Cooperativismo

Conheça o Dia C: Dia de Cooperar

Conheça o Dia C: Dia de Cooperar
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Está chegando mais uma edição do Dia de Cooperar, ou simplesmente Dia C. A data mobiliza cooperativas do Brasil inteiro na realização de ações voluntárias. O objetivo é espalhar o bem, fazendo algo que melhore a realidade das comunidades locais. Fique conosco para saber mais sobre essa iniciativa e veja como participar.

Como nasceu o Dia C

O primeiro Dia C aconteceu no ano de 2009, em Minas Gerais. Era um projeto inovador que visava desenvolver ações de responsabilidade social, botando em prática valores cooperativistas como a solidariedade e o interesse pelo desenvolvimento local.

À época, foram realizadas atividades por todo o estado. A iniciativa deu tão certo que voltou a ser feita nos anos seguintes.

Em 2013, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) coordenou uma edição piloto do evento em oito estados brasileiros. Finalmente, em 2015, todas as unidades federativas já haviam aderido à campanha, tornando o Dia C um acontecimento nacional.

Para você ter uma ideia do alcance, a edição de 2020 mobilizou mais de 137 mil voluntários no país inteiro. Foram registradas cerca de 2,8 mil ações, em mais de 1,3 mil municípios, chegando à marca de mais de 7,8 milhões de pessoas beneficiadas. Trata-se de um crescimento de 197% em relação ao ano anterior.

A data fixada para o Dia C é o primeiro sábado de julho. Ela coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo, justamente para divulgar ainda mais o movimento. Acredita-se que o voluntariado cooperativo seja um importante aliado para, além de tudo, fortalecer a imagem das cooperativas junto às suas comunidades.

Dica: Cooperativa: o que é e como funciona?

O propósito do Dia de Cooperar

O Dia C busca sensibilizar as pessoas, mobilizar esforços e convergir ações para transformar a sociedade. Isso é feito com a ajuda de cooperativas em todo o Brasil, que promovem atividades e ações voluntárias em suas respectivas regiões.

Embora a celebração aconteça numa data específica – o primeiro sábado de julho –, algumas práticas ocorrem ao longo de todo o ano. Aliás, esse é o grande desafio do projeto: dar continuidade às ações pontuais, de forma a estruturar programas de solidariedade contínuos e duradouros, com foco no desenvolvimento social.

Vale lembrar que campanhas solidárias são importantes. Porém, mais que doações em períodos específicos, é necessário manter um trabalho perene para gerar impacto de longo prazo. Esse pensamento, convém destacar, está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os quais orientam a atuação das cooperativas brasileiras.

Entre as ações voluntárias possíveis, o Sistema OCB já registrou uma ampla variedade de atividades. Há relatos de: 

  • Arrecadação de donativos para entidades de acolhimento;
  • Doação de mão de obra e materiais de construção para a reforma de creches;
  • Implantação de hortas;
  • Emissão de documentos;
  • Campanhas de doação de sangue e de medula;
  • Oficinas de informática para idosos;
  • Intervenções culturais;
  • Ciclos de palestras educativas;
  • Orientações sobre saúde preventiva;
  • Recreação e atividades esportivas.

E a lista segue. No ano passado, como não poderia deixar de ser, muitas das iniciativas foram voltadas à prevenção da Covid-19 e à redução dos efeitos negativos causados pela pandemia. Houve, inclusive, encontros virtuais para preservar a saúde dos participantes.

Dica: Saiba como fazer parte de uma cooperativa

Como será o Dia de Cooperar 2021

O Dia C – Edição 2021 foi lançado oficialmente em 22 de fevereiro, em duas cerimônias on-line. A primeira foi direcionada às entidades estaduais de representação do cooperativismo. Depois, realizou-se um momento específico para as cooperativas

Desde então, diversos grupos têm se mobilizado para organizar atividades voluntárias ao redor do país. O mote da campanha deste ano é “Vem transformar desafios em esperança: atitudes simples movem o mundo.”

Esse slogan resume muito bem o voluntariado. Afinal, se cada pessoa se doar um pouquinho que seja, a soma desses esforços gera uma transformação enorme na comunidade.

Nesta cartilha você encontra todas as informações necessárias para aderir ao Dia de Cooperar. O documento dá dicas de como criar uma ação voluntária e até mesmo de como mensurar o impacto junto ao público beneficiado. Também vale a pena conferir o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, instrumento importante para estabelecer as responsabilidades dos sujeitos envolvidos na atividade.

O site oficial do Dia C ainda conta com materiais gráficos para download. Assim é possível seguir à risca a identidade visual do projeto, o que garante maior senso de unidade entre todas as iniciativas programadas para essa corrente do bem.

E então, vamos fortalecer o movimento? O Dia C – Dia de Cooperar é uma oportunidade incrível para difundir os ideais do cooperativismo e fazer o bem a quem precisa. Acompanhe as novidades pelo Instagram!

E não se esqueça de continuar de olho no blog da Cresol. Aqui sempre trazemos informações sobre cooperativismo e desenvolvimento sustentável. Até a próxima!

Categorias: Cooperativismo