Conta PJ: uma aliada do empreendedor de sucesso

Conta PJ: uma aliada do empreendedor de sucesso

Tempo de Leitura: 2 minutos

Para começar um negócio, o empreendedor precisa passar por diversas etapas, como, por exemplo, definir os serviços que serão oferecidos, decidir nome e identidade, montar um plano de negócios, abrir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e divulgar o trabalho. São tantos detalhes e dúvidas que a abertura de uma conta jurídica acaba ficando para depois, mas essa é uma questão importante que não pode ser deixada de lado.

Afinal, o que é a conta PJ? Por que ter uma conta PJ? E qual a diferença para uma conta pessoal?

* O que é a conta PJ?

A conta PJ é uma conta corrente para Pessoa Jurídica (PJ). Neste caso, a identidade da conta é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e não o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Por isso, a empresa precisa estar formalizada.

Este tipo de conta bancária pode ser aberta por sócios ou representantes legais da empresa e a movimentação é apenas para pessoas autorizadas e determinadas de forma específica no momento de abertura da conta.

* Por que ter uma conta jurídica é importante para o seu negócio?

Para ter um empreendimento de sucesso, a regra de ouro é separar as finanças da empresa das suas finanças pessoais. Dentre os benefícios da conta estão: receber de seus clientes com mais facilidade; pagar fornecedores com maior credibilidade e segurança; evitar problemas com a Declaração do Imposto de Renda; e obter maior controle de seus lucros e gastos. Com uma conta PJ, todas as entradas e saídas ficam reunidas no mesmo lugar, tornando mais simples a organização das finanças da empresa.

* Qual a diferença entre a conta PJ e a conta PF?

A conta de Pessoa Física (PF) é movimentada pelo titular, registra créditos, débitos, despesas e ganhos. O proprietário tem direito a cartão de débito e crédito, cheque especial e talões de cheque. Todo indivíduo pode escolher uma instituição financeira e abrir uma conta corrente com seu CPF e outros documentos solicitados pela entidade.

Já a conta de Pessoa Jurídica (PJ), é movimentada por um representante legal definido na abertura da conta. Ela é destinada a movimentações que digam respeito à empresa, como por exemplo, o pagamento de fornecedores e os lucros recebidos com suas as vendas. O titular tem direito ao uso de cartões e talões de cheque. A conta PJ pode ter funcionalidades desenvolvidas para necessidades específicas da sua empresa.

Leia mais