Nesse momento, é necessário ter mais empatia, pois essas empresas e comércios locais sofreram um forte impacto. Estar próximo não significa “ficar juntos”, mas gerar condições para quem você admira, gosta e deseja que prospere, para que consigam evoluir com seus negócios. Nesse contexto, surgem a solidariedade, a ajuda e o desenvolvimento de pessoas que se encontraram e se tornaram amigos. Tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Leia mais: Financiamentos para micro e pequenas empresas: tudo o que você precisa saber!

Cuidados relacionados à saúde

A rotina agitada possibilitava o esquecimento do hábito de lavar as mãos ou lavá-las de maneira incorreta. Nos dias de hoje, nos preocupamos em realizar a higienização das mãos seguindo as orientações dos profissionais de saúde. Visando uma maior proteção contra o vírus. No mundo corporativo, em relação à utilização de tecnologias para realizar reuniões e resolver problemas, foi possível esclarecer que é na diversidade que surgem as inovações.

Houve um aumento significativo nas buscas do Google relacionadas à proteção, ajuda ao próximo e compras utilizando cartões virtuais. Também observa-se que pandemia antecipou diversas mudanças no mercado de trabalho e no modelo de ensino. Contribuindo com a consolidação do trabalho remoto e da necessidade de adotar o ensino a distância. Além disso, a procura referente à sustentabilidade também cresceu consideravelmente. 

Dica: 8 hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e economizam dinheiro

O novo normal está cada vez mais notável em nosso dia a dia. Com a pandemia, surgiram novos hábitos que nos fizeram perceber a importância do contato humano em nossas vidas. Assim como a importância de nos preocuparmos com nossa higiene e saúde. Acreditamos que com todas as transformações do novo normal, a relação humana interpessoal irá evoluir cada vez mais. Nos tornando eventualmente, pessoas melhores e mais preocupadas com a sociedade. Algumas melhorias serão notadas apenas no futuro, mas você pode começar a pôr em prática novas atitudes.

Categorias: CresolCast