Peças de jogo caindo

Pirâmide financeira: como evitar essa armadilha

Tempo de Leitura: 4 minutos

A promessa de ganho fácil em pouco tempo atrai muita gente. Mas não dá para acreditar em milagres no mercado. Na maioria das vezes, a tal “oportunidade vantajosa” não passa de uma pirâmide financeira, prática ilegal no Brasil.

Hoje vamos explicar como funciona esse esquema fraudulento. Fique conosco para entender as características do golpe, relembre casos famosos e aprenda a fugir das armadilhas.

O que é pirâmide financeira

A pirâmide financeira é um modelo de negócio que não se sustenta no longo prazo. Ela se baseia no recrutamento de novos participantes para garantir o lucro dos primeiros.

Funciona assim: um membro paga para entrar no esquema. Depois, ele indica outras pessoas. A promessa é de receber um dinheiro alto à medida que os próximos associados ingressem no grupo e depositem sua parcela.

Só que tem um furo nessa lógica. Como há um número finito de pessoas no mundo, em dado momento os participantes não conseguem mais recrutar novos colegas. A grana que sobra é insuficiente para cobrir os custos da operação, então a base desmorona e a pirâmide se desfaz. No fim das contas, a maior parte dos investidores sai no prejuízo.

Por que você deve fugir de pirâmides financeiras

O modelo de pirâmide financeira é considerado crime contra a economia popular no Brasil (Lei 1.521/51). O simples fato de ser uma prática ilícita já seria motivo para você se manter longe das promessas de ganho fácil.

Porém, obviamente, os golpistas sabem camuflar as más intenções. Muitas vezes eles apresentam o esquema como marketing multinível, que é legal.

Sabe aquelas consultoras que vendem cosméticos de porta em porta? Isso é marketing multinível. A diferença é que os ganhos vêm da comissão que elas tiram com a comercialização dos produtos. Ou seja: trata-se de um trabalho legítimo e economicamente sustentável.

Já na pirâmide financeira, algumas empresas até inventam produtos ou serviços para vender, conferindo um ar de credibilidade ao negócio. No entanto, a maior parte dos lucros vem do recrutamento de novos participantes, e é aí que está o problema.

Dica: Orçamento pessoal: por onde começar?

Relembre golpes nessa modalidade

Não é de hoje que os brasileiros se deixam enganar por fraudes desse tipo. O golpe da pirâmide teve muitas caras ao longo da história.

Quem assistia à novela O Rei do Gado, em 1996, deve se lembrar do comercial das Fazendas Reunidas Boi Gordo. A intenção era aplicar dinheiro na criação de bezerros, mas os lucros dos investidores só eram repassados com a entrada de novos participantes. Em cinco anos, a empresa não tinha mais caixa para honrar os resgates, deixando 30 mil pessoas com um prejuízo total de R$ 3,9 bilhões.

E que tal investir em avestruz? Essa era a promessa do grupo Avestruz Master: você comprava uma ave com 18 meses de vida e a companhia readquiria o animal na hora de exportá-lo, gerando um retorno de 10% sobre o valor inicial. Só que, embora tenha comercializado mais de 600 mil peças, a Avestruz Master tinha apenas 38 mil no criadouro. A pirâmide ruiu em sete anos e os sócios fugiram para o Paraguai. 

Outro caso famoso no país foi o da TelexFree, que oferecia serviço de Voip (chamadas telefônicas via internet). Ela recrutou divulgadores e chegou a patrocinar uma equipe de futebol em 2014. Como o negócio parecia quente, mais de 2 milhões de brasileiros aplicaram suas economias na empresa. Todos foram vítimas de um esquema Ponzi, variedade de pirâmide financeira que promete juros altos num curto período.

E agora as autoridades vêm se preocupando com o uso de criptomoedas. Somente o site BadBitcoin.org registra mais de 8,8 mil ocorrências de maracutaias envolvendo transações financeiras com dinheiro digital.

Como identificar uma pirâmide financeira

Depois de conhecer exemplos tão variados, você deve estar se perguntando como saber o que é golpe e o que é uma oportunidade real de investimento, certo? Pois existem três características típicas dos esquemas de pirâmide. Acompanhe:

Alta lucratividade

A promessa de retorno rápido é o primeiro sinal de alerta. Lucros exorbitantes, muito acima da média do mercado, também despertam desconfiança. Lembre-se de que até mesmo as modalidades mais arriscadas de investimento, como as ações da bolsa de valores, são opções de longo prazo. Nenhum dinheiro vem facilmente.

Foco no recrutamento

Se a empresa atrela o pagamento da comissão ao recrutamento de novos membros, é porque o negócio não se sustenta sozinho. Melhor dizendo, não há um produto ou serviço que banque a operação só com o faturamento das vendas. Esse é um indício óbvio de pirâmide financeira.

Falta de clareza

É comum os golpistas inventarem produtos de fachada para dar mais credibilidade ao negócio. Geralmente são aplicações financeiras, novas tecnologias ou mercadorias que ninguém entende muito bem como funciona. Os critérios de remuneração são igualmente complexos e às vezes nem há documentos comprovando a atuação legal da companhia.

Como evitar a armadilha da pirâmide financeira

Com as informações que acabamos de passar, você já terá recursos para identificar uma pirâmide financeira. Contudo, os esquemas fraudulentos estão cada vez mais sofisticados, por isso desconfiança nunca é demais.

Procure entender ao máximo a dinâmica de funcionamento do programa de investimentos. Tire suas dúvidas sobre o aporte inicial, o tempo de espera para o retorno e as possibilidades de ganhos no longo prazo.

É importante ter em mente que a grana que você embolsa sempre sai de algum lugar. Sendo assim, para um investidor ter lucro, outras pessoas precisam perder.

Em paralelo, pesquise sobre o histórico da empresa. Verifique se há registro válido nos órgãos competentes, como a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) ou a Bolsa de Valores (B3). Vá a sites como o Reclame Aqui para saber se existem queixas de outros consumidores. E, claro, reforce seus conhecimentos sobre educação financeira.

O site da Cresol sempre traz novidades para quem se interessa em melhorar de vida. Com as nossas dicas, você consegue se livrar das dívidas, economizar dinheiro e ampliar o seu patrimônio de maneira honesta.

Continue nos acompanhando para mais informações sobre investimentos financeiros. Obrigado pela companhia e até a próxima!

Leia mais