Economize na ceia de Natal: veja dicas e receitas
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Uma característica bem comum da cultura brasileira é a fartura na hora de comer. E a Ceia de Natal é o principal momento onde essa cultura se materializa.
Três tipos de carne, massa, variadas saladas, queijos e outros tipos de frios, castanhas e diversas outras oleaginosas. Geralmente, é possível encontrar tudo isso, e mais um pouco, na mesa da ceia.
Não que essa fartura não seja boa. Mas, podemos apostar que pelo menos uma vez na vida você olhou para a quantidade de comida que sobrou e pensou “ano que vem, nós vamos economizar”.
É exatamente para te ajudar nessa missão que nós criamos este artigo. Dicas práticas para você economizar na ceia de Natal, inclusive com receitas baratas e sugestões sobre o que fazer com a comida que sobra depois da ceia. Vamos conferir?
Índice
Ceia de Natal: por que economizar nos gastos da celebração?
A consciência financeira é algo que deve nos acompanhar o ano todo e não apenas no Natal. Evitar gastos supérfluos, se planejar bem financeiramente, nunca gastar mais do que você ganha. Essas são algumas dicas que devemos seguir para manter nossa vida financeira saudável e equilibrada.
Mas, na ceia de Natal devemos ter alguns cuidados extras. Isso porque o fim de ano sempre é um período de muito estímulo às compras. Com campanhas promocionais como a Black Friday e a conta corrente cheia graças ao pagamento do 13º salário, o comércio vira mesmo uma tentação e se não ficarmos atentos, a gente gasta tudo com coisas desnecessárias.
Além disso, não podemos esquecer que todo início de ano costuma ser um período de mais gastos. Além das contas das compras de Natal, você precisa lidar com IPTU, IPVA, matrícula da escola do filho etc. Por isso, definitivamente não é uma boa ideia criar dívida por conta da ceia, não é mesmo?
Por fim, é preciso ter atenção com o preço dos produtos. No fim do ano, é ainda mais recomendado pesquisar bastante para não pagar mais caro.
A boa notícia é que existem excelentes alternativas bem mais econômicas e é sobre elas que vamos falar agora.
7 dicas para economizar na ceia de Natal deste ano
Se você acha que fim de ano é período só de muitos gastos, você precisa conhecer nossas dicas valiosas para praticar um consumo consciente, economizar na ceia de Natal e não ser surpreendido com o valor da compra no supermercado.
Defina o número de convidados
Nada de fazer comida para um batalhão sem levar em conta quantas pessoas, de fato, irão participar da ceia. O primeiro passo é definir o número de convidados e estimar a quantidade de comida ideal para cada um.
Faça uma ceia compartilhada
A estratégia de fazer uma ceia em que cada convidado leva um prato ou que cada um arque com uma parte dos custos (mesmo que tudo tenha sido comprado por apenas uma pessoa) está cada vez mais na moda. Mesmo que você seja o anfitrião da festa, saiba que você não tem a responsabilidade de assumir todos os custos.
Planeje a lista de compras
Chegar ao supermercado sem saber exatamente o que comprar é sinônimo de gastar mais do que precisa — e ainda esquecer de levar itens importantes. Por isso, faça sua lista de compras com antecedência, já levando em conta a quantidade de convidados e quais pratos você pretende preparar para a celebração.
Faça as compras com antecedência
Quanto mais perto do Natal, mais caro o peru vai ficar. E isso não vale só para a carne preferida da ceia. O preço de todos os produtos que costumam ser mais consumidos nessa época do ano sobe às vésperas da ceia. Por isso, a dica é se planejar e fazer as compras com antecedência. Isso, inclusive, vai te ajudar não só a economizar, como também a evitar grandes filas no supermercado.
Faça substituições de ingredientes
Substituir alguns ingredientes por outros é dica certa para economizar na ceia de Natal. Você pode, por exemplo, trocar o peru por um frango assado bem temperado e os tradicionais ingredientes da salada por vegetais da estação.
Reaproveite o que sobrar
Mesmo nunca tendo participado do Natal da sua casa, a gente pode apostar que também costuma sobrar muita comida por lá. A dica, portanto, é fazer bom uso das sobras e evitar desperdícios a qualquer custo. Continue a leitura que, em breve, nós vamos te dar algumas dicas para reaproveitar o que sobrar da ceia de Natal.
Faça receitas econômicas
Existem muitas alternativas para você preparar pratos deliciosos sem precisar gastar muito. E isso vale para entrada, prato principal e sobremesa. O caminho é colocar a criatividade para jogo e não se apegar aos pratos que tradicionalmente ocupam a mesa das famílias brasileiras na ceia de Natal. Se você não sabe nem por onde começar, nós vamos te dar algumas opções de receitas econômicas que vão deixar seus convidados com água na boca.
Receitas incríveis e baratas para uma ceia de Natal deliciosa e econômica
Para a sua ceia de Natal ser gostosa, os pratos não precisam ser caros. Confira abaixo três receitas incríveis e baratas para você economizar nas compras e, ainda assim, deixar seus convidados felizes e satisfeitos.
Arroz colorido
Que tal dar um up no seu arroz, misturando alguns vegetais e uma opção de proteína? Confira abaixo a receita. A nossa serve, em média, 5 porções. Você pode adaptar a quantidade de acordo com o número de convidados, ok?
Ingredientes
2 xícaras de chá de arroz cozido
Azeite a gosto
1 cebola grande picada
2 cenouras médias raladas
1 lata de milho
2 maços de cheiro-verde picado
500 gramas de peito de frango desfiado e temperado
Modo de preparo
Em uma panela, refogue a cebola no azeite e, depois, adicione os demais ingredientes, com exceção do cheiro-verde. Misture bem até que esteja bem refogado e, em seguida, desligue o fogo, transfira para um refratário e finalize com o cheiro-verde.
Salada de batata
Outra boa alternativa para a ceia de Natal é uma salada de batata, que costuma agradar até mesmo quem não é muito fã de salada. Confira abaixo a receita que serve, em média, 6 porções.
Ingredientes
3 batatas grandes descascadas e cortadas em quadradinhos médios
1 cebola pequena picada
½ xícara de chá de maionese
2 ovos cozidos e picados
1 colher de sopa de cheiro-verde picado
Modo de preparo
Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e leve para o fogo médio, deixando elas cozinharem. Quando elas estiverem al dente, escorra a água e deixe as batatas esfriarem um pouco. Leve metade das batatas para outro recipiente e amasse, como se fosse fazer um purê. Misture com a outra metade de batatas e com os demais ingredientes. Leve a salada para a geladeira e retire na hora de servir.
Mousse simples
Um mousse de chocolate costuma ser uma opção de sobremesa que agrada a todos. A boa notícia é que dá para fazer uma receita bem simples, que além de fácil de fazer é bastante econômica — são só três ingredientes. Confira a receita para quatro porções!
Ingredientes
1 caixa de creme de leite
200 gramas de chocolate meio amargo
1/2 caixa de leite condensado
Modo de preparo
Coloque o creme de leite em um recipiente e leve para o congelador por até uma hora — até que ele fique bem gelado, mas sem congelar. Depois, bata o creme de leite gelado em uma batedeira ou mixer por cerca de 10 minutos e, em seguida, reserve. Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria e, em seguida, misture com o leite condensado até a mistura ficar homogênea. Vá misturando o creme de leite aos poucos, até que os ingredientes se misturem bem. Leve para a geladeira por, no mínimo, duas horas antes de servir.
E para o dia seguinte? Confira como aproveitar o que sobrou da ceia de Natal
Além de ser sinônimo de família reunida, troca de presentes e uma ceia bem repleta, Natal também costuma ser sinônimo de desperdício. Nessa história de fazer comida para um grande número de convidados, muita coisa acaba sobrando e é preciso colocar a criatividade em jogo para não precisar jogar comida no lixo.
Confira nossas dicas e conheça alguns pratos que você pode preparar com as sobras da ceia de Natal!
Salada de frutas
As frutas, muitas vezes, servem mais como decoração do que como refeição na ceia de Natal e, por isso, é comum que elas sobrem ao fim da noite. A dica é preparar uma deliciosa salada de frutas, já garantindo a sobremesa do dia seguinte.
Bolinho de arroz
Você não necessariamente precisa congelar o arroz que sobra. Uma boa pedida é fazer um bolinho de arroz. Basta temperar o arroz com cebola, sal, pimenta-do-reino e outros temperos de sua preferência e misturá-lo com ovos e farinha. Assim, dá liga para você enrolar e, depois, é só fritar e servir.
Torradas
Até mesmo as sobras do panetone podem ser aproveitadas, viu? Que tal fatiar o que restou, passar no açúcar e assar? Isso vai te proporcionar deliciosas torradas, que podem ser comidas por muitos dias. Fazer rabanadas com o que sobrou do panetone também pode ser uma boa pedida!
Conte com a Cresol para equilibrar sua vida financeira
E, então? Gostou das nossas dicas para ter uma ceia de Natal mais econômica?
Saiba que contribuir para a saúde da sua vida financeira é uma das missões da Cresol, que oferece soluções personalizadas de acordo com a sua realidade e necessidade.
Acesse cresol.com.br e conheça todos os serviços disponibilizados por uma das maiores cooperativas financeiras do país!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.