Gestão de Pessoas

A importância do plano de relacionamento com clientes para micro e pequenas empresas

Não seria ideal se todos os clientes que compram um produto ou serviço seu ficassem tão satisfeitos com o resultado que, além de adquirirem outras soluções da sua empresa, passassem a indicar e divulgar sua marca fielmente?

Esse é, certamente, um dos maiores objetivos de todo negócio. O que fica cada vez mais evidente é que, para conquistá-lo, as companhias podem seguir um plano de relacionamento com o cliente. Ao utilizar essa estratégia, a empresa se baseia no marketing como uma ferramenta para aumentar seu número de vendas.

Na realidade, o também chamado de marketing de relacionamento visa muito mais do que o aumento de lucro. Ele ajuda a companhia a conquistar e fidelizar clientes, construir e disseminar sua marca e se destacar da concorrência com a criação de autoridade no mercado. O resultado é uma combinação poderosa que transforma a empresa em referência para os clientes.

Pronto para saber como colocar essa ferramenta em prática e impulsionar o faturamento do seu negócio? Acompanhe!

Dica: Aprenda como atrair mais clientes para o seu negócio

O que é marketing de relacionamento

Como mencionado, o marketing de relacionamento é uma estratégia aplicada pelas empresas para construir sua marca, prospectar clientes, fidelizar consumidores e se posicionar no mercado cada vez mais competitivo. Com a conquista e fidelização do público-alvo, você cria não somente uma clientela leal, mas também reais defensores e propagadores do nome da sua empresa.

Outro objetivo dessa ferramenta é, como você já sabe, fazer com que a companhia seja uma referência no mercado, e isso acontece principalmente pelas experiências de qualidade que são oferecidas ao usuário.

Para que o negócio conquiste tudo isso, ele precisa criar um relacionamento que ofereça vantagens aos prospects e clientes. Logo, com o objetivo de aumentar as vendas, você precisa construir uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que você visa gerar fãs, também deve oferecer a seus clientes algo que eles não encontrarão em outro lugar. Aqui, a máxima "é dando que se recebe" não poderia ser mais verdadeira.

Sendo assim, é importante notar que o marketing de relacionamento é uma estratégia que foca o médio e longo prazo, em que você consegue desenvolver uma relação contínua e progressiva com o cliente. Dessa maneira, um consumidor que compraria apenas um serviço ou produto básico da sua empresa passa a adquirir alternativas e soluções mais complexas.

Aplicar essa ferramenta em um mundo no qual a internet cresce cada vez mais passou a ser um processo simples para as empresas. Você pode optar por utilizar diversas metodologias, como marketing digital, marketing de conteúdo e inbound marketing.

Além disso, seu negócio ainda pode se fazer presente em redes sociais, blogs e e-mail marketing para colocar essa estratégia em prática. Ações offline, como o envio de brindes ou convites para inaugurações para clientes recorrentes, também são exemplos de técnicas que mostram resultado.

Como um plano de relacionamento ajuda minha empresa

A elaboração e execução de um plano de relacionamento transforma sua empresa em uma figura confiável — e quem é confiável é sempre lembrado. Portanto, para a manutenção, crescimento e sucesso do seu negócio, é mais do que fundamental que você invista na relação que estabelece com seus clientes.

A maneira de garantir que sua empresa atinja as proporções estimadas é por meio do desenvolvimento de estratégias que visem esse bom relacionamento com o consumidor e a posterior fidelização do mesmo.

Uma pesquisa realizada pela agência Bond Brand Loyalty nos Estados Unidos apontou que 73% das pessoas entrevistadas recomendam para seus amigos e familiares marcas que contam com planos de relacionamento com o cliente.

Esses dados apontam que desenvolver ações, investir em sistemas de recompensa ou entretenimento e promover campanhas é a maneira que as marcas encontraram para criar sua forte presença no mercado. E mais: por meio do diálogo e da conversa aberta, essas mesmas empresas criam laços de confiança com clientes fidelizados e potenciais novos parceiros.

Clique no banner abaixo e saiba como a Cresol pode ajudar sua empresa!

Cresol: ao seu lado, sempre que precisar

5 razões para investir nessa estratégia

1. Melhorar o atendimento ao cliente

Um dos papéis do marketing de relacionamento é também focar o cliente, identificando suas necessidades para atingi-las da melhor forma. Trabalhar sabendo que o cliente é o maior patrimônio da empresa ajuda a atendê-lo com a máxima qualidade e a atrair cada vez mais novos consumidores.

Quando a empresa entende as expectativas e necessidades do público-alvo e desenvolve formas de suprir suas necessidades, a fidelização acontece quase imediatamente.

2. Fidelizar os consumidores atuais

O principal resultado da utilização dessa ferramenta é a transformação de clientes em advogados da sua marca. Muitas vezes, essas pessoas vão defender sua empresa em discussões e argumentos, tornando ainda mais evidente o seu posicionamento e a sua relevância no mercado.

Além disso, toda vez que seu cliente precisar fazer uma nova compra, sua marca será a primeira a surgir em sua mente. Com esse forte sentimento de fidelização, sua empresa para de "brigar" por preço com a concorrência.

Para isso, é fundamental sempre acompanhar a satisfação e lealdade do cliente, assim como monitorar as metas e o número de vendas.

3. Construir uma marca forte e renomada

O valor de uma marca é construído com base em diversos fatores, mas um dos mais relevantes é a maneira como o seu público enxerga sua empresa. A construção de um relacionamento mais próximo com seus parceiros e clientes aumenta o valor que eles veem no seu nome.

Esse movimento, que passa a ser natural quando você constrói um plano de relacionamento, fortalece o seu conceito de branding e, consequentemente, ajuda você a aumentar as vendas.

4. Aumentar o faturamento

O número de clientes fidelizados é o maior diferencial entre uma empresa de faturamento instável de uma que conta com uma média de vendas fixa. O marketing de relacionamento cultiva uma clientela de longo prazo e garante a você um faturamento sólido.

Isso acontece porque essa ferramenta agrega valor ao aproximar sua marca do consumidor, gerando um impulso espontâneo de fidelidade ao seu negócio.

5. Incentivar o marketing boca a boca

A esta altura, você já deve saber que clientes encantados recomendam sua empresa a outras pessoas, seja presencialmente ou via redes sociais. Essa propaganda gratuita de boca a boca é decisiva para sua estabilidade no mercado e para o seu crescimento, uma vez que os clientes se baseiam muito na opinião de pessoas próximas para a decisão de compra.

Entender as necessidades do seu público-alvo é o primeiro passo para a construção de um plano de relacionamento eficiente. Fazer com que os clientes encontrem em sua marca a realização de um desejo ou a solução de um problema faz com que eles retornem constantemente à sua empresa. Isso os transforma em consumidores satisfeitos e fidelizados e, consequentemente, aumenta o seu faturamento e relevância no mercado.

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos tão relevantes quanto este para o crescimento do seu negócio!

Categorias: Gestão de Pessoas