Saiba como a Selic impacta a vida de todos os brasileiros

Saiba como a Selic impacta a vida de todos os brasileiros

Tempo de Leitura: 2 minutos

Antes de falar sobre Selic, precisamos entender alguns conceitos:

Banco Central: Instituição responsável pelo Sistema Financeiro Nacional.
COPOM: Comitê de Política Monetária, formado por presidente e diretores do Banco Central.
CMN: Conselho Monetário Nacional, tem como objetivo principal manter a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.
IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é um índice de inflação aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Afinal, o que é a Selic?

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é o sistema administrado pelo Banco Central onde são negociados os títulos públicos.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, usada para controlar a inflação, além de ser referência para todas as outras taxas do Brasil (aplicações financeiras, empréstimos, financiamentos, etc.).

Como é definida?

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (COPOM) decide se irá ou não alterar a taxa Selic em função do cenário macroeconômico.

As decisões são tomadas olhando para a trajetória de inflação (IPCA) para que fique em linha com as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Quais os efeitos das mudanças na Selic?

É extremamente importante entender o que é a Taxa Selic e como ela afeta a sua vida financeira. Diante da sua importância na economia, saber como utilizar a Selic pode significar ganhar mais dinheiro.

O alvo principal nos investimentos é a rentabilidade. Uma taxa Selic em alta traz muitas vantagens para investimentos, porque poderá receber mais juros e ter maior rentabilidade.

Esse é o momento ideal para fazer seu dinheiro render mais.

Quando a taxa selic está em baixa, indica menores rendimentos em títulos públicos e investimentos fixados no CDI.

Ela também pode influenciar na baixa das taxas de juros dos créditos, sendo um momento positivo para pessoas ou empresas que precisam pegar crédito para investir em imóveis, veículos, máquinas, equipamentos ou crescimento, ou até renegociação de dívidas.

Simples, não é mesmo?

Na Cresol encontramos a melhor solução para cada necessidade juntos — sempre juntos. O processo é transparente, facilitado e didático.

É assim que construímos a confiança. Tudo é explicado e acessível.
Vem junto, somos a Cresol.

Leia mais