Dicas

Outubro Rosa e Novembro Azul: a luta contra o câncer não pode parar

Outubro Rosa e Novembro Azul: a luta contra o câncer não pode parar
Tempo de Leitura: 2 minutos

Contar com uma segurança financeira é essencial para enfrentar as adversidades impostas pela doença  

São poucos os momentos em que prestamos atenção em nosso próprio corpo. Mesmo que diante de um espelho diariamente, há detalhes que podem passar despercebidos se não nos olharmos com maior atenção.  

O Outubro Rosa e o Novembro Azul são movimentos internacionais de conscientização para o combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata. Realizados anualmente nos meses de outubro e novembro, respectivamente, as ações objetivam compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso à serviços de diagnóstico e tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade. 

Importância do autocuidado

A mamografia e o ultrassom de mama são os principais diagnósticos para prevenir o câncer de mama. De acordo com especialistas da saúde, quando detectado precocemente, há 95% de chance cura. O tratamento para a doença depende do estágio em que ela se encontra e o tipo de tumor encontrado. Há casos em que somente remédios como hormônios e anticorpos são eficazes, mas em situações mais avançadas é feito o tratamento com quimioterapia.  

Já o diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do exame físico e laboratorial. Caso seja identificada uma anomalia da glândula ou o Antígeno Prostático Específico (PSA) alterado, o qual é uma substância produzida pela glândula prostática, será necessário realizar uma biópsia para verificar se há a presença de um tumor e se ele é maligno. 

O tratamento vai depender do tamanho e  classificação do tumor, bem como a idade do paciente. Também poderá ser feita a remoção cirúrgica da próstata, conhecida como prostatectomia radical, bem como radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Alguns cuidados simples podem evitar grandes problemas: faça exames de rotina, lembre-se de manter uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos. São ações simples que auxiliam na prevenção das doenças e lhe ajudarão a manter uma vida mais saudável. 

Segurança financeira

Um pilar de extrema importância para que possamos viver de uma forma mais tranquila é a segurança financeira. Através do controle das finanças pessoais é possível guardar reservas para futuras emergências que possam vir a ocorrer. 

Para se ter segurança com as contas, é necessário ter um controle de todos os gastos, evitar possíveis desperdícios, guardar parte do salário ou de outras fontes de rendimento pessoal. Essa segurança costuma ser estruturada a longo prazo e é fundamental para possíveis imprevistos, como perda de emprego, uma manutenção mecânica que possa surgir e até mesmo por questões de saúde como doenças e enfermidades.  

Seguro: um aliado na prevenção e no tratamento   

É importante lembrar que a descoberta de uma doença grave como o câncer pode trazer fortes impactos à vida financeira da família. Você sabia que existem seguros para te auxiliar caso passe por essa situação? Comumente há um receio quando se fala sobre Seguro de Vida, onde costuma-se pensar negativamente e esperar pelo pior.

Antes de pensar que seguro é somente em caso de morte, saiba que há seguros que cobrem todo o tratamento em caso de doenças graves. E na luta contra o câncer de mama ou próstata, o seguro de vida pode desempenhar um papel essencial. 

Hoje existem diferentes seguros individuais que oferecem apólices voltadas especificamente para doenças graves, tanto para mulheres quanto para homens, onde após o diagnóstico da doença, o segurado recebe o dinheiro em vida, para poder utilizar no tratamento. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Categorias: Dicas