Saiba como fazer um bom currículo

Saiba como fazer um bom currículo

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Está procurando emprego? Então você tem que aprender a elaborar um bom currículo. No artigo de hoje, vamos dar dicas do que fazer – e do que não fazer – na hora de organizar esse documento. Fique conosco para conferir!

Qual é a importância de ter um bom currículo?

O currículo funciona como documento de apresentação do profissional. É um item indispensável para quem participa de processos seletivos ou se candidata a vagas de emprego.

O currículo funciona como documento de apresentação do profissional. É, portanto, um item indispensável para quem participa de processos seletivos ou se candidata a vagas de emprego.

Quando os recrutadores procuram alguém para preencher um posto de trabalho, a filtragem é feita a partir das informações do currículo. Assim, já dá para escolher pessoas que atendam aos requisitos para aquela função.

Ou seja: sem esse documento, você dificilmente passará para as etapas seguintes, como a entrevista na empresa. Portanto, vale a pena caprichar no conteúdo.

Como montar um bom currículo?

Como fazer um bom currículo

Abaixo, listamos um passo a passo com as principais dicas para você elaborar seu currículo profissional. Acompanhe:

1. Comece pelos dados pessoais

Primeiro, faça um cabeçalho com seus dados de identificação. É importante manter as informações de contato atualizadas, para o caso de alguém chamar você a uma entrevista de emprego. Essa parte deve conter:

– Nome completo;

– Endereço e cidade onde você mora;

– Telefone (dê preferência ao celular ou número que você usa com mais frequência);

– E-mail;

– Data de nascimento;

– Link para site profissional ou perfil nas redes sociais.

2. Inclua um resumo

Aqui você descreve brevemente quem você é, qual é a sua formação acadêmica e quais foram suas principais experiências de trabalho anteriores. Também vale indicar seus objetivos profissionais.

Um exemplo: Fernanda, 20 anos, graduanda em Psicologia e com estágio na área de Recursos Humanos. Meu objetivo é seguir carreira em Gestão de Pessoas para contribuir com a formação de profissionais qualificados.

Muitos recrutadores observam essa parte do currículo para verificar se vale a pena seguir adiante. Por isso, vá direto ao ponto, sem enrolação.

3. Mostre sua formação

Agora é o momento de apresentar sua qualificação acadêmica. Liste os cursos de graduação ou pós-graduação que você fez, sempre começando pelo mais recente. Não se esqueça de incluir a instituição e a época em que estudou. Veja no exemplo:

– Especialização em Gestão de Projetos – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 2022 (em andamento);

– Graduação em Administração de Empresas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2016-2020.

4. Descreva sua experiência profissional

Aqui é bom listar as experiências mais significativas, ou seja, aquelas que mais contribuíram para sua trajetória profissional. Indique a empresa/organização onde você atuou, por quanto tempo e quais eram suas atribuições. Exemplo:

Agência da Cidade (mar/2021 – jun/2022)

Cargo: Assistente de Redes Sociais

Atividades: produção de peças gráficas para redes sociais de empresas, planejamento de calendário de posts e atendimento ao cliente.

Se você já trabalhou em muitas áreas diferentes, selecione apenas os empregos mais próximos ao cargo que você busca neste momento. Assim, o currículo demonstra foco e qualificação para a vaga.

Agora, se você nunca atuou num emprego formal, vale listar projetos da faculdade ou até mesmo trabalhos voluntários.

5. Inclua a formação complementar

Por fim, acrescente outras atividades que você tenha concluído, como workshops, cursos de extensão e cursos de idiomas. Aliás, falar línguas estrangeiras é um ótimo diferencial no mercado.

Algumas pessoas também gostam de destacar as participações em eventos e os intercâmbios de estudos como formas de turbinar o currículo. Ou, então, listam as habilidades e competências que desenvolveram enquanto profissionais.

Porém, de novo, nossa recomendação é que você inclua somente informações relevantes para a área de trabalho onde pretende atuar.

Leia também: A importância do cooperativismo para a geração de empregos

O que NÃO fazer ao montar o currículo?

O último tópico nos lembra de certas gafes que muita gente comete ao elaborar um currículo. Por isso, preste atenção ao que não fazer:

1. Redigir um currículo muito extenso

A versão impressa deve ter uma ou, no máximo, duas páginas.

2. Usar cores chamativas e tipos de letra muito extravagantes

Como se trata de um documento formal, deve-se manter a discrição. Os próprios programas de edição de texto, como o Word, tem modelos prontos para você tomar de exemplo.

3. Cometer erros de Português no texto

Isso é sinal de desleixo. Tome cuidado com a revisão da ortografia e da gramática.

4. Incluir fotografia

Não é necessário enviar a própria foto, a menos que a empresa solicite no anúncio da vaga.

5. Mentir

O currículo resume o que você já sabe e já vivenciou no mundo do trabalho. Não adianta “enfeitar” demais com experiências que nunca existiram.

Já imaginou conquistar uma vaga, mas depois não conseguir executar a tarefa justamente porque você não tinha as qualificações que dizia ter? Que constrangedor…

Dica: 5 motivos para trabalhar na Cresol

Venha trabalhar conosco

Gostou das dicas? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Depois de montar seu currículo, aproveite e se candidate para uma vaga na Cresol. Somos uma organização cooperativa que promove um ambiente inclusivo, diverso e colaborativo para todas as pessoas. Não é atoa que recebemos prêmios como o Lugares Incríveis para Trabalhar 2022. Venha crescer conosco!

Leia mais