Cartão de crédito empresarial: entenda como funciona

O cartão de crédito empresarial pode ser uma ótima ferramenta para melhorar a gestão do seu negócio. Com esse instrumento financeiro, é possível controlar as despesas, mas oferecendo conveniência aos seus colaboradores.
Quer saber como isso funciona? Então continue conosco, vamos explicar tudo sobre o também chamado cartão corporativo a seguir.
O cartão empresarial é um tipo de cartão que funciona nas modalidades de crédito e débito, tal como os cartões vinculados à sua conta corrente. A diferença é que esse produto é voltado especificamente a pessoas jurídicas.
Ele permite realizar compras, à vista ou parceladas, em nome da empresa. Assim, pode cobrir todo tipo de gasto, desde a aquisição de novos equipamentos até as despesas numa viagem de trabalho.
O cartão de crédito empresarial funciona da mesma forma que os cartões de pessoa física. Há um limite de gastos que pode ser usado por mês e, após o pagamento da fatura, os valores são liberados novamente.
Cabe mencionar a existência de cartões corporativos com finalidades específicas. Tem um exclusivo para pagamento de combustível, outro para conceder adiantamento de salário aos colaboradores… Falaremos mais deles daqui a pouco.
Como dissemos na abertura deste artigo, o cartão empresarial traz um misto de controle das finanças e conveniência à sua equipe. Entenda por quê:
O uso do cartão corporativo centraliza os pagamentos da empresa. Dessa forma, dá para observar com muito mais facilidade quanto dinheiro está saindo da conta e qual departamento gasta mais. Com o extrato eletrônico das compras, você consegue ter uma noção precisa do fluxo de caixa sem ter que recorrer a notas fiscais e balancetes.
Uma noção mais detalhada das despesas operacionais ainda ajuda a calcular o custo médio do negócio. Essa informação será útil na hora de você elaborar o planejamento financeiro. Afinal, sabendo quanto se gasta por mês, fica mais simples projetar uma meta de faturamento para a empresa dar lucro.
Dica: Planejamento financeiro empresarial – 6 dicas para montar o seu
Os colaboradores também saem ganhando. Numa viagem a trabalho, por exemplo, todos os pagamentos referentes a refeições e transporte podem ser vinculados ao cartão corporativo. Desse modo, o funcionário não precisa tirar grana da conta pessoal e pedir reembolso à firma depois.
Para completar, compras no cartão empresarial são um método de pagamento mais seguro, se comparado ao dinheiro em espécie. Havendo roubo ou perda, basta entrar em contato com a operadora para solicitar o bloqueio. Melhor que arcar com o prejuízo, não é mesmo?
Dica: Entenda como funcionam os diferentes meios de pagamento
Existem modalidades de cartão empresarial que atendem a necessidades específicas do empreendimento, como o fornecimento de vale-transporte. Nesses casos, o produto funciona apenas para a finalidade designada. Acompanhe algumas opções:
Esse cartão é um benefício oferecido em muitas empresas. Ele destina um valor fixo por mês para o colaborador fazer compras no supermercado.
Ao contrário do cartão alimentação, o do tipo refeição é usado em restaurantes e lanchonetes. O objetivo também é auxiliar nas despesas, principalmente de quem almoça fora no intervalo do trabalho.
Esse produto agiliza o pagamento de VT aos colaboradores. A recarga é automática para o usuário, que pode utilizar o cartão em veículos coletivos, como ônibus e metrô.
Já esse cartão corporativo é exclusivo para arcar com manutenção e combustível dos veículos da empresa. Pode ser usado por motoristas ou outros profissionais responsáveis pela frota.
O cartão de convênio permite adiantar parte do salário. O empregador deve estabelecer um limite, que fica pré-aprovado para o caso de necessidade do funcionário.
Esse é o cartão de crédito empresarial mais abrangente, pois não tem restrições quanto ao uso. De qualquer maneira, vale lembrar que a fatura é paga pela pessoa jurídica, então todas as despesas devem ser relativas ao seu negócio.
Dica: 7 sugestões para usar o cartão de crédito com inteligência
Empresas de qualquer segmento e tamanho podem ter cartão de crédito. A única exigência é estar com o CNPJ ativo, ou seja, ter um empreendimento devidamente registrado e atuante.
As principais operadoras oferecem essa modalidade, inclusive bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras. Vale a pena pesquisar para ver qual delas tem as melhores condições referentes a limite e cobrança de tarifas.
Aproveite que você chegou até aqui e conheça a Conta Cresol para pessoa jurídica! Nós oferecemos cartão de crédito empresarial para compras e saques, com taxas de juros diferenciadas e um pacote de serviços adequado ao seu negócio.
Gostaria de receber outras informações sobre as nossas soluções financeiras? Continue acompanhando o blog. Em breve, traremos mais conteúdo sobre gestão de despesas, planejamento orçamentário e investimentos.
Juntos, podemos trilhar um caminho de prosperidade. Venha conosco.
Categorias: Comportamento