Dia Internacional do Cooperativismo: uma filosofia que transforma o mundo!

Dia Internacional do Cooperativismo: uma filosofia que transforma o mundo!

Tempo de Leitura: 2 minutos

A cooperação nunca fez tanto sentido quanto nos dias que estamos vivendo. A palavra ‘cooperar’, pode ser definida como operar em conjunto. Mas o cooperativismo vai muito além de um modelo de negócios, pode-se dizer que é um sistema capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com oportunidades para todos. Tudo isso começa quando as pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. 

No mundo, segundo dados do Anuário do Cooperativis­mo Brasileiro (2019), existem cerca de 2.6 milhões de cooperativas em 100 países, que geram 250 milhões de empregos e congregam  um bilhão de pessoas, gerando um faturamento de U$ 2,1 trilhões por ano. O relatório aponta que no Brasil, existem cerca de 6.828 cooperativas, 14.6 milhões de cooperados, onde 36% são mulheres e geram cerca de 425,3 mil postos de trabalho. O cooperativismo tem se desenvolvido por ter um jeito único de trabalhar e três conceitos lhe dão identidade, a cooperação, transformação e equilíbrio.

Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de ideias, por isso, os cooperativistas acreditam que é necessário buscar benefícios próprios enquanto contribuem para o todo. Eles se baseiam em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. Para guiar os cooperativistas ao redor de todo o mundo, foram estabelecidos sete princípios do cooperativismo e eles são os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844.

E para celebrar essa corrente do bem, foi instituído o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. A data foi celebrada pela primeira vez em 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). E a partir de 1995, a ACI e Organização das Nações Unidas (ONU) passaram a definir um tema para a celebração. Neste ano, o tema ‘Cooperativas para ação climática’ visa conscientizar a população sobre a importância de lidar com as mudanças climáticas.

Ao mesmo tempo em que a pandemia causa dor e sofrimento, abre-se a oportunidade de ser solidário e reinventar as formas de se relacionar. O cooperativismo nunca foi tão necessário, em tempos de Covid-19, um cenário jamais vivido ou sequer imaginado pela maioria, a cooperação tornou-se essencial. Cada vez mais pessoas começaram a sonhar, a acreditar e a agir juntos, para que tudo isso passe rápido e deixe o menor dano possível. O coronavírus mudou a realidade do país, mas a cooperação continua demonstrando a sua importância, por meio da união e cooperação poderemos vencer esse vírus.

Leia mais