Renda fixa: comece a investir sem medo

Renda fixa: comece a investir sem medo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar em renda fixa? De maneira simplificada, essa é uma modalidade de investimento onde a rentabilidade é previsível. As aplicações podem ser prefixadas, que oferecem rendimento fixo ao ano, ou pós-fixadas, que seguem as flutuações de algum índice da economia, como por exemplo, a taxa Selic, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou a inflação. O índice de referência mais comum na renda fixa é o CDI, devido ao seu rendimento e a segurança. 

Esse formato de aplicação é ideal para o seu primeiro tipo de investimento, principalmente se você quer começar aplicando pouco ou não conhece o mercado financeiro. Além disso, muitos investimentos em renda fixa têm liquidez diária, o que significa que o dinheiro colocado nele pode ser resgatado a qualquer momento. Essa é uma excelente alternativa para quem deseja utilizar essas aplicações para criar uma reserva de emergência. Quando você investe em renda fixa, você ganha dinheiro e ainda auxilia no crescimento de instituições e setores importantes para a economia. A modalidade funciona basicamente com um empréstimo do seu dinheiro para o emissor e em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, que é definida no momento da compra. 

Vale lembrar que no mercado financeiro, o retorno de um ativo, como são  chamados os investimentos, costuma ser proporcional ao seu risco. Ou seja, quanto maior o retorno possível, maior o risco. Investir na bolsa de valores, por exemplo, é uma ‘faca de dois gumes’, pois o mercado não é nada previsível. Sem dúvidas, você já ouviu histórias de investidores que ficaram milionários com ações. Da mesma forma, existem investidores que perderam tudo da noite para o dia apostando na bolsa de valores. Essas oscilações são características de investimento em renda variável e para quem está começando a investir agora, essa modalidade não é indicada.

Na Cresol, as opções de investimento possuem liquidez de curto, médio e longo prazo. Você ainda pode programar a aplicação para o dia que escolher. Procure a Cresol mais próxima e conheça as melhores opções de investimentos para realizar os seus sonhos.

Leia mais