Dicas

Pix: possibilidade, vantagens, benefícios e segurança da transferência instantânea

Pix: possibilidade, vantagens, benefícios e segurança da transferência instantânea
Tempo de Leitura: 2 minutos

O mercado financeiro tem sentido com grande intensidade a necessidade de fomentar o relacionamento com seus clientes de maneira mais conveniente. Nesse sentido, criado pelo Banco Central, o PIX é um método de pagamento instantâneo e tem função similar ao TED, DOC, cheque e boleto; o que difere é a velocidade nas transações, onde os recursos estarão disponíveis para os recebedores em poucos segundos.

De forma prática e econômica, o PIX tende a ter custos menores que os demais meios de pagamento, podendo em alguns casos ocorrer de forma gratuita.

Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha conta-corrente ou conta poupança pode usar o Pix. A ferramenta permite que sejam realizadas transações 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no anos, permitindo que o usuário efetue a transação de maneira imediata.

O Pix estará ativo para pagamentos a partir do dia 16 de novembro. Para fazer pagamentos ou qualquer outra transação será necessário entrar na funcionalidade, identificar o recebedor do pagamento e aprovar o pagamento com senha, biometria ou reconhecimento facial. Também será possível realizar pagamento por QR Code.

Quer saber mais sobre como o Pix vai mudar nossa forma de fazer transações financeiras? Continue lendo esse post com as dúvidas mais recorrentes!

O Pix é um aplicativo que terei que baixar para usar?

Não, o Pix não é um aplicativo, é uma funcionalidade que estará disponível no aplicativo da sua instituição financeira. Se você for um cooperado da Cresol, o recurso já está disponível para cadastramento das chaves. 

O que é a chave Pix?

A chave Pix é a identificação da sua conta e substitui todos os dados que você normalmente usa, (como agência, conta, CPF, nome, instituição), tornando mais fácil a realização de uma transação bancária. Não será mais necessário memorizar tantos dados: sua chave Pix será suficiente.

O cadastro do Pix pode ser feito somente em uma instituição financeira?

Você poderá cadastrar em mais de uma instituição financeira, mas a chave de acesso não poderá ser a mesma. Por exemplo, se você usar o seu CPF como chave em uma instituição, não poderá usar a mesma chave em outra. 

Existe algum tipo de cobrança com o Pix?

Inicialmente, pessoas físicas e microempreendedores individuais não terão nenhum custo ao realizar transações através da plataforma. 

Porque utilizar o Pix e não a TED e o DOC?

O Pix será uma forma de pagamento alternativa, cabendo ao usuário decidir se adere ou não a essa nova forma de transferência e pagamento.

Pix é realmente seguro?

Ao desenvolver essa nova ferramenta de cobrança, o Banco Central buscou manter os critérios de segurança presentes nas demais formas de transferência e pagamento, garantindo segurança ao consumidor. 

E você: já fez seu cadastro de chaves para utilizar o Pix assim que ele estiver disponível? Se você é um cooperado Cresol, acesse seu app, faça seu cadastro e esteja pronto para fazer um Pix!

Categorias: Dicas