Crédito Rural

Crédito de investimento ajuda a alavancar a produção agrícola

Crédito de investimento ajuda a alavancar a produção agrícola
Tempo de Leitura: 3 minutos

Existem diversas alternativas para quem quer alavancar os negócios no campo. Muitas delas estão relacionadas ao crédito de investimento, uma modalidade de crédito rural voltada às melhorias na produção agrícola. Hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre o tema. Fique conosco para conferir!

O que é crédito de investimento?

Crédito de investimento é uma espécie de empréstimo com fins bem específicos. No caso, esse dinheiro é usado para a compra de bens e serviços duráveis que serão empregados na propriedade rural.

Você pode recorrer a essa linha de crédito quando precisa adquirir equipamentos novos, como colheitadeiras e veículos de carga. Também dá para custear reformas na estrutura do local – rede elétrica, sistemas de irrigação do solo, entre outros.

Vale lembrar que há uma diferença entre o crédito de investimento e o crédito de custeio. Esse último cobre as despesas mais imediatas, como já explicamos aqui no blog.

banner crédito de investimento X crédito de custeio

Dica: Créditos de custeio e investimento – entendam como funcionam

Como funciona o crédito de investimento?

O produtor rural pode contratar crédito de investimento numa instituição financeira de confiança. Diversos bancos e cooperativas oferecem essa modalidade, inclusive a Cresol.

É preciso apresentar um projeto técnico que justifique a necessidade do empréstimo. Também pode ser solicitado um cronograma de atividades, que serve para prever o tempo esperado até aquele investimento dar retorno. Essa informação ajuda a negociar os prazos de pagamento.

Cumpridas as exigências, o dinheiro é liberado. Porém, vale lembrar que as instituições financeiras exigem garantia, como penhora ou alienação de bens. Ou seja: só contrate o crédito que você tem condições de pagar.

Quem pode se beneficiar do crédito de investimento?

Qualquer pessoa vivendo do campo pode usufruir do crédito de investimento, desde que cumpra as exigências para a contratação. A quantia funciona como um empurrãozinho nos negócios, sobretudo quando não se tem recursos próprios para bancar a empreitada.

O melhor dessa história é que há categorias de crédito voltadas para públicos variados. Tem programa exclusivo para jovens produtores rurais, para mulheres e para representantes da agricultura familiar, entre outros grupos. Cada uma dessas opções oferece condições de pagamento pensadas de acordo com a realidade dos solicitantes.

Leia também: Descubra os benefícios de participar de uma cooperativa de crédito

Quais são as vantagens do crédito de investimento?

Todo auxílio financeiro é importante para o seu negócio deslanchar. Falando particularmente do crédito de investimento, podemos mencionar os seguintes benefícios:

Obtenção de recursos para expandir as operações, comprando equipamentos e insumos que seriam caros demais de adquirir por conta própria;

Maior competitividade no mercado agrícola, já que é possível ampliar e melhorar a qualidade da produção;

Condições facilitadas de pagamento, visto que o prazo para quitar a dívida pode levar de alguns meses a até dez anos, a depender da modalidade de crédito;

Taxas de juros reduzidas em comparação a outros tipos de empréstimo e financiamento.

Quais itens podem ser financiáveis?

  • Construção ou reforma das instalações;
  • Aquisição de maquinário e veículos;
  • Proteção e recuperação de solo;
  • Sistemas de irrigação;
  • Infraestrutura de energia renovável;
  • Matrizes, sêmen, óvulos e embriões de reprodutores;
  • Soluções para rastreabilidade do rebanho;
  • Capital de giro;
  • E muito mais.

Como dissemos anteriormente, é necessário justificar o uso do dinheiro. Em outras palavras, o crédito de investimento só pode ser aplicado para a situação contratada. 

Por isso, lembre-se de pesquisar os programas em detalhes para encontrar a linha que melhor atenda à sua demanda.

Existem limites e prazos para o crédito de investimento?

Sim. Como todo empréstimo, o crédito rural deve ser pago dentro de um período previamente estabelecido entre o contratante e a instituição financeira. Esse prazo pode ser negociado, mas obedece aos limites definidos em cada programa.

O mesmo vale para os valores liberados. Por exemplo, o Pronaf Financiamento oferece até R$ 400 mil para atividades de avicultura e suinocultura. Já o teto para construção ou reforma de moradia em imóvel rural é de R$ 60 mil. As taxas de juros também são diferentes, conforme a finalidade do crédito de investimento e o tamanho da propriedade a ser beneficiada.

Pronaf e outras opções de crédito de investimento na Cresol

A Cresol disponibiliza diversas linhas de crédito rural aos cooperados. Trabalhamos bastante com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que atende a propriedades de pequeno e médio portes. Temos, ainda, o Inovagro, com aportes mais altos para os grandes produtores.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre o Pronaf

Quer saber mais sobre os programas, os itens financiáveis e as condições de pagamento? Então confira a página sobre crédito de investimento na Cresol.

E, se você gostou do artigo de hoje, não se esqueça de acompanhar as novidades de nosso blog. Toda semana, trazemos conteúdo relevante para quem quer aprender mais sobre empreendedorismo, economia e consumo sustentável. 

Obrigado pela companhia e até a próxima!

Categorias: Crédito Rural , Produção Rural