Cartão de crédito empresarial: entenda como funciona

Cartão de crédito empresarial: entenda como funciona

Tempo de Leitura: 3 minutos

O cartão de crédito empresarial pode ser uma ótima ferramenta para melhorar a gestão do seu negócio. Com esse instrumento financeiro, é possível controlar as despesas, mas oferecendo conveniência aos seus colaboradores.

Quer saber como isso funciona? Então continue conosco, vamos explicar tudo sobre o também chamado cartão corporativo a seguir.

O que é o cartão de crédito empresarial?

O cartão empresarial é um tipo de cartão que funciona nas modalidades de crédito e débito, tal como os cartões vinculados à sua conta corrente. A diferença é que esse produto é voltado especificamente a pessoas jurídicas.

Ele permite realizar compras, à vista ou parceladas, em nome da empresa. Assim, pode cobrir todo tipo de gasto, desde a aquisição de novos equipamentos até as despesas numa viagem de trabalho.

Como funciona o cartão empresarial?

O cartão de crédito empresarial funciona da mesma forma que os cartões de pessoa física. Há um limite de gastos que pode ser usado por mês e, após o pagamento da fatura, os valores são liberados novamente.

Cabe mencionar a existência de cartões corporativos com finalidades específicas. Tem um exclusivo para pagamento de combustível, outro para conceder adiantamento de salário aos colaboradores… Falaremos mais deles daqui a pouco.

Quais são os benefícios do cartão de crédito empresarial?

Como dissemos na abertura deste artigo, o cartão empresarial traz um misto de controle das finanças e conveniência à sua equipe. Entenda por quê:

Organização do fluxo de caixa

O uso do cartão corporativo centraliza os pagamentos da empresa. Dessa forma, dá para observar com muito mais facilidade quanto dinheiro está saindo da conta e qual departamento gasta mais. Com o extrato eletrônico das compras, você consegue ter uma noção precisa do fluxo de caixa sem ter que recorrer a notas fiscais e balancetes.

Planejamento financeiro

Uma noção mais detalhada das despesas operacionais ainda ajuda a calcular o custo médio do negócio. Essa informação será útil na hora de você elaborar o planejamento financeiro. Afinal, sabendo quanto se gasta por mês, fica mais simples projetar uma meta de faturamento para a empresa dar lucro.

Dica: Planejamento financeiro empresarial – 6 dicas para montar o seu

Facilidade de pagamento

Os colaboradores também saem ganhando. Numa viagem a trabalho, por exemplo, todos os pagamentos referentes a refeições e transporte podem ser vinculados ao cartão corporativo. Desse modo, o funcionário não precisa tirar grana da conta pessoal e pedir reembolso à firma depois.

Segurança

Para completar, compras no cartão empresarial são um método de pagamento mais seguro, se comparado ao dinheiro em espécie. Havendo roubo ou perda, basta entrar em contato com a operadora para solicitar o bloqueio. Melhor que arcar com o prejuízo, não é mesmo?

Dica: Entenda como funcionam os diferentes meios de pagamento

Tipos de cartão de crédito empresarial

Existem modalidades de cartão empresarial que atendem a necessidades específicas do empreendimento, como o fornecimento de vale-transporte. Nesses casos, o produto funciona apenas para a finalidade designada. Acompanhe algumas opções:

Alimentação

Esse cartão é um benefício oferecido em muitas empresas. Ele destina um valor fixo por mês para o colaborador fazer compras no supermercado.

Refeição

Ao contrário do cartão alimentação, o do tipo refeição é usado em restaurantes e lanchonetes. O objetivo também é auxiliar nas despesas, principalmente de quem almoça fora no intervalo do trabalho.

Vale-transporte

Esse produto agiliza o pagamento de VT aos colaboradores. A recarga é automática para o usuário, que pode utilizar o cartão em veículos coletivos, como ônibus e metrô.

Frota

Já esse cartão corporativo é exclusivo para arcar com manutenção e combustível dos veículos da empresa. Pode ser usado por motoristas ou outros profissionais responsáveis pela frota.

Convênio

O cartão de convênio permite adiantar parte do salário. O empregador deve estabelecer um limite, que fica pré-aprovado para o caso de necessidade do funcionário.

Crédito e débito

Esse é o cartão de crédito empresarial mais abrangente, pois não tem restrições quanto ao uso. De qualquer maneira, vale lembrar que a fatura é paga pela pessoa jurídica, então todas as despesas devem ser relativas ao seu negócio.

Dica: 7 sugestões para usar o cartão de crédito com inteligência

Como fazer um cartão de crédito para a empresa?

Empresas de qualquer segmento e tamanho podem ter cartão de crédito. A única exigência é estar com o CNPJ ativo, ou seja, ter um empreendimento devidamente registrado e atuante.

As principais operadoras oferecem essa modalidade, inclusive bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras. Vale a pena pesquisar para ver qual delas tem as melhores condições referentes a limite e cobrança de tarifas.

Faça seu cartão de crédito empresarial com a Cresol

Aproveite que você chegou até aqui e conheça a Conta Cresol para pessoa jurídica! Nós oferecemos cartão de crédito empresarial para compras e saques, com taxas de juros diferenciadas e um pacote de serviços adequado ao seu negócio.

Gostaria de receber outras informações sobre as nossas soluções financeiras? Continue acompanhando o blog. Em breve, traremos mais conteúdo sobre gestão de despesas, planejamento orçamentário e investimentos.

Juntos, podemos trilhar um caminho de prosperidade. Venha conosco.

Leia mais