Por que ensinar seu filho sobre responsabilidade financeira?

Por que ensinar seu filho sobre responsabilidade financeira?

Tempo de Leitura: 1 minuto

A responsabilidade financeira é a melhor forma de ter qualidade de vida e por isso, é tão importante ensinar aos pequenos. Uma pessoa com responsabilidade financeira vive bem com o seu salário, adapta o seu padrão de vida à sua renda, evita gastos desnecessários e compras por impulso. Mas afinal, como falar sobre finanças com os seus filhos?

Você pode começar introduzindo uma semanada (para crianças de três a seis anos) ou mesada (para crianças com mais de seis anos) para seu filho. Uma forma de estabelecer o  valor desse benefício é por meio de uma regrinha simples, um real por idade pago semanalmente ou a soma do valor das semanas pago mensalmente. Para crianças de três a seis anos, aposte no cofrinho e os incentive a completar o recipiente com moedas. Lembre-se que o dinheiro não deve ser uma forma de premiação ou castigo, mas sim, um instrumento de educação.

Em seguida, estimule seu filho a administrar o dinheiro, informe o valor das coisas e a necessidade de economizar para adquiri-las. Lembre-o que ele só receberá seu pagamento no prazo estabelecido e se desejar comprar algo além do seu orçamento, precisará poupar alguns pagamentos. Você pode incentivar seu pequeno a compreender o mundo econômico por meio de jogos como, por exemplo, Jogo da Vida e Banco Imobiliário.

Outra prática importante é ensinar a diferença entre querer e precisar. Busque ser objetivo e compreensível, para não acabar soando mal e tornar finanças um assunto cansativo. Procure explicar o motivo de ser algo necessário e incentive-o a economizar para adquirir o item de desejo.

Não esqueça que a melhor forma de ensinar seu filho sobre responsabilidade financeira é dar o exemplo. Para te dar uma mãozinha nessa hora, a Cresol disponibiliza cursos gratuitos que ajudam a cuidar da sua vida financeira. 

Leia mais