Ações para lucrar na Black Friday

Ações para lucrar na Black Friday

Tempo de Leitura: 3 minutos

Com algumas estratégias simples é possível obter lucros maiores e se destacar entre a concorrência

Estamos em novembro, e a cada dia nos aproximamos de um dos eventos de maior destaque no ramo econômico: a Black Friday. Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, é caracterizada por ofertar descontos e oportunidades únicas aos consumidores no Brasil e em diversos países. A ação “Sexta-feira Negra” em tradução para o português, teve início nos Estados Unidos e chegou no Brasil em 2010.

Algumas lojas costumam usar a quinta e a sexta-feira para as promoções, isso quando não esticam as ofertas durante a semana que antecede a data. O evento é o ponta-pé inicial para a comercialização natalina, onde muitos clientes escolhem a data para fazer grandes compras antecipando os presentes de final de ano.  

No post desta semana, decidimos fazer algo para aqueles que estão ligados diretamente a essa ação econômica mundial: os comerciantes.  

Mas como lucrar em meio à concorrência? Como se destacar no mercado sem entrar no vermelho? A seguir, confira algumas dicas que separamos exclusivamente para você do que pode ser feito para lucrar na Black Friday mesmo em meio à pandemia. 

Preste atenção ao seu estoque

Verifique o que está parado na prateleira, reflita se irá investir em novos produtos ou fará uma limpa de estoque. É necessário estar preparado para lidar com a alta demanda dos produtos. Se certifique que há uma considerável quantidade dos produtos ofertados em estoque. 

Faça um Planejamento 

Reúna o que há no seu estoque, tente identificar o que os clientes estão buscando. Através de um bom planejamento você conseguirá se organizar e estar mais preparado para o período de vendas, garantindo que irá atender as necessidades do seu público alvo, oferecendo bons preços e não correndo o risco de ver os lucros caírem. 

Defina os valores ofertados 

Esse é um momento onde é necessário ter cautela, é quando você vai definir as promoções que serão ofertadas durante a Black Friday. Faça uma análise das estratégias do seu negócio, crie promoções irresistíveis mas que garantam lucratividade, demonstre seu valor para o cliente.

Caso não seja possível baixar muito o preço, pense em outras estratégias para vender mais. Frete grátis, condições de pagamento facilitadas, brindes, ou créditos para as próximas compras são boas táticas que podem fidelizar seu cliente.  

Prepare sua equipe 

O atendimento é um dos principais fatores, e será crucial na decisão do cliente em voltar ou não ao seu estabelecimento. Além disso, fará com que você se destaque de forma positiva ou negativa entre a concorrência. Com uma variedade de promoções e o possível movimento de clientes aumentando, é necessário ter uma boa equipe que preze pela pró-atividade, que esteja bem treinada e preparada para lidar com a demanda de clientes. 

Site 

Sua empresa tem um site? Costuma realizar vendas através da plataforma? Em meio a pandemia a possibilidade de comprar online é um diferencial que deve ser explorado. Verifique a navegabilidade, tire boas fotos dos seus produtos, ofereça um bom atendimento. A ideia de implantar um chat para que o consumidor possa tirar possíveis dúvidas humaniza o relacionamento entre empresa e cliente. 

Envio 

Verifique qual é a melhor opção de envio para os produtos vendidos via site. Pesquise quais são as possibilidades, e qual serviço melhor atende sua demanda (Correios ou transportadora). 

Pense na possibilidade de inovar, se destacar entre a concorrência. Uma embalagem diferente, um cartão feito à mão, uma caixa perfumada, uma pequena lembrancinha como um bombom causam uma boa impressão e surpreendem aqueles que estão esperando apenas o item que compraram online. 

Valorize os clientes já existentes 

É comum que alguns estabelecimentos pensem na Black Friday somente como forma de atrair mais clientes. É interessante pensar em aumentar a clientela, mas é necessário pensar nos clientes que já compram de você.

Fidelize quem já está com você, pense em formas de fazer com que ele se sinta importante, e demonstre que você é grato por ter ele como seu cliente. Ofereça bônus, ofertas exclusivas, formas de fazer com que se sinta valorizado.

Lucre na Black Friday 

Agora que você já viu algumas dicas básicas, então é hora de colocar as mãos à obra:

  • Pense em estratégias de marketing e comunicação;
  • Comece a divulgar o quanto antes; 
  • Faça uma boa apresentação dos seus produtos, com posts que cativem o seu cliente;
  • Crie fotos novas (de qualidade) – boas fotos tendem a deixar os produtos mais atrativos;
  • Invista em títulos e conteúdo atrativo;
  • Aumente seu engajamento – esteja sempre disposto a responder às dúvidas dos clientes;
  • Seja gentil, mesmo que seja um comentário negativo; 
  • Responda de forma pública, nada de “inbox”; 
  • Use hashtags como por exemplo #BlackFridayBrasil e outras que se encaixarem no seu perfil que possam promover um maior engajamento da sua página;
  • Incentive seus clientes a avaliarem seu produto.

Seguindo nossas dicas, você poderá alcançar bons resultados durante a Black Friday. Boas vendas! 

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