Especiais

Por um mundo melhor

Por um mundo melhor
Tempo de Leitura: 3 minutos

Histórias de quem coopera por um planeta sustentável

Ao longo da Semana do Meio Ambiente, a série de reportagens ‘Por um mundo melhor: histórias de quem coopera por um planeta sustentável’ trouxe histórias de associados que desempenham pequenas mudanças sustentáveis no dia a dia para gerar um mundo melhor para as próximas gerações.

Na última reportagem da série, você é convidado a conhecer o relato de mulheres que preocupadas com meio ambiente, arregaçaram as mangas, reuniram a comunidade e tornaram a destinação correta de resíduos, uma atividade coletiva que gera esperança para as próximas gerações.

Sustentabilidade: é por você, pelo planeta e pelas futuras gerações

Desde 2012, o município de Jaborá-SC contava com a extensão da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba (RFCC), mas no início de 2020, passou a ter um núcleo próprio. A RFCC de Jaborá, associada a Cresol PA Jaborá, é constituída por 21 sócias fundadoras, que além de auxiliarem na prevenção e no combate ao câncer, também dão exemplo de cuidado com o meio ambiente.

Há alguns meses, as voluntárias passaram a coletar e incentivar o recolhimento de tampas de plástico, cartelas de comprimidos vazias (blister) e esponjas de uso doméstico. As tampas são vendidas para uma empresa de reciclagem em Xanxerê-SC, que tem um programa chamado ‘Tampinha do Bem’ e geram fundos para as ações da RFCC. Já as esponjas são recolhidas e doadas para a Associação dos Amigos dos Autistas de Videira-SC (AMA), que dá o descarte correto para os itens. Os blisters são encaminhados para o Lions Clube Centenário de Curitibanos-SC, que vende o material e utiliza o dinheiro arrecadado para compra de cadeiras de rodas e outros equipamentos ortopédicos. Recentemente, elas passaram a coletar pilhas e baterias para encaminharem ao local de descarte correto.

As mulheres da RFCC de Jaborá receberam a visita da funcionária da Cresol PA Jaborá, para falar sobre as atividades sustentáveis da rede.
Foto: Reprodução/Cresol PA Jaborá

As doações da comunidade são entregues em escolas do município ou diretamente para as mulheres que participam da rede. “É uma alegria muito grande, pois as pessoas vêm até nós de carro, bicicleta, moto ou a pé, para deixarem doações. Eles penduram nas portas, procuram as mulheres da rede feminina ou ligam pedindo onde podem entregar”, destacam as voluntárias. Com orgulho, elas falam sobre a quantidade de resíduos que já coletaram. “Estamos com quase trezentos quilos de tampa para entregar, já enviamos 10 sacos de blister e cinco sacos de esponjas”, relata uma das voluntárias.

A motivação para essas ações surgiram da vontade de fazer mais pelo planeta. “Sempre fomos muito preocupadas com o meio ambiente e então, pensamos em fazer algo para ajudar, pois só ficar reclamando que a natureza está destruída, não adianta nada”. Para as voluntárias, o trabalho é árduo, mas gratificante. “É bem trabalhoso, mas a gente vê que vale muito a pena, pois as pessoas estão realmente ajudando e se conscientizando cada vez mais”, salientam.

O desafio da RFCC de Jaborá, segundo as voluntárias, é envolver mais pessoas para cuidarem do meio ambiente. “As pessoas estão se conscientizando, falta muito, mas devagarinho, a gente chega lá”, frisa uma das mulheres que participa da rede. Para as voluntárias da RFCC, as pessoas precisam pensar mais no planeta. “O nosso planeta está muito poluído, triste e afetado com tanto lixo”, alerta. Para mudar o mundo, todo mundo precisa cooperar um pouquinho. “As indústrias e o Poder Público precisam começar a conscientizar as pessoas. Além disso, as pessoas precisam repensar suas atitudes, usar menos plástico e pensar mais no meio ambiente. Precisamos pensar nas próximas gerações”, finalizam.

Já passou da hora de dar adeus para as sacolas plásticas e investir em sacolas reutilizáveis. E aí, vamos juntos cooperar por um mundo melhor?

Categorias: Especiais , Por um mundo melhor

4 comentários sobre Por um mundo melhor"

  1. Gostei desta explicação me fez entender o fluxo financeiro