Conheça o Dia C: Dia de Cooperar
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Você já ouviu falar no Dia de Cooperar, ou Dia C? É uma iniciativa que une esforços de cooperativas para fazer o bem e colocar em prática os princípios do cooperativismo. A data é celebrada no primeiro sábado de julho e conta com diversas ações voluntárias em todo o país.
Continue conosco e saiba mais sobre o dia e a edição de 2024!
Índice
Como nasceu o Dia C
O primeiro Dia C aconteceu no ano de 2009, em Minas Gerais. Era um projeto inovador que visava desenvolver ações de responsabilidade social, botando em prática valores cooperativistas como a solidariedade e o interesse pelo desenvolvimento local.
À época, foram realizadas atividades por todo o estado. A iniciativa deu tão certo que voltou a ser feita nos anos seguintes.
Em 2013, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) coordenou uma edição piloto do evento em oito estados brasileiros. Finalmente, em 2015, todas as unidades federativas já haviam aderido à campanha, tornando o Dia C um acontecimento nacional.
A edição de 2023 do Dia C mobilizou mais de 140 mil voluntários no país inteiro. Foram registradas cerca de 5.586 ações, em mais de 2 mil municípios, chegando à marca de mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.
A data fixada para o Dia C é o primeiro sábado de julho. Ela coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo, justamente para divulgar ainda mais o movimento. Acredita-se que o voluntariado cooperativo seja um importante aliado para, além de tudo, fortalecer a imagem das cooperativas junto às suas comunidades.
O propósito do Dia de Cooperar
O Dia C busca sensibilizar as pessoas, mobilizar esforços e convergir ações para transformar a sociedade. Isso é feito com a ajuda de cooperativas em todo o Brasil, que promovem atividades e ações voluntárias em suas respectivas regiões.
Embora a celebração aconteça numa data específica – o primeiro sábado de julho –, algumas práticas ocorrem ao longo de todo o ano. Aliás, esse é o grande desafio do projeto: dar continuidade às ações pontuais, de forma a estruturar programas de solidariedade contínuos e duradouros, com foco no desenvolvimento social.
Vale lembrar que campanhas solidárias são importantes. Porém, mais que doações em períodos específicos, é necessário manter um trabalho perene para gerar impacto de longo prazo. Esse pensamento, convém destacar, está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os quais orientam a atuação das cooperativas brasileiras.
Entre as ações voluntárias possíveis, o Sistema OCB já registrou uma ampla variedade de atividades. Há relatos de:
- Arrecadação de donativos para entidades de acolhimento;
- Doação de mão de obra e materiais de construção para a reforma de creches;
- Implantação de hortas;
- Emissão de documentos;
- Campanhas de doação de sangue e de medula;
- Oficinas de informática para idosos;
- Intervenções culturais;
- Ciclos de palestras educativas;
- Orientações sobre saúde preventiva;
- Recreação e atividades esportivas.
Como será o Dia de Cooperar 2024
Neste ano, o Dia de Cooperar acontecerá no dia 06 de julho de 2024, o primeiro sábado do mês. O tema desta edição é “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras“.
A temática reforça o compromisso com a vida de cada pessoa. Essa premissa está presente na essência do cooperativismo e também permeia os 7 princípios do cooperativismo.
Este ano também comemora-se 15 anos do surgimento do Dia C de Cooperar, um marco que representa a força da data e, em especial, das ações que são desenvolvidas.
Outro ponto relevante é que a temática deste ano também está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque, no ano de 2016.
Esses ODS são:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implantação.
Se observarmos, todas as 17 ODS têm impacto direto nas pessoas e comunidades. Isso reforça a importância da temática neste ano – principalmente considerando cenários como as enchentes no Rio Grande do Sul nos últimos meses.
Assim como em 2023, o Dia C de 2024 também tem espaço para que o voluntariado amplie os efeitos das ações. Para atuar como voluntário no Dia C de Cooperar, você pode procurar as instituições cooperativistas da sua cidade, como a Cresol, assinar o Termo de Adesão e, então, participar ativamente das ações que acontecerão nesta data.
Vamos juntos?
E então, gostou de saber mais sobre o Dia de Cooperar 2023? A data é uma oportunidade incrível para compartilhar os ideais do cooperativismo e fazer o bem a quem precisa.
A Cresol é parceira do movimento e busca colaborar para a transformação social diariamente. Além do apoio ao Dia C, realizamos outros projetos sociais para melhorar a vida das pessoas e comunidades.
Neste Dia C, queremos celebrar a força da cooperação com você! Por isso, deixamos nosso convite para acompanhar os canais oficiais da Cresol nas redes sociais e também a agência Cresol mais próxima: assim, você fica sabendo das novidades e pode também contribuir, fazendo a sua parte.
Aproveite e fique ligado no nosso blog para conhecer as iniciativas e ter acesso a conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e economia.
E se você ainda não é um cooperado, acesse o site e descubra as vantagens de fazer parte da Cresol. Vamos juntos construir um caminho de prosperidade para todos!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.