O que você precisa saber antes de adquirir seu primeiro imóvel!

O que você precisa saber antes de adquirir seu primeiro imóvel!

Tempo de Leitura: 3 minutos

O primeiro imóvel é um sonho de milhares de brasileiros que querem deixar o aluguel no passado. Um levantamento realizado pelo Grupo ZAP (2020), aponta que as principais características do público que compõe o mercado imobiliário no Brasil são: 

* A maior parte dos consumidores possui renda abaixo de R$ 5.000,00.

* Os imóveis mais procurados pelos usuários são os apartamentos.

* Os locatários buscam, principalmente, imóveis que fiquem próximos ao trabalho.

* Para realizar a compra, 25% dos entrevistados preferem negociar usando entrada + financiamento bancário.

Adquirir um imóvel envolve planejamento financeiro e conhecimento sobre financiamento imobiliário. Nessa hora, surgem muitas dúvidas e para ajudar nessa jornada, a Cresol separou algumas informações preciosas para você realizar esse sonho!

Estou pronto para comprar uma propriedade?

Adquirir um imóvel não é como comprar uma peça de roupa, por isso, é indispensável dedicar tempo, ter calma e se preparar. Seja para sair da casa da família, morar sozinho pela primeira vez ou casar e construir um novo lar, não existe uma regra para saber quando é a hora certa de comprar um imóvel, mas analisar a sua situação financeira, responsabilidade moral, documentação necessária e idoneidade das construtoras, imobiliárias e/ou corretores, é obrigatório. Antes de sair comprando tudo, pergunte a si mesmo:

  1. Minha situação financeira está estável?
  2. Possuo uma reserva financeira para emergências?
  3. Meu planejamento financeiro está em dia? 
  4. Estou livre de dívidas?

Se a resposta de alguma dessas perguntas for não, a dica é ir com mais calma e organizar as finanças para não acabar se enchendo de dívidas.

Como definir o tipo de imóvel ideal?

Para escolher um imóvel é preciso saber qual o seu estilo de vida e as suas necessidades, essa é uma escolha muito importante e requer atenção. Comece definindo itens como:

  • Quantas pessoas vão residir no imóvel?
  • Qual o espaço necessário para atender às suas necessidades?
  • Pretende ter animais de estimação? Quantos? De pequeno ou grande porte?
  •  Precisa de vaga de garagem? Quantas?

Se você pensa em morar sozinho ou com alguém, precisa de pouco espaço, não tem pets de grande porte e uma vaga de garagem é suficiente, a alternativa mais interessante para suas necessidades, é um apartamento. Caso tenha uma família grande, precise de mais espaço, possua um ou mais animais de estimação e mais de um carro, por exemplo, o ideal é que seu primeiro imóvel seja uma casa.

Quais os pontos que precisam ser avaliados na hora da compra?

Na hora de visitar imóveis, é importante que você repare na conservação da estrutura, pintura, sinais de rachadura, vazamentos, goteiras ,mofo no teto, aparência do chão, situação das portas e janelas, se há presença de insetos e proximidade de esgotos abertos ou lixões. Observe tudo com muita atenção para não ter dor de cabeça no futuro.

Além desses itens, é importantíssimo verificar se a documentação do imóvel está em dia. Confira na matrícula, se todas as informações estão corretas, as mudanças estruturais, os dados dos proprietários, as restrições, entre outras questões relevantes. Peça ainda, uma Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários e confira se não há dívidas de IPTU ou com o condomínio. Cuidado nunca é demais!

Não tenha medo do pesquisar e perguntar!

Na hora de buscar o imóvel perfeito que caiba no seu orçamento, a internet é sua maior aliada. Em poucos minutos, você tem acesso a uma infinidade de alternativas, mas não se deixe levar apenas pela emoção do momento, pesquise muito antes de decidir. Use a internet a seu favor para verificar o máximo possível, de acordo com o perfil que você determinou anteriormente.

Faça perguntas à sua imobiliária e/ou corretor. Não tenha medo de questionar, afinal é o seu sonho que está prestes a se realizar. Listamos 10 perguntas que você deve fazer antes de comprar um imóvel.

  1. Quais são as formas de pagamento disponíveis? Existe a possibilidade de negociar o valor do imóvel?
  2. O imóvel é adequado às necessidades que informei anteriormente?
  3. Como é a vizinhança do lugar?
  4. Como são oferecidos os serviços públicos da região?
  5. A região conta com áreas de lazer?
  6. Como é a segurança da região?
  7. Como é o trânsito da região?
  8. Caso haja necessidade, posso reformar o imóvel?
  9. Quais são os documentos necessários para comprar o imóvel?
  10. Qual é a perspectiva de valorização do imóvel?

Lembre-se que ignorar essa etapa é muito perigoso para o seu bolso e pode causar dor de cabeça no futuro. Sem você não pesquisa e não pergunta, é como se fosse ao supermercado sem a lista de compras e acabasse gastando seu dinheiro com produtos de que não precisa.

O crédito certo para realizar o seu sonho!

Para ajudar a realizar o seu sonho, a Cresol oferece modalidades de financiamento, vinculados ao complemento aquisição de bens, abrangendo linhas do crédito habitação ‘Bem Morar’, uma linha que possibilita construir, ampliar, reformar, adquirir casa ou apartamento ou até mesmo comprar terrenos ou áreas de terras. 

Com Cresol você tem atendimento personalizado, agilidade na contratação, sem burocracia, valor creditado direto em conta corrente, taxas e condições atrativas. Para saber mais, basta procurar a Cresol mais próxima!

Leia mais