Você conhece a origem do Carnaval? Veja essa e outras curiosidades
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
O Brasil é o país do Carnaval, certo? Bom, você pode se espantar ao saber que, apesar dessa frase ser insistentemente repetida por aí, a origem do Carnaval remonta à Antiguidade. Ou seja, a festa mais popular do país surgiu muito antes do Brasil nascer.
Quer conhecer essa história e descobrir como cada parte do mundo celebra o Carnaval? Então, continue a leitura que nós vamos te contar tudo isso. Ah, e para não dizer que deixamos a saúde do seu bolso de lado, ao final, vamos dar dicas de ouro para você curtir a folia gastando pouco.
Índice
A origem do Carnaval: de festivais pagãos a celebração global
Apesar de a festa ser conhecida por muita gente como uma celebração pagã (e até mesmo profana), para alguns estudiosos a origem do Carnaval está na cultura católica do antigo Império Romano. De acordo com pesquisas, a festa era uma forma para os romanos festejarem os últimos dias antes da Quaresma, período em que eles se abstinham do consumo de carne.
No entanto, a fama profana do Carnaval não é por acaso. Há muitos pesquisadores que defendem que o Carnaval criado pelos romanos foi, na verdade, uma forma da Igreja Católica ressignificar celebrações nas quais as pessoas se entregavam aos prazeres mundanos.
Com a criação da Quaresma, a Igreja decidiu concentrar essas festas antes do início do período, como uma forma de permitir que os cristãos cometessem seus excessos antes do início do jejum.
Fato é que, desde a Antiguidade, o Carnaval faz parte da evolução da sociedade e marcou presença em todos os períodos da história, incluindo o período medieval, o Renascimento, a Idade Média, a Idade Moderna e o período colonial no Brasil — que, segundo estudiosos, foi quando a festa chegou ao país.
As múltiplas faces do Carnaval ao redor do mundo
É fato que o Carnaval foi evoluindo e se transformando ao longo do tempo. E cada cultura foi adaptando a festa à sua maneira. Hoje, a festa é celebrada no mundo todo e você pode se espantar em saber que não é só no Brasil que o Carnaval tem desfiles de carros alegóricos e que tem país que celebra o Carnaval por três semanas seguidas.
É isso mesmo. Em Quebec, no Canadá, a festa dura três semanas e com um detalhe bem importante: o Carnaval acontece no inverno e as esculturas de neve são uma das tradições da celebração por lá. Em Nice, na França, bonecos gigantes de papel machê desfilam pela orla da cidade em carros alegóricos que nos remetem aos sambódromos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Falando no Carnaval do Rio de Janeiro, é na festa carioca que Londres, na Inglaterra, buscou inspiração. Lá, a festa acontece no mês de agosto, quando as temperaturas estão mais amenas, e é composta por uma grande manifestação cultural que conta com a participação da escola de samba inglesa, a Paraiso School of Samba.
E esses são apenas alguns exemplos das múltiplas faces do Carnaval pelo mundo!
O Carnaval no Brasil: uma explosão de cores e ritmos
A festa pode até não ter nascido aqui, mas não dá para negar que o Brasil se apropriou do Carnaval como poucos países do mundo fizeram. Por aqui, a celebração é uma verdadeira explosão de cores e ritmos e cada cidade promove uma festa capaz de atrair turistas do mundo todo.
A efervescência cultural do Carnaval no Nordeste brasileiro
O Nordeste brasileiro abriga duas das maiores festas de Carnaval do país: a de Salvador, com seus trios elétricos acompanhados pelo povo ao som de axé — cantado pelos maiores artistas do ritmo —, e a de Recife, capital pernambucana que, com o frevo, comanda o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.
O samba e o Carnaval paulista e carioca
No Sudeste, o samba é o ritmo que move multidões e carros alegóricos nos tradicionais desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. A festa, que se tornou uma verdadeira competição entre as agremiações, reúne turistas do mundo inteiro e, em seus sambas-enredos, conta a história de personalidades, momentos históricos ou manifestações culturais do país.
As manifestações de Carnaval em outras cidades do país
Engana-se quem pensa que o Carnaval no Brasil se resume à Bahia e ao Rio de Janeiro. Na região Norte, por exemplo, é realizada a tradicional Festa de Boi-Bumbá, celebrando o Folclore brasileiro.
Além disso, o Sudeste, nos últimos anos, também ganhou a força do Carnaval de Belo Horizonte que, com seus mais de 500 blocos desfilando pelas ruas da capital mineira, já se consolidou como o terceiro maior Carnaval do país (depois de Salvador e Rio de Janeiro).
Curiosidades e tradições surpreendentes do Carnaval
Além de samba e axé, multidões pelas ruas e a fama de uma das festas mais populares do mundo, o Carnaval brasileiro também é repleto de curiosidades e tradições que você, possivelmente, não conhece.
Você sabia, por exemplo, que as fantasias de Carnaval que hoje desfilamos pelas ruas são inspiradas nos tradicionais bailes de máscara da cultura europeia?
E quer ver outra coisa que talvez você ainda não saiba? A data do Carnaval é definida de acordo com a Páscoa. A celebração da Igreja Católica é sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio. E a terça-feira de Carnaval é, exatamente, 47 dias antes do Domingo de Páscoa.
É por isso que todo ano a gente se pergunta “quando é o Carnaval no Brasil”?. Saiba que, em 2024, a festa será celebrada entre os dias 10 e 13 de fevereiro.
Como curtir o Carnaval gastando pouco?
Agora que já te contamos sobre a história e as tradições do Carnaval, chegou a hora de falar sobre um assunto que nos interessa ainda mais: a saúde do seu bolso! Confira abaixo algumas dicas para curtir o Carnaval gastando pouco, sem comprometer as finanças para o restante do ano.
Aproveite os blocos de rua
Apesar de ter muitas festas fechadas e pagas pelo país, o Brasil é repleto de opções gratuitas, como os tradicionais bloquinhos de Carnaval. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, por exemplo, você vai encontrar um bloco em cada canto da cidade e dá para curtir o Carnaval sem precisar gastar nada.
Faça sua própria fantasia
A fantasia não é obrigatória no Carnaval brasileiro, mas é tão mais gostoso sair para as ruas com adereços, não é mesmo? Logo, uma dica de economia é você confeccionar sua própria fantasia, o que pode ser feito até mesmo reutilizando alguns materiais.
A internet está repleta de vídeos com tutoriais desse tipo, então pesquise, coloque a mão na massa e monte seu look com economia.
Leve sua própria comida e bebida
Mesmo nos blocos de rua, que são gratuitos, você pode enfrentar grandes gastos se quiser comer ou beber alguma coisa.
A dica, nesse caso, é você levar sua própria comida e bebida. O que não faltam são opções de coolers e caixas de isopor para você manter tudo geladinho.
Promova o seu próprio Carnaval
Se você quer economizar ainda mais e não quer gastar nem mesmo com o deslocamento para os blocos de rua, que tal fazer uma festa em casa, reunindo os amigos?
Se cada um levar o que for beber e comer, dá para se divertir muito gastando pouco e você ainda pode montar uma playlist a seu gosto, sem precisar ficar ouvindo músicas que você não curte.
E então, como você vai curtir seu Carnaval?
Agora que você já sabe tudo sobre a história do Carnaval e conferiu nossas dicas para curtir a folia gastando pouco, a gente quer saber: como você vai curtir seu Carnaval por aí?
Por aqui, o período vai ser como o restante do ano: com soluções financeiras exclusivas para você e para a sua realidade. Acesse cresol.com.br, conheça nossos serviços e descubra como cuidar da sua saúde financeira no Carnaval e no ano inteiro!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.