Investindo em sustentabilidade: energia solar gera redução significativa na emissão de gases poluentes e no corte de árvores

Investindo em sustentabilidade: energia solar gera redução significativa na emissão de gases poluentes e no corte de árvores

Tempo de Leitura: 2 minutos

Estamos vivenciando uma crise ambiental que afeta diretamente o nosso planeta. Há anos ambientalistas nos orientam sobre a necessidade de redução do uso de combustíveis fósseis que agridem o ambiente. É necessário repensar nossos hábitos, buscar alternativas que não causem danos e que melhorem nossa qualidade de vida.

A energia solar é um exemplo de sustentabilidade que está em uma crescente no mundo todo. Investir em um recurso renovável e inesgotável é uma solução ambiental que não pesa no bolso. A seguir, conheça mais sobre essa fonte de energia natural que a cada ano ganha mais adeptos.  

Energia Solar 

Afinal, você sabe o que é energia solar e como funciona?

Com energia solar, é possível gerar energia elétrica por meio de painéis de células fotovoltaicas, que expostas à luz solar a convertem em energia elétrica. Esta é uma fonte de energia limpa, inesgotável e abundante, principalmente em um país tropical como o Brasil. 

Há um fator importante que deve ser levado em conta na hora de adquirir o sistema fotovoltaico: a sua durabilidade. A durabilidade média dos sistemas de energia renovável é de 25 anos, tendo módulos resistentes que podem suportar até mesmo chuvas de granizo.

Benefício ao meio ambiente

As fontes de energia tradicionais são consideradas poluentes por emitirem gases que vão para a atmosfera e provocam o efeito estufa, condição que contribui para o aquecimento global e tem como consequência catástrofes naturais, como a seca, enchentes, tornados e tsunamis. A energia solar atua sem gerar resíduos, não emite dióxido de carbono e gases de efeito estufa, o que influencia diretamente em nossa qualidade de vida.

Economia no bolso 

Às vezes, a conta de luz pesa no bolso, principalmente quando não dispõe de opções sustentáveis para usar energia elétrica. Investindo em energia renovável será possível se preparar para a queda drástica na conta de luz. Usar energia renovável pode gerar uma redução de até 95% no valor pago na energia elétrica.

Incentivos

  • De acordo com especialistas do setor de imóveis, ao investir em energia solar, há uma valorização de até 20% do seu imovel caso seja posto à venda.
  • A energia produzida pode ser compartilhada em mais de uma residência. Essa possibilidade funciona por meio do oferecimento de créditos à unidade geradora pela concessionária de energia. Desta forma, quando a fonte geradora produz energia excedente e compartilha na rede elétrica da concessionária, recebe créditos que podem ser abatidos da conta de luz do produtor.
  • Com o uso de energia solar ocorre a redução de perdas de transmissão de energia, tendo em vista que a eletricidade é consumida onde é produzida. 

Seja sustentável 

O uso de energias renováveis reduz a dependência de combustíveis fósseis como principais fontes energéticas. Nosso país é um local privilegiado para a indústria fotovoltaica, gerando empregos, retorno de impostos pagos e benefícios para nossa rede elétrica. Devemos aproveitar o fato de estarmos em um país tropical com predominância solar e aderir a ideia de gerar a própria energia. 

Se interessou pela possibilidade de ajudar o planeta gastando pouco, e decidiu investir em energia solar? saiba que as cooperativas de crédito disponibilizam linhas de crédito para investimento em energias renováveis

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Leia mais